Torneio de Puerto Rico a 11 de Novembro!

Já é oficial: vai haver um torneio do jogo de tabuleiro Puerto Rico, Sábado à tarde, dia 11 de Novembro, na loja Runadrake's em Lisboa. Isto é certo, podem já marcar na agenda e, se são entusiastas do mundo dos jogos e moram noutras zonas do país, começar a poupar dinheiro para a gasolina ou um bilhete de comboio/autocarro. Ah, e podem já começar a treinar, pois claro!

O que falta decidir é os moldes exactos em que o torneio se vai processar, e é justamente para que possam discutir e apresentar sugestões que serve este tópico, cabendo a palavra final ao Hugo Caetano e Phillip Morringer.

Algumas das ideias já avançadas, tópicos discutidos e outras propostas:

• Pré-inscrições vs Inscrições na altura - a primeira hipótese permite um trabalho grandemente facilitado à organização, a segunda permite que os indecisos possam aparecer à última hora; talvez se possam combinar as vantagens das duas).
  • Custo de Participação - a ideia é cada participante pagar uma pequena quantia (2 a 3 Euros?) na inscrição, sendo do acumular deste dinheiro que sairáo o(s) prémios para o(s) vencedor(es). Já agora, lanço também a ideia de a inscrição ser gratuita para todas as pessoas que gastem uma certa quantia (10, 15 Euros?) em produtos da loja (ou no próprio dia, ou talvez também na semana ou semanas anteriores ao torneio).
  • Prémio - tem de haver um prémio para o vencedor, pelo menos. A hipótese mais provável é ser um vale em dinheiro (40 Euros?) a gastar em produtos da loja; assim o premiado pode adquirir um dos muitos jogos à venda e não há o problema de receber um jogo que já possui, por exemplo.
  • Juízes - convém haver alguns (um número ímpar, talvez três) para que possam intervir caso haja alguma situação menos clara, e para que sejam eles a calcularem o score final de cada jogador em cada jogo de modo a não haver enganos.
  • Regras gerais de conduta - convinha existirem algumas regras simples e pré-estabelecidas para minimizar certo tipo de problemas. Ex: a regra do "jogaste, está jogado", "não se volta atrás para corrigir erros ou esquecimentos", "só podes desfazer algo que tenhas acabado de fazer e só se ainda mais ninguém fez nada depois de ti", coisas assim..
  • Campeonato - uma vez que este será o primeiro de vários torneios (dedicados a outros jogos), sugeriu-se a hipótese de a classificação final de cada torneio contar para um "campeonato".
  • Formato do torneio - quem é que é eliminado e quando, quantas rondas/mãos há, etc. O ideal seria que ninguém ficasse de fora após um só jogo; seria óptimo que mesmo os menos hábeis e mais azarados pudessem ter o prazer de jogar pelo menos duas vezes antes de arrumarem o tabuleiro na caixa.
  • Atrair mais sangue para o hobby - devia haver um esforço para aproveitar este evento para trazer gente nova aos jogos e aos encontros de jogatana da loja. Para as pessoas que não se sentem à vontade para competir, ou que querem apenas ver, ou que já foram eliminadas do torneio, talvez devesse haver uma mesa onde pudessem apenas jogar. Outra ideia era, nas duas(?) semanas anteriores ao torneio serem marcadas sessões de "treino", em que os novatos podiam ser ensinados por um jogador experiente a jogar e, no final do seu curso rápido em Puerto Rico, ser-lhes dado um vale de participação no torneio que os isentava do pagamento do valor da inscrição.

Assim de repente, é tudo o que me lembro.

Se for apenas com pré incricoes, seria mais facil organizar os torneios e os "atrasados" ficam com mais vontade de fazer uma pre-inscricao para a proxima. Sugiro uma mistura: por exemplo, se houver 12 pre-inscritos, decide-se no dia do torneio que há apenas 4 vagas ou 8 vagas. Se no torneio aparecerem 1 ou 5, fica uma pessoa de fora.

Custo: Um desconto na inscrição acho que seria melhor para o phillip, mas por outro lado, poder-se-ia atrair novas pessoas para o torneio ("não paguei nada a mais, por isso vou para ver")

O premio não deveria ser variavel consoante as inscricoes?

Juizes: não me importo de o ser

Regras gerais e formato: falem-nos das vossas experiencias noutros torneios (oficiais ou não oficiais), mesmo que não sejam especificamente de boardgames.

Para a inscrição ser de borla, as sessoes de treino são pagas? Não me importo de demonstrar

Não, não. Era mesmo naquela: aqui está este jovem rapazito, com a sua mente queimada pelos CCGs do Pokemon, :wink: que ainda assim se interessou o suficiente por este boardgame para se sentar ali duas ou três horas para o aprender e jogar. Como prémio pelo interesse demonstrado, ganha um convite pessoal e intransmissível para participar no torneio se assim o desejar. A ideia não é ficar com dinheiro dele, a ideia é aliciá-lo para o mundo dos boardgames; pode ser que acabe por comprar um exemplar do jogo, ou pelo menos que passe a jogar boardgames connosco com mais frequência.

É claro que isto não passa de uma sugestão, minha, por sinal. Quer dêm direito a participar gratuitamente ou não no torneio, acho que deve haver uns “treinos”; com certeza há por aí pessoal que sabe jogar mas está enferrujado, ou quer aprender a jogar, e isto pode ajudá-los a dar o passo de se sentirem confortáveis o suficiente para se inscreverem num torneio. Eu, por exemplo, só joguei PR uma vez na vida, e gostava de jogar mais umas vezes antes de lutar pela medalha olímpica, eheh! :slight_smile:

gostaria de participar!

mesmo nunca tendo jogado puerto rico! depende um pouco do calendário, mas se tiver possibilidade gostaria de ir!

Quanto ao formato do torneio, há o famoso swiss pairing... que à medida que as rondas avançam vai agregando os que pontuam mais num grupo enquanto os que pontuam menos noutro... isto permite aos n00bs (leia-se eu ) continuarem a jogar :D

Yaaaa Phtagnn!!

Pré-Inscrição vs Inscrição:
A pré deverá ser mais barata. O objectivo é que toda a gente a faça de maneira a organizar as coisas o melhor possível. Qd se inscrevem em cima da hora é muito mais confuso, até pelo tempo que isso rouba. É preciso distribuir os jogadores pelas mesas e se está sempre alguém a inscrever-se causa entropia e atrasar o início da jogatana.
Até sou da opinião de que as inscrições devem ter um prazo e um nº limite de jogadores.
Lugares vagos:
Imaginemos que se inscrevem 13 jogadores. Como vão ser distribuídos? 4+4+5? Há jogos em que é bastante diferente jogar com 4 ou com 5 jogadores. É tb por isso que acho que o nº de lugares deve ser limitado. Para o Puerto Rico poderiam ser abertas inscrições para 20 jogadores. Caso haja forte adesão ( que todos desejamos) então aumenta-se o nº de jogadores para 25 ou 30 ou 35, mas de modo a termos 5 jogadores em cada mesa.
Formato:
Sem eliminatórias. O melhor e mais fácil é na 1ª ronda distribuir os jogadores aleatoriamente. Na 2ª ronda juntam-se os 5 melhores numa mesa. os seguintes 5 melhores noutra mesa e assim sucessivamente. Finda a 2ª ronda soma-se os pontos da 1ª ronda e da 2ª ( ou seja acumulam-se os pontos de todas as rondas feitas) e novamente os 5 melhores numa mesa ... os 5 melhores noutra mesa, para a 3ª ronda. Deste modo há uma mesa onde se discute o 1º lugar e onde todos vão querer estar na última ronda ( não se é isto o swiss...)
Na última ronda talvez seja melhor fazer reset das pontuações, porque de outra maneira desvirtualiza um pouco o jogo uma vez que há um jogador que já parte na frente e isso condiciona o jogo dos outros 4 ( a velha união para derrubar o líder!!).
Qt a nº de rondas para o Puerto Rico por mim seriam 4 ( eu sei que isso vai levar horas, eu sei).
Sangue Novo:
A loja tem 2 andares, por isso pode-se usar um para o torneio e o outro para as actividades normais.
O pagamento da inscrição tem como objectivo premiar o vencedor do torneio e, em príncipio, premiar tb os 3 1ºs da liga.
A ideia inicial é de que a inscrição varie com o nº de inscritos e para 20 jogadores talvez seja 3E. Um vale de 40E para o vencedor e 20E para a liga. E, no fundo, à que manter uma bitola para os próximos torneios: 40E para o vencedor e 20E para a liga ( ou outra bitola qualquer, mas de qualquer modo uma bitola) e variar o preço da inscrição de acordo com o nº de jogadores. Com jogadores sem pagar inscrição como se vai manter a bitola?
Aquilo que se pode fazer pelo sangue novo é convidá-los a aparecerem na loja e conhecerem o hobby. Hás 4ªs têm sempre pessoal para jogar, eu posso todos os dias depois do trabalho jogar com alguém e temos também o encontro de boardgamers. Marcar sessões de treino é sempre possível e uma óptima ideia.

O Gonçalo disse tudo o que eu podia dizer. Só tenho uma coisa mais a dizer.
A final do torneio podia ser jogada com a expansão, para assim dar mais hipóteses a todos de ganharem e não o que tenha mais manhas no jogo.

Por isso eu tomo ópio. É um remédio.
Sou um convalescente do Momento.
Moro no rés do chão do Pensamento
E ver passar a vida faz-me tédio.

Podem contar com a minha presença. Não sei jogar mas vou-me informar de tudo para me apresentar ao mais alto nível no dia 11 de Novembro.
Conto com umas aulas quando nos virmos.
Concordo com o Gonçalo quando diz que devia ser estabelecido o nº de inscrições de forma a que o torneio possa ser organizado convenientemente.
Não me choca se a inscrição no dia seja mais cara. Eu até acho que o último a increver-se deveria pagar 10 000 euros, mas já sei que ninguém me vai apoiar nessa medida, tirando talvez o Philip.

Uma coisa interessante é o jogador nunca ser eliminado. Mesmo que não esteja a jogar para o 1º lugar, esteja ao menos a jogar pelo 10º ou coisa que o valha.
Agora o formato do torneio depende muito.
Eu acho que deveriamos esquecer os apuramentos. faziamos os sorteios das mesas de forma a que cada jogador jogue 4 ou 5 jogos, com o máximo de adversários possível.
No fim contava-se quem tinha mais vitórias e pronto ganhava os 10 mil euros.
Acho que isso retirava um pouco a competitividade e tornava o evento mais leve e talvez mais divertido.
Uma das coisas que gosto nos jogos de tabuleiro é o facto de os jogadores passarem o tempo a lançar piadas e a falarem uns com os outros. Tenho as minhas duvidas que num torneio as coisas resultem dessa maneira.
Até acho que não deveriamos chamar torneio, mas sim party. Porto Rico Party.
Seja uma party ou um torneio eu conto lá estar, ganhar o prémio e comprar um carro novo à minha namorada/esposa.

Não é suposto haver apuramentos. Após a 1ª ronda é possível ir agrupando os jogadores conforme as suas classificações. Todos jogam o mesmo nº de jogos.
Não sei pq é que num torneio não possas fazer "a jogada da tua vida"!!

Não me parece. Senão para cada torneio que façamos, se esse jogo tiver expansão temos de manter o critério e jogar com ela.

Eheh, a “jogada da vida” do nosso Hugo ficou na história! :wink:

O formato do torneio será mesmo de ser o "swiss robin", ou seja, em cada ronda actualiza-se a pontuação acumulada e esta é ordenada para decidir quem vai jogar com quem, com base nas pontuaçoes. Deste modo os que tem +- as mesmas pontuaçoes estao a jogar com pessoas do mesmo nivel. Penso que deste modo, vai haver uma maior competição, mas o que se pretende é preparar jogadores competivos para irem jogar ao estrageiro qq dia. É verdade que não vai haver tantas piadas nas mesas dos top, mas aposto que os que estão a jogar para não ficarem em ultimo vão se divertir à brava.

Todos se vão divertir!!!
E sim, o formato por mim é mesmo esse.

Yep, soa e parece bem!

Agora quem trata de arranjar patrocínios para o famoso prémio dos 10.000 Euros, LOL? :slight_smile:

eu nao me importo que seja o Hugo Carvalho a tratar dos patrocinios, ou seja quantos mais € ele arranjar mais será a % dele. e aposto que a namorada/esposa tb agradeçe…

Ah, é verdade, eu não me importo de ser juiz dos jogos em que participar.
Aliás eu sou conhecido como o imparcial, por isso…
Eu vou publicar um post no meu blog sobre o assunto e vamos esperar. 25 inscrições parece-me bem.
Haverá 25 homens/mulheres capazes?
Se algum de vós souber desenhar até podia fazer um cartaz relativo ao evento.
1º torneio de portugal de porto rico, bla, bla,bla…
O que acham?

[quote=hugocarvalho]1º torneio de portugal de porto rico, bla, bla,bla...[/quote]

Olha, o Pinto da Costa é que dava um bom patrocinio, se ele tem um "Porto" rico.

Os cartazes, o Phillip, ficou de os fazer..

Isso com o Pinto da Costa tinha tendência a acabar mal. Quer dizer, quem se oferecesse para ser juíz do torneio era bem capaz de ganhar umas regalias…certos e determinados serviços que iriam certamente estampar um belo sorriso nos juízes no dia seguinte.

Depois logo se ve como será!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Caetano: passei para teu nome o tópico do evento do torneio em https://www.abreojogo.com/node/1786

Agora podes i-lo editando à medida que fores definindo os moldes certos do torneio. Assim que houver por lá mais detalhes, eu coloco aquilo como "sticky" na primeira página.

Ah, é verdade, há por aí um bug por resolver. Sempre que crias ou (neste caso) editas um tópico, a tua subscrição por e-mail aos grupos faz reset para "Nunca receber e-mails"; portanto se fazes muito uso dessa função talvez queiras depois de editar o tópico ter o cuidado de ir às tuas configurações de conta para activar novamente a subscrição. Sorry!

Que tal a expansão do Puerto Rico como prémio, mais alguma coisinha que se arranje? Isso seria fixe.

“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”