Traders Of Genoa

Eu sempre tive um fraquinho pelos boardgames de negociaçao. Desde o veneravel Diplomacy ate ao Dragon's Gold, sempre gostei deste genero talvez por ser o genero com o maior grau de interacçao entre os jogadores.

O Traders Of Genoa é um boardgame de negociaçao no seu estado mais puro. Tudo no jogo pode ser negociado. Para mim, é o mais completo jogo de negociaçao comercial que existe.

O jogo começa por rodarmos 2d8. Conforme os numeros que sairem é onde começamos por pôr a torre que é o centro do jogo. Basicamente o tabuleiro é a representaçao de Genova divida numa grelha. Existem varios edificios, cada um oferecendo diverso tipos de bens e serviços. Conforme os dados, pomos uma torre de 5 cilindros no sitio indicado. Depois começam as negociaçoes.

Como disse, ha varios tipos de bens e serviços neste jogo e tudo pode ser negociado. Ao mexermos a torre e entrando em varios edificios, isso permite que nos obtenhamos o que os edificios oferecem, embora cada jogador so tenha direito a activar um edificio. Logo, o mais provavel é ficarmos com 4 jogadas em que nao podemos usufruir das acçoes dos edificios. Isto é uma oportunidade unica para negociaçoes.

Existem tres tipos de negociaçao neste jogo. O primeiro é quando entramos num edificio e nao activamos a sua acçao. Se nao fizermos isto, outro jogador podera querer essa acçao, logo qualquer jogador sem ser o principal pode oferecer algo pela acçao. O jogador principal é obrigado a aceitar qualquer negocio por mais pobre que seja, desde que alguem faça um negocio.

O segundo tipo de negociaçao é a negociaçao do edificio adjacente. Quando a torre esta adjacente a um edificio que queiramos activar, podemos fazer negocio com o jogador principal. O jogador depois decide se aceita ou nao, embora se aceitar é obrigado a levar a torre a esse edificio.

O terceiro tipo de negociaçao é dos edificios que nao se encontram adjacentes, que estao longe da torre. Neste caso os jogadores podem oferecer algo que tem que ser algo bem bom. O jogador principal pode aceitar ou nao este negocio, mas mesmo que aceite nao esta obrigado a ir para onde foi negociado.

As negociaçoes sao so concluidas quando a torre chega ao destino pretendido pelos jogadores, ou seja, nao se paga nada adiantado.

Basicamente é so isto. Depois é so saber o que cada edificio faz e esta-se lançado. Desde bens mercantis ate encomendas que dao muito dinheiro, existe de tudo nos edificios. No fim, quem tiver mais dinheiro ganha.

Para mim, nao ha melhor boardgame de negociaçao. Este boardgame tem de tudo e é quase perfeito neste genero. Quem gostar de negociaçoes tensas vai gostar bastante deste boardgame. Nao é porco nem lixado, embora seja um pouco complexo a entender os mecanismos diferentes de negociaçoes. O unico mal que ponho neste jogo é demorar mais tempo a concluir do que devia, e isso pode chatear os jogadores. Outro mal é nao haver dinheiro suficiente para todos quando se joga com 5 jogadores.

Embora esteja out-of-print, eu recomendo vivamente este boardgame se quiserem jogar a algo mais com mais carne do que o Chinatown, ou se acharam o Bohnanza ou o Dragon´s Gold muito bom. É estrategico, tenso, divertido e simples de jogar depois de perceber as regras. Para mim, nao ha melhor jogo de negociaçao comercial. Um 16 de 20.

https://www.boardgamegeek.com/game/1345

 Negociação e recursos. Boa mistura. Eu agora ando babado com o Princes Of renaissance que pelo que parece é passado  na mesma época.  Só que no Princes é mais leilão. Pelo que dizes deste jogo deves também gostar do Princes. Dá uma olhadela.


O Princes of the Renaissance tenho-o desde que saiu hehehe. É um grande jogo do Wallace, mas nao se compara aos anteriores Age of Steam e Liberte, que sao na minha opiniao superiores ao Princes. O Traders e o Princes teem ambos em comum o facto de dependerem pesadamente de negociaçoes, o que é bom, mas o Traders é mesmo de raiz um jogo de negociaçao enquanto que o Princes é mais de controlo.

----

Their carcasses will be consumed in the desert
The seed of Amu will perish utterly
Their filth shall never breed among you again
We shall blot out the remembrance of Amalek from under the sky.