Fiz hoje upload dos ficheiros com a tradução do Agricola para Português no BGG.
Agora resta esperar que os ficheiros sejam verificados para ficarem disponíveis. Isto pode ainda demorar uns dias.
Fiz hoje upload dos ficheiros com a tradução do Agricola para Português no BGG.
Agora resta esperar que os ficheiros sejam verificados para ficarem disponíveis. Isto pode ainda demorar uns dias.
Caríssimos,
Os ficheiros já foram aprovados, e já se encontram disponíveis em:
https://www.boardgamegeek.com/game/31260
Falta a tradução do primeiro tabuleiro que colocarei assim que possível.
Comentários são bem-vindos
PS: Provavelmente amanhã terão fotos "oficiais" da tradução no jogo real
Obrigado e Parabéns pelo trabalho.
Que trabalheira, pá...
Mas está excelente! Parabéns
E o jogo, que tal?
Foi um dia inteiro a corrigir coisas que estavam mal (algumas cartas tinham imagens junto ao texto que não se podia tapar), a cortar, a colar e a plastificar...
Afinal são só 360 cartas.. Mais as cartas de acção e de turno, e mais cenas no tabuleiro... Deu muito trabalho.
Mas valeu a pena . Não sei se será o primeiro exemplar do Agricola em Português, mas é muito bom poder jogar o jogo em português.
Não fiz tudo sozinho. Embora a tradução das cartas e o photoshop tenha sido feito por mim apenas, tive a ajuda de um amigo que traduziu as regras (têm de ser passadas para formato digital), e que teve muito do trabalho de cortar as cenas todas e depois colar. No fim foi só plastificar e voltar a cortar. Depois de algumas cartas até arranjamos um método de "produção em massa"...
Ainda só consegui jogar o jogo uma vez. Posso dizer que para já parece-me que a estratégia a seguir depende muito das cartas que te calham. Depois há muita concorrencia (principalmente nos primeiros turnos), para escolher as acções que mais convêm. Ao principio são muito poucas e no fim muitas. No início é esperar que ninguém vá escolher uma acção que precises mesmo mesmo. Mais para o fim o problema é escolher as que mais convêm. O jogo tem muitas coisas para fazer, o que é muito bom. Contudo acho que falta uma componente de troca de materiais entre jogadores. Acontece que podes ter muito de madeira por exemplo e outro jogador muito barro, e ser do interesse dos dois trocar, mas isso não é possível como regra. Apenas algumas cartas o permitem e não é de maneira trivial.
Outra coisa boa no jogo é que o lixar outros jogadores não é possível de forma simples. Apenas e só se puderes mesmo usar a acção é que a podes efectuar. Assim não podes bloquear, apenas por bloquear acções a outros.
O jogo como um todo está muito bom. Tem de se ter atenção a muitas coisas para poder ganhar o jogo. E não há uma unica estratégia para ganhar. Outra coisa engraçada é que tudo está à mostra, excepto as cartas que tens na mão (que só contam se as jogares e para as jogares tem de ter a acção que te permite jogar).
É pá... estou quase a escrever a review do jogo
Concluindo. O jogo é bom. Comprem-no. E já agora coloquem-no em português
PS: Senhores distribuidores de jogos em Portugal, traduzam o Agricola para português... Aproveitem o que já está feito se quiserem....
Belíssimo trabalho, sim senhor. Muito bem. Parabéns.
PS
"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"
Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967
Fantástico Pringi. Já agora coloca aqui o teu método de produção em massa!! ;)
https://jogoeu.blogspot.com
Pode não ser o mais óptimo, mas funcionou...
Imprime-se os textos e imagens todos.
Depois corta-se com regua e esquadro os papeis nas zonas dos quadrados.
Nas imagens, convém ver o sítio onde se vai colocar, antes de cortar. Geralmente basta cortar apenas o texto da imagem.
Antes de cortar, obter as cartas para os papeis que estão na folha, e dispo-las em cima da mesa.
Seguidamente, pega-se nas cartas para os quais os papeis correspondem, e vai-se colocando as mesmas em cima da mesa pela ordem que está na folha.
Enquanto se corta, coloca-se o papel em cima da carta (sem ainda colar) e verifica-se se são precisos ajustes. Como são poucas as cartas que precisam de ajustes, é preferivel efectua-los só no fim.
Depois, enquanto um passa cola nos papeis, o outro cola. Convém limpar as mãos frequentemente para não sujar muito os papeis colados.
Plastificação:
Compra-se papel autocolante transparente (daquele que se usa para os livros).
Depois cortam-se tiras para cobrir o texto colado (acho que são 4 quadrados).
A seguir, coloca-se uma regua na ponta da tira (depois de descolar um bocadinho o verso do papel), e aos poucos vai-se tirando a parte de trás do papel. Com a parte autocolante do papel para cima, e com o mesmo deitado em cima de uma mesa, vão-se colocando as cartas todas seguidas (juntas).
Quando se chegar ao fim da tira, corta-se o excesso, e depois basta dobrar as cartas nas junções e cortar com um x-acto. Fica logo cortado à medida.
Espero que ajude.
Boas pessoal,
Antes de mais dou os parabéns por alguém ter conseguido criar uma tradução do jogo e integrar isso nas fotos, ajudando pessoas como eu, que têm amigos que não têm um bom inglês.
Infelizmente não consegui aceder à tradução e às imagens que foram feitas e postas no fórum. Se alguém tiver os ficheiros, ficaria muito grato se os pudessem partilhar comigo. As minhas informações estão no meu perfil.
Muito obrigado.
1. Registas-te no bgg
2. Vais aqui e sacas sem dificuldade. https://www.boardgamegeek.com/files/boardgame/all?username=pringi
E julgo que até ao final do ano sairá a editção do Agricola em Português!!
Sou novo no site. Não conseguir encontrar no BGG as traduções de Agricola, poderia me dar uma ajuda?
tens a resposta 3 posts abaixo.
Oh Zé Mario vê se mesmo que gostas de respostas vazias...
Lol