Cedendo às novas tecnologias, estou a criar um grupo para jogar uma campanha de Trail of Cthulhu ONLINE usando o Skype. Trail of Cthulhu é um jogo de terror e de investigação no qual os PCs (Investigadores) confrontam horrores cósmicos. O sistema de regras permite criar aventuras que vão desde o estilo Purista (H.P. Lovecraft) ao mais Pulp (Robert E. Howard. No primeiro estilo, os investigadores são confrontados com horrores em histórias niilistas e muito pessimistas, com a sua sanidade destruída facilmente pelos perigos que enfrentam. No segundo estilo, os investigadores têm uma oportunidade de sobrevivência muito maior já que graças não só ao seu engenho mas também punhos e armas conseguem derrotar as monstruosidades cósmicas.
- O sistema utilizado é Trail of Cthulhu e os registos das investigações serão mantidos aqui para conveniência de futuros investigadores e para que os erros do passado não sejam repetidos.
- Não é necessária experiência prévia com o sistema, nem com rpgs.
- A ter em conta que as personagens retratadas neste roleplay são investigadores normais sem poderes ou super-poderes de qualquer tipo. Existe magia mas isso é outra história.
- As sessões serão online (usando o Skype) com a duração de entre 2 horas e meia a 4 horas, em dia a combinar tendo em conta a disponibilidade de todos. 6 jogadores no máximo. Se houver mais do 6 interessados, talvez eu considere dois grupos.
- Os interessados devem responder a este post indicando os dias e as horas que mais lhes convém e a frequência de jogo (semanal, quinzenal, etc.)
Infelizmente, não to posso garantir. Pode ou não passar além da meia noite. Não me quero estar a prender com horários fixos mas também não quero ir muito além das 3 horas / 3 horas e meia por sessão.
Na verdade, a coisa deu uma reviravolta para melhor. Arranjei 5 jogadores e como todos são fãs de Call of Cthulhu, pensei: "Masks of Nyarlathotep? Porque raio não?" Todos estes jogadores são antigos amigos (e antigos jogadores do meu grupo dos anos 90) que, por força das circunstâncias, deixaram de poder jogar em pessoa. Todos me responderam no Facebook (tive mais sorte lá que aqui, vá-se lá entender).
Estamos a usar o Skype para comunicar e um programa de dados que permite a todos verem os lançamentos em tempo real. Os handouts e imagens são armazenados no Photobucket e quando eles precisam de receber um, basta enviar-lhes o link através do Skype. Por exemplo:
A única diferença é que não consigo ver as caras dos jogadores, nem a sua linguagem gestual. Perde-se um bocado no aspecto de contacto imediato. No entanto, após a primeira experiência, é uma coisa menor. Os jogadores são bastante bons, entusiastas, são organizados na comunicação (coisa importante quando estamos a falar apenas com uma voz nos auscultadores).
O meu blogue habitual tem as personagens criadas para a campanha. Publicarei em breve a primeira sessão. Amanhã já temos a segunda. Uma das vantagens de ninguém ter que sair de casa para jogar é que consigo organizar sessões semanais, por isso durante os próximos meses os investigadores vão tentar descobrir o que de facto aconteceu à Expedição Carlyle.
Fixe, já vi que também estás a experimentar o Infrno a ver se vale a pena, né? A mim sempre me parece mais genérico que o Obsidian Portal, mas ainda não me registei. Que tal te parece?
Ironicamente descobri o Infrno através dos fóruns do Burning Wheel. Parece-me muito interessante porque permite ligar várias câmaras em simultâneo com som e ir apresentando imagens em tempo real (mapas, fotos, etc.) Como eu uso bastantes imagens de época nas sessões de Call of Cthulhu + os handouts de investigação, parece-me uma coisa a tentar. Vou propôr isto aos jogadores para a terceira sessão para ver como corre. O Skype já funciona bastante bem por isso se alguma coisa correr mal no Infrno, não se perde nada.