Sinopse:
Os jogadores vão jogando por turnos de forma combinar as suas peças numéricas com peças previamente colocadas ou com as peças colocadas na mesa pelos seus adversários. Os diferentes grupos podem ser agrupados, reorganizados e até eliminados, mas o mais importante é conseguir ser o primeiro a ficar sem peças!
Como se joga:
⇒ Setup
Misturam-se as 116 peças de madeira (números e ações especiais) no saco de pano.
Cada jogador retira 15 do saco e coloca-os em pé com o número voltado para si.
No centro da mesa colocam-se 6 peças disponíveis a todos os jogadores (a reserva).
Começa o jogador mais jovem.
⇒ Desenvolvimento
Na sua vez, cada jogador tem de fazer uma ação das 4 ações disponíveis:
- O jogador tira uma ficha da reserva e coloca-a à sua frente. Tira-se uma nova peça do saco para que a reserva continue com 6 peças disponíveis para todos;
- O jogador retira do saco uma peça e coloca-a à sua frente;
-
O jogador joga uma peça de ação: setas circulares / peça +3
Quando se joga a peça Setas circulares, todos os jogadores escolhem duas das suas fichas e entregam-nas ao jogador à sua esquerda com a face voltada para baixo. Só depois de todos terem recebido as suas fichas do vizinho da direita é que se podem ver e guardar. Se um jogador só tiver 1 peça, é essa que entrega, no entanto, poderá receber 2 do vizinho da direita.
A peça +3 é de ataque, ou seja, o jogador que a jogar, escolhe um adversário, e este terá de tirar 3 peças do saco e adicioná-las à sua área de jogo. -
O jogador adiciona uma ou mais fichas da sua área de jogo às do centro da mesa. Durante esta ação é possível reagrupar ou reorganizar as fichas do centro da mesa.
Para executar esta ação o jogador tem de respeitar as regras de sequências, fila e grupos, assim como as regras de agregar e reagrupar.
Sequências
Uma sequência é composta por 3 ou 4 peças de números iguais mas de cor diferente. Pode ser apresentada na vertical ou na horizontal.
Fila
Uma fila é composta por 3 a 14 peças da mesma cor em sequência numérica contínua de 1 em 1. Pode ser apresentada na vertical ou na horizontal.
Grupo
No centro da mesa pode haver 3 (a 2 e 3 jogadores) ou 4 grupos (a 4 jogadores).
No início do jogo não há nenhum grupo formado. O primeiro jogador a abrir um grupo terá de o fazer com um mínimo de 3 peças em fila ou sequência.
É obrigatório jogar primeiro um grupo antes de poder optar pela ação de associar peças aos grupos que estão sobre a mesa, ou seja, antes de um jogador poder jogar apenas uma das suas peças e associá-la a um dos grupos presentes no centro da mesa, é necessário que esse jogador tenha já jogador um Grupo.
Nas partidas a dois jogadores, o terceiro grupo só pode ser aberto se ambos os jogadores já tiverem “aberto” um Grupo cada um.
Adicionar e reagrupar
Adicionar: no seu turno um jogador pode adicionar 1 ou mais das suas peças, às que já estiverem presentes sobre a mesa. Obviamente que uma sequência ou fila consiste num conjunto mínimo de 3 peças.
Exemplo 1 : O jogador tem opção adicionar as suas duas peças de valor 5 sobre o 5 da sequência azul, no entanto, cria duas filas com 2 peças o que torna esta opção inválida.
Exemplo 2 : O jogador decide adicionar as suas duas peças de valor 5 por baixo do 5 da sequência azul, criando uma fila com 3 peças o que torna esta opção válida.
Exemplo 3 : Neste exemplo o terceiro jogador só tinha 2 grupos sobre a mesa, por isso tem de adicionar primeiro um grupo à mesa (sequência de peças verdes na vertical de 4 a 7); em seguida adiciona as duas peças amarelas – 6 e 7 – ao primeiro grupo, criando uma sequência amarela na horizontal de 6 a 8, válida pois tem o número mínimo de peças exigido: três!
Reagrupar: Os jogadores podem reagrupar os grupos existentes sobre a mesa de forma aleatória, de forma a que depois possam adicionar as suas peças, ou seja, os jogadores podem modificar completamente os grupos da mesa desde que ss regras enunciadas anteriormente sejam acauteladas (sequências, filas, grupos). Nenhuma peça pode ficar de fora depois de se fazer os eventuais reagrupamentos!
Exemplo 4 : O jogador quer adicionar aos dois grupos da mesa, as suas peças 2 e 3 vermelhas e a 3 azul!
Exemplo 5 : O jogador adiciona primeiro o seu 4 à sequência vermelha horizontal – 5 a 7.
Exemplo 6 : No movimento seguinte, o jogador usa as peças 3 verde e vermelha do grupo da esquerda e adiciona-as à sequência do grupo da direita , para depois adicionar o seu 3 azul, formando uma fila vertical de peças 3.
Exemplo 7 : Finalmente, o jogador adiciona o seu dois à sequência horizontal vermelha (2 a 7) e a sequência horizontal amarela ao 6 amarelo do grupo da direita, formando uma sequência horizontal amarela (3 a 6).
Exemplo 8 : O jogador conseguiu combinar os dois grupos num só e agora terá de criar um novo grupo para repor a situação inicial de dois grupos sobre a mesa.
⇒ Fim do jogo
O jogo termina quando um jogador consegue colocar todas as suas peças na mesa. Esse jogador é declarado vencedor!
Avaliação:
TrakkX faz lembrar o Qwirkle pelo aspeto e pelo conceito de pousar peças sobre a mesa, mas depois estas semelhanças dissipam-se um pouco.
Os materiais são de excelente qualidade (da Schmidt Spiele não se podia esperar outra coisa), as regras são um pouco confusas dada a natureza do mecanismo do jogo, mas depois de uma leitura cuidada e da explicação dos exemplos, facilmente se entende como se joga.
Sendo uma fusão de conceitos usados no Rummikub e em Qwirkle, pode ser um jogo bastante familiar para os apreciadores dos títulos mencionados e por conseguinte um bom exemplar deste género de jogo que fomenta a combinatória. É um jogo que depende imenso da capacidade dos jogadores em formarem estruturarem mentalmente combinações, e como tal, nem sempre resulta com jogadores que tenham dificuldades neste tipo de exercício mental.
A mão inicial pode ditar bastante o desfecho do jogo, mas regra geralmente esta variável não é decisiva na definição do vencedor.
Em suma, TrakkX é um bom jogo mas aponta claramente para um público específico que gosta de jogos de combinatória. Infelizmente não é muito fácil de encontrar pois já não se encontram muitos exemplares no mercado e a editora alemã já o tem descontinuado.