True20

Andava nas minhas deambulações nocturnas pelo site quando vi um anúncio no “Agregador de Notícias” referente a uma adaptação do sistema d20 criada pela empresa Green Ronin Publishing. A adaptação chama-se True20, e tem este título porque usa apenas um único dado de 20 lados. Teve o seu test-drive no RPG ‘Blue Rose’, mas na semana passada foi publicado como stand-alone em PDF na RPGNow.

A principal novidade do sistema conta com a remoção dos HPs e a introdução de um novo saving throw para os substituir, o Toughness Save. Cada personagem tem uma tabela de estados físicos, muito semelhante à de WoD, que vai sendo preenchida à medida que o dano vai sendo recebido e o Toughness Save falhado. Os atributos já não vão de 3 a 18, sendo estas pontuações necessárias só na criação de personagem. A partir daí usam-se apenas os modificadores.

Gostava de saber as vossas opiniões sobre esta adaptação, pois pareceu-me bastante interessante. Caso estejam mais interessados, ‘Blue Rose’ tem uma sessão de Demo há borla neste site, que pode dar um cheirinho de como as coisas se processam.

Acho que a Green Ronin quis usar uma adaptação de d20 para atrair gente para o jogo, fazendo bastantes adaptações, mas mantendo ainda elementos essenciais de forma a que pudesse extrair o sistema para fora de Blue Rose.

Assim sendo, num jogo em que as relações sociais, o glamour e a nobreza são cruciais, continuamos a ter apenas um atributo (CHA) que caracterize socialmente uma personagem e apenas um atributo secundário (WIL) que teste carácter e resistência psicológica.

Assim sendo, num setting em que os lutadores são duelistas hábeis, acrobáticos e rápidos o atributo que serve para atingir alguém continua a ser STR.

Quanto à adaptação em si, parece ser de louvar, vai na linha de outras versões para d20 bastante elogiadas, como Mutants and Masterminds. Acho que em M&M eles também têem já qualquer coisa tipo Toughness Save.

Fico mais intrigado em relação a Blue Rose e se o setting valerá a pena…

Já comprei uma cópia em pdf e já lhe dei uma vista de olhos. As principais novidades que encontrei em comparação com d20 original são:
[list]
[]Usa apenas um único d20 para todos os rolls;
[
]Attributes simplificados: agora só importam os modificadores;
[]Menos Skills: algumas delas são resumos de outras antigas;
[
]Menos classes:
Warrior - o típico lutador, com progressão orientada para luta;
Expert - toma como prioridade as skills e os Feats, bons saving throws;
Adept - especialista em magia;
[]Magia baseada em Feats, cada Feat dá acesso a uma via de magia ou habilidade nova; possuem uma pontuação que servem de modificador para lançar feitiços;
[
]A ausência de HPs e a introdução de uma tabela de dano;
[]Um novo Saving Throw: Toughness para resistir a dano, por quanto mais falhares o DC de dano de um ataque, em pior estado ficarás;
[
]Valor de defesa que aumenta com o nível
[]Conviction: pontos que se podem gastar para re-rolar o dado e evitar falhanços completos;
[
]Virtues e Vices: a natureza da personagem que permite ganhar Conviction;
[]Não há experiência, o DM decide quando alguém pode subir de nivel;
[
]Não há Skill Points: a cada nível as skills seleccionadas da classe são logo maximizadas;
[/list]

Assim que tiver tudo lido deixo uma crítica, por enquanto é isto que tenho.


Light allows us to see, Darkness forces us to create…