TSoY - Dúvidas

Queria esclarecer umas quantas dúvidas que tive relativamente a The Shadow Of Yesterday:

- Se durante um conflict resolution normal (fora de BDTP) um PC decide que a sua intenção é matar um NPC, como GM posso declarar que a intenção do NPC é matar o PC? pergunto isto porque na Forge falam muitas vezes sobre o GM não poder declarar stakes "matar o PC" a torto e a direito.

- Na definição de stakes quando é que o GM deve dizer que a clausula de falhar o role é simplesmente "não acontece o que tu queres", ou quando é que deve ser "acontece-te uma cena pior do que o que tu querias". Por exemplo: os PCs estão a investigar a detonação de uma bomba num salão real em Maldor, os stakes devem ser "vocês não descobrem nada" ou "vocês descobrem erroneamente pistas que vos levam a pensar que quem pôs a bomba foi o filho do rei".
Quanto a isto acho que se deve aplicar aquela teoria do "diz sim ou rola", mas se ma pudessem desenvolver um bocado agradecia.

- Esta é para o gananciosos hehe, como é que se define riqueza em TSoY, uma vez que não existe moeda a riqueza as trocas comerciais são à base do eu dou-te um bem e tu dás-me outro. Isto permite-me visualizar porque é que os Ammenites são muito ricos, porque têm imensos campos de plantação de arroz que usam como moeda de troca por outras coisas, mas isto é a um nível social mais elevado, como é que eu defino a riqueza ao nível mais baixo. Por exemplo: os PCs chegam a uma cidade, vão a uma estalagem e pagam o quarto da noite com ...
Havia uma série passada num universo virtual onde o mundo estava também devastado e era usado como moeda de troca balas e combustível, devo também usar uma coisa parecida com isto, utilizar uma certa quantidade de bens como se fossem "moeda", ou como é que posso definir a riqueza das camadas mais baixas da sociedade?

- Como é que se define o bónus inicial ao entrar em BDTP, o jogador que ganhou o primeiro conflito recebe tantos dados de bónus como o seu SL ou recebe só um por ter ganho o conflito?

- Como é que se resolve isto: Os PCs querem entrar sorrateiramente na caverna dos mercenários, ir ao quarto do chefe e matá-lo.
Supostamente a ideia é que todos os jogadores rolam e os sucessos de um acumulam como dados de bónus para o role seguinte, ou seja rolam para entrar na caverna sorrateiramente, encontrar e entrar no quarto do chefe e depois para matá-lo.
Mas rolam todos os jogadores?
Rola só o melhor em cada acção? O melhor em stealth rola para passar ao lado dos guardas e o melhor guerreiro para matar o chefe.
Cada role deve ser acompanhado ser um opposed roll? rolam para entrar na caverna contra os guardas da entrada, rolam para descobrir o quarto do chefe contra o mercenários que estão lá dentro, rolam para matar o chefe contra o chefe.
Gostava de saber como resolver isto sem ser em BDTP.

- Como é que funciona o XP atribuído pelas Keys no BDTP, recebe-se XP por cada turno em que se faz algo que bata numa Key ou só no fim do conflito por esta ter aparecido?
Exemplo: 2 soldados querem matar uma rapariga, o PC tem a Key Of The Guardian para com a rapariga e Key Of Bloodlust.
1º turno - os soldados querem passar pelo PC para matar a rapariga, o PC quer impedir que eles façam isso utilizando a sua espada. - Key of the Guardian
2º turno - mesma coisa. - Key of the Guardian
3º turno - os soldados decidem fugir, PC quer ir atrás deles para lhes dar uma lição. - Key of Bloodlust.
O PC deve receber XP 3 vezes, uma por cada turno, ou só duas vezes no fim do BDTP pelas suas Keys terem aparecido?

Começei a escrever uma LONGA resposta a este post, mas lá para o fim, fiz um backspace sem o focus estar na edit box e o meu browser fez back, perdendo todo o post. Visto estar uma beca chateado com isso, não vou responder outra vez, pelo menos agora. No entanto, sugiro que apareças no meetup e faças essas perguntas lá que é bastante mais facil de explicar :slight_smile:

*Insulto violento e explicito ao Webmaster*

Obrigado Ralek, não sei se vou poder ir ao próximo meetup, mas vou tentar dar um pulo por lá quanto mais não seja para falarmos sobre isto.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=Ralek]Começei a escrever uma LONGA resposta a este post, mas lá para o fim, fiz um backspace sem o focus estar na edit box e o meu browser fez back, perdendo todo o post.[/quote]

Pois, a quem não aconteceu já? Recomendo o uso do "editor de texto"; quando ele está ligado não deixa o browser sair da página sem perguntar ao utilizador se tem mesmo a certeza que não quer guardar o seu texto.

Eu disse que estou uma beca chateado, mas com mais ninguem do que comigo mesmo :slight_smile: Sempre que me preparo para uma LONGA resposta, normalmente abro a pagina da resposta numa janela à parte para evitar precisamente isso e desta vez não o fiz e paguei por isso :slight_smile:

Eu tenho um problema com as Key Scenes, planear cenas que podem acontecer e que caso aconteçam dão XP aos jogadores parece-me estranho, não posso simplesmente chegar ao fim da sessão perguntar aos jogadores quais foram as 3 situações mais fixes que gostaram no jogo e definir que essas foram as Key Scenes?
No livro diz que o BDTP pode ser pedido se o jogador falhar o stake resolution, mas depois tb diz que pode ser pedido se ele ganhar, ou seja, o jogador pode partir para BDTP a qualquer altura que entender, assim sendo qual é o objectivo de se passar primeiro pelo role de stakes resolution, ganhar bonús para quando se toma a primeira acção do BDTP?
Se as minhas contas estão certas deve haver mais um meetup antes de começarmos a jogar Ralek, eu vou tentar ir achas que também podes para discutirmos as minhas outras dúvidas?

Ahey, :)

Ya, eu, pelo menos, vou lá estar. Podemos falar sobre isso. :)

Vou aproveitar este tópico para ir metendo mais umas questões para não me esquecer hehe.
Secret of Heart's Release - Your character can refresh his Instinct pool in a new way. Whenever your character spends a few semi-private hours in the company of someone of his preferred sex, talking, flirting, and what not - when your character's basically on a old-timey date - or whenever your character has consensual sex, his Instinct pool is refreshed.
Não percebo porque é que existe um secret para renovar uma pool, isto não devia estar disponível para todos? e o que quer dizer "new way", aqueles exemplos parece-me a maneira normal de renovar a pool de instinct, onde é que estou a perceber isto mal?

Oi, :)

Esse Secret era da primeira edição e já não existe. Os humanos deixaram de ter Secrets específicos.

Já agora, aproveito para encorajar fortemente o uso da segunda edição. Os Fudge Dice são claramente o dado certo para usar. Os bonus dice e penalty dice funcionam muito melhor com Fudge Dice que com D6. A maneira de melhorar skills também está muito melhor, tendo desaparecido por completo a confusão dos skills A, B e C.

[quote=JMendes]Esse Secret era da primeira edição e já não existe. Os humanos deixaram de ter Secrets específicos.[/quote]Tens razão, li esse Secret na versão à borla que eles têm do jogo, depois fui ver ao livro (2ª ed) e de facto ele já não está lá, devem ter-se esquecido de actualizar hehe, obrigado.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Ahey, :)

[quote=RedPissLegion]li esse Secret na versão à borla que eles têm do jogo, depois fui ver ao livro (2ª ed) e de facto ele já não está lá[/quote]

Uma clarificação rápida: a segunda edição também está à borla lá no site. Ok, é um TXT em vez de um HTML todo bonitinho, mas tá lá. :)