Sexta à noite corremos a nossa segunda sessão, embora ache que tenha corrido melhor do que a primeira ainda falta qualquer coisa para entrarmos bem no ritmo de jogo que estou à espera.
Jogadores
Visto o JR não ter podido comparecer apenas os jogadores Eowyn (Aveline) e ricmadeira (Phillipe) estiveram presentes.
Sessão
Depois dos acontecimentos da noite passada os PCs são convidados a ir a casa da Mãe da Aveline, esta oferece a sua ajuda à filha para ela conseguir casar, propondo a organização de um baile no barco da Aveline onde seriam convidados todos os homens solteiros de alto gabarito na região para ela escolher um futuro marido.
A Mãe é um NPC que está contra ou a favor da Aveline de acordo com a altura do ano, visto a liderança na casa Dubois ser herditária (de pai para filho/a e não conjugue) ela quer que a melhor filha assuma o poder, por isso mantém acesa a competição entre ambas ajudando sempre a que estiver na mó de baixo, de momento é a Aveline.
Ao ouvir isto o Phillipe vai falar com a Damia expondo-lhe a situação e ela encarrega-o com a seguinte tarefa "com a ajuda da Mãe torna-se mais provável que a Aveline se case, o que quer dizer pode vir a ser Chefe da casa e feliz, eu não quero ver a minha irmã feliz, faz com que isso não aconteça.".
Phillipe tenta também saber mais sobre a sua irmã, a Damia não quis dizer (visto ser uma cabra manipuladora) e rolaram-se os primeiros dados da noite. O Phillipe perdeu o conflito o que quer dizer que a sua irmã irá ser castigada pela sua curiosidade.
Depois voltamos a rolar para ver se ele conseguia sair daquela reunião sem ser visto, para não ser o fiasco que foi na sessão anterior decidimos tornar o desafio interessante e que haveria um Espião dentro da casa Dubois, se o Phillipe tivesse sucesso conseguia sair sem ser visto, caso contrário o Espião teria testemunhado a reunião. Ele falhou.
A percurso de volta para o barco foi interrompido por uma figura estranha, um Goblin com uma cabeça demasiado grande para o corpo frágil e esquelético que apresenta, orelha enormes e pesadonas como as dos cães e a mastigar uma pedra.
Este NPC é o Goblin Vidente, o que ele faz é aparecer do meio do nada (tipo telaportação) dizer umas frases completamente desconexas (como se estivesse bêbado ou ganzado) mas com um significado e desaparece. O significado depende de um role de Discern Truth, onde os stakes ditam o que o PC percebe do que ele disse, mais sobre isto embaixo.
Aqui julgo ter cometido um erro, quando a carruagem é obrigada a parar por causa dele o Phillipe prontamente se aproxima para o mandar embora, sendo o conflito o Phillipe querer mandar o Goblin embora e este querer dizer Uma Coisa à Aveline, o Goblin venceu pelo que o ric foi a BDTP e venceu depois de 4 turnos. O erro foi que eu apenas disse isto ao ricmadeira quando estávamos a desenvolver o conflito, não lhe dei toda a descrição do que ele ia fazer, o que poderia ter feito o ric agir de maneira diferente, só percebi este erro mais tarde.
Uma vez no barco, a Mãe põem-se logo com os seus ares de grandeza e dizer que tem que ser tudo mudado para poder fazer a festa condignamente, a intenção dela - para além disso - é poder ter grande influência na preparação da festa de modo a deixar espaço para algo poder correr mal e ela meter a sua ferroada caso seja preciso, tendo dito isto à Eowyn ela decide que não o vai permitir pelo que se tenta impor à sua mãe à frente de todos, e consegue.
Durante a festa aconteceu o seguinte:
- Damia fez-se convidada e apareceu com o seu marido para fazer show;
- Um homem novo na região também aparece sem ser convidado, chama-se Louis Franc, descrevi este NPC como um homem extremamente bem educado, bem constituído (ao contrário dos decadentes Amenitas), com cabelo preto e profundos olhos azuis e com uma postura bastante digna em comparação aos restantes membros da festa, fazendo uma analogia animal: se os Amenitas fossem pavões (visto serem ricos, tios e intriguistas) este Louis seria um Leão (visto ser forte, digno e honrado). A minha intenção com este NPC é tripla: despertar o interesse da Aveline, consequentemente pontapear as partes baixas do Phillipe e, sendo ele um novo rico, não ser suficientemente "bom" para a sua mãe o considerar um pretendente com futuro;
- Phillipe começa a lançar o boato que a Aveline apenas se quer casar porque está falida e por isso os homens não lhe deviam prestar atenção, esta descobre o boato (mas não a sua origem) e num role oposto consegue vencer o Phillipe (que usou a Damia como arma) e repõem o seu bom nome;
- Phillipe compra a Key Of Conscience;
- A Mãe tenta juntar Aveline com um Ammenita gordo e pedófilo chamado Perrier, ela não quer (está interessada no Louis de quem a Mãe não gosta) e volta a humilhar a Mãe em público;
- Phillipe chega a acordo com o Perrier e este empresta-lhe homens para ele ir incendiar o negócio do Louis;
- Aveline tenta-se fazer ao Louis mas fica a parecer uma atiradiça lasciva e ele perde o interesse nela, de qualquer maneira convida-a para um almoço que irá realizar no dia seguinte para se apresentar formalmente à sociedade Amenita;
- O Goblin Vidente volta a aparecer e desta correu melhor, o ricmadeira já estava pronto para se lançar à tareia com o bicho quando eu lhe disse o que eu pretendia, ele achou fixe e então deixou o Goblin dizer o que tinha a dizer: "Há víboras neste pântano!" (pareceu-me temático e não me lembrei de nada melhor), tanto o Phillipe como a Aveline venceram o role de Discern Truth e ficou estabelecido o seguinte: o Louis tem um Passado e a Aveline descobriu que o boato veio do Phillipe;
- A Damia tendo visto os seus planos para esta noite furados dá ao Phillipe uma saqueta, esta contem um veneno que tem que ser queimado para ser transmitido pelo ar. Ele deve largar este veneno no quarto da Aveline, ele irá ter um efeito devastador nela e impedi-la de participar no almoço do Louis no dia seguinte, o veneno também pode ter efeitos secundários incertos.
Conclusões
O Bom:
- Ver a Aveline a seguir a sua Key Of The Overlord humilhando a sua mãe em público várias vezes;
- Ver o Phillipe a seguir a sua Key Of Mission lixando a Aveline sempre que pôde;
- Acho que consegui acertar mais no PC do ric do que na sessão passada;
- Toda a cena da festa;
- O role final com o Goblin Vidente a determinar factos sobre NPCs. De notar no entanto que isto não é um poder especial do Goblin, é apenas o "poder" dos stakes utilizem-nos mais para introduzir coisas interessantes em jogo, como por exemplo o Espião que apareceu em cena, não esperem que seja só eu a introduzir coisas em jogo porque sou o GM.
O Mau:
- Falta de ritmo e de intensidade, pareceu-me que não houve grandes stakes em jogo quando havia roles e que eles não agarravam bem os jogadores. Isto veio a ser confirmado na conversa pós-jogo. Acho que temos que perder mais tempo com os stakes até encontrar-mos coisas realmente interessantes para acontecerem quando dados são rolados (quer em sucesso ou falhanço), embora isto possa atrasar um bocado o jogo acho que é necessário;
- Ainda não percebi bem quando é que o ric está à procura de conflitos ou não, por exemplo, quando ele foi falar com o Perrier sobre a Aveline preferir o Louis a ele, fui eu que tive que meter o Perrier a querer emprestar-lhe homens para ele ir queimar o negócio do Louis e a querer contratá-lo para seu espião, caso contrário a cena seria inconsequente, julgo que o melhor aqui é para a cena e perguntar-lhe directamente o que é que ele quer desta situação e pensar um role e stake apropriado;
- Acho que os jogadores ainda estão à espera que seja eu a introduzir cenas para eles poderem agir e fazer coisas, seria muito mais fixe se fossem eles a lançarem as cenas onde querem fazer as coisas;
- Um bocado relacionado com o ponto anterior acho que estou meio receoso como GM a fazer sugestões aos jogadores, por achar que depois podem pensar que estou a querer impor algo porque sou o GM.
Dúvidas:
- A Key Of The Overlord diz isto: Your character owns other people or oversees the ownership of others. Gain 1 XP every time your character makes someone else do something against her will. Gain 3 XP every time your character makes someone else do something that causes harm, pain, or despair to that person. Buyoff: Free a person under your ownership or oversight. Contudo nós temos ignorado a primeira parte da descrição e concentramo-nos nas condições de XP para o dar à Aveline sempre que ela subjuga alguém à sua vontade (caso da Mãe), isto está correcto ou devíamos procurar uma Key para a Aveline mais apropriada?
- Ricmadeira: porque é que compraste a Key Of Conscience durante a festa? não percebi se te ocorreu algum vislumbre que me tenha escapado e achaste importante fazê-lo ou se foi apenas porque estavas secar e querias dar-me uma cena para te tentar agarrar.