U-boat leader

Boas Pessoal!!

Comprei agora o jogo U-boat leader e li as regras! Achei muito confuso!!

É possivel alguém me ilucidar quanto ao jogo?

Obrigado!

Abraço

Dos utilizadores registados aqui no AOJ que têm a conta associada ao BGG só duas pessoas têm o jogo e só um o classificou:



https://www.abreojogo.com/bgg/games/collected/85108



Experimenta entrar em contacto com eles que talvez te consigam ajudar.

Boas Nunixx



Eu sou um dos que tem o jogo. Percebo que o jogo parece complicado com muitas regras e pequenos detalhes, mas isso vem apenas trazer profundidade a um jogo que é destinado a ser jogado a solo e portanto tem de compensar a durabilidade do jogo com maior material.



Não sei qual a tua experiência em boardgames/wargames mas o conselho que te dou é que vás seguindo as regras com o jogo montado à frente. Pelo que me lembro de quando estava a aprender, as regras estão bem escritas e são intuitivas.



Podes ter algumas dificuldades no set up inicial, nomeadamente escolher os submarinos e a sua experiência, mas tenta escolher poucos e bons de início. Nos primeiros jogos aconselho-te a ignorar as regras mais específicas, como por exemplo os bónus que podes ter no mapa de campanha quando moves os submarinos.



Tens alguma dúvida específica que gostasses de ver esclarecida?

Tens possibilidade de ires ao encontro semanal da próxima Quinta-feira?


Muito obrigado pela tua resposta!

Infelizmente não tenho possibilidade de ir aos encontros, por mais de uma vez tentei ir mas é impossivel a niível profissional…

A minha experiência em wargames é só mesmo o twilight struggle…

As dúvidas são tantas que nem sei por onde começar. :) As mais básicas são por exemplo: nos cartões dos U-boats não diz quantas munições para os canhões posso atribuir a cada u-boat que esteja preparado para receber… o movimento no segmento estratégico também não é muito claro…

Obrigado pela ajuda!!!

Olá Nunixx



Eu não tenho o jogo U-Boat. Tens um vídeo do Marco Arnaudo que faz um review do jogo e sempre se aprende alguma coisa.

Tens disponível no BGG as regras em português (https://boardgamegeek.com/filepage/73587/regras-em-portugues-br) e podes inserir threads que os utilizadores normalmente são rápidos a responder.

Se gostas de solitários tens também dessa série Leader: Thunderbolt Apache Leader (https://boardgamegeek.com/boardgame/123955/thunderbolt-apache-leader) e o Hornet Leader: Carrier Air Operations (https://boardgamegeek.com/boardgame/65564/hornet-leader-carrier-air-operations). Estes dois são excelentes, especialmente o primeiro.



Um abraço,

Rui Serrabulho

Vamos lá ajudar-te :wink:



1º - Cada U-Boat tem direito a receber 6 marcadores de Gun Attack Ammo (Pág. 8 mesmo no fim e início da pág. 9). Durante a fase de ataque só podes gastar um Gun Attack por turno, reduzindo um marcador (pág. 18, coluna da direita a meio +/-). Tem atenção que há dois tipos de U-Boats que não têm direito a receber esta munição, pois não possuem armas exteriores, só os torpedos.



2ª - Na fase de segmento estratégico não há movimento. Esta fase serve para gastares os Special Option (SO) points, que te sobraram quando compraste os U-Boats no início da campanha, na compra de habilidades (ex. air search, supply ships, intelligence, etc.) que são jogadas nesta fase. Só te aconselhava a prestares mais atenção ao uso destas habilidades depois de fazeres uns jogos para te ires ambientando ao resto do jogo, porque no início podes-te sentir um bocado perdido com tanta informação.



O movimento realiza-se no segmento operacional que vem a seguir a esta fase. Aí, podes mover então um U-Boat de cada vez para qualquer região que desejes desde que vás tirando o número de cartas de evento ao longo do percurso que fazes (Vê o exemplo no início da página 13 que te ajuda a perceber melhor). Atenção que há certas limitações com o movimento de acordo com tipo de dano que cada u-boat sofreu (pág. 13 coluna da esquerda +/- a meio).



Dispara lá mais dúvidas!!

Eu acabei por não o conseguir classificar visto que é o único jogo a solo que tenho e portanto torna-se complicado estar a inseri-lo numa escala de 0 a 10 sem ter pontos de comparação, mas acho que é um excelente jogo e que me deixou a pensar nos outros jogos da DVGames, especialmente o de Napoleão.

Obrigado Crashburner!! Já me esclareceste algumas dúvidas. Desculpa só responder agora mas tive que sair… em relação ao movimento ainda mantenho algumas dúvidas. Nós temos patrolling; moving que é quando tiramos a(s) carta(s) de Evento e contacts. Moving percebi que se aplica quando passamos por essa area. Mas quando se aplica as outras partes?

Desculpa se as duvidas são um pouco básicas, mas não sou experiente neste tipo de jogos…

Obrigado Rui!

Já estive a vr o video e realmente tira algumas dúvidas, mas dá uma visão mais geral do jogo e não tanto a parte squencial… as minhas dúvidas estão mais relacionadas com a sequência de jogo e o seu mecanismo… vou tentar perceber este jogo e explora-lo de todas as maneiras antes de me aventurar noutros;)

Abraço

Então é assim: cada campanha podes escolher short, medium ou long, conforme a longevidade do jogo. No short cada U-boat faz 1 patrulha, no medium 2 e no long faz 4. Uma patrulha consiste em tirares o barco do Porto, dar uns tiros e voltares a pô-lo no Porto. Quando mexes um U-Boat para uma nova região vires o número de cartas de Evento que lá está indicado no valor de Moving. Quando quiseres páras o U-Boat e mexes outro. Depois de teres mexido todos os U-Boat chega a fase de contacto e é aí que todos os U-Boat que não estejam num Porto ou unfit procuram por inimigos. Lanças o dado, aplicas os modificadores e o resultado é o número de cartas de Convoy que tiras (pág. 13 no final e pág. 14). Resolves as cartas de Convoy uma de cada vez (pág. 14). Podes também optar e evitar todos os Contact (Pág. 14 - 1º Paragrafo).  Depois de teres realizado todos os contacts, em tdos os U-Boat, passa-se para um novo turno em que se re-iniciam os segmentos. Agora podes escolher em não mexer os U-Boat e é aí que usas o valor do Patrolling, jogando esse número de cartas de evento (Pág. 13, Resolve Event Cards).



Venha a próxima :wink:

Para já estou esclarecido em relação a esta parte!! Vou explorar melhor a parte o segmento tático, Quando surgir alguma dúvida (que infelizmente quase de certeza vai surgir) volto a a chatear-te!!!

Muito obrigado pela ajuda!!

Gostava de ter uma cópia das regras. Onde posso encontrar.



Um abraço



Carlos Lopes

Viva,



em inglês não sei onde encontrar mas o Psicoserra indicou um link onde é possível obter as regras traduzidas.

Muito Obrigado.



Carlos          

Boas!! Cá estou eu de novo!!

Estive a ver as regras em relação ao segmento tático e fiquei com dúvidas em relação a detecção das escoltas e quando é usado as 3 cartas de fleet escort… É possível explicares-me essa parte?



Obrigado! 

Quando inicias o segmento táctico a primeira parte é a Contact Phase. Para isso lanças o dado e somas quaisquer modificadores que se apliquem (Pág. 14 coluna da esquerda, segundo parágrafo). Comparas o resultado com o valor que está no mapa da campanha, por baixo do nome da região e esse é o número de cartas de Convoy que vais poder jogar, uma de cada vez. Se houver mais que 1 Contacto, usas um marcador para indicar quantos Contactos há por revelar ainda.



Se achares que é muito forte ou muito fraco o convoy, podes sempre por optar nem retirar e aí passas para a Post Combat Resolution Phase.



As cartas de Fleet Escort só são usadas quando a carta de convoy o diz. O melhor é antes do jogo, veres todas as cartas de convoy para perceberes mais ou menos que tipo de convoys há e o que poderá ser mais vantajoso.

Boas!!!

Tenho dúvidas em relação ao movimento atrasado, por exemplo: se deixar o u-boat parado ou se andar lateralmente o comboio avança? se, por exemplo, uma escolta ficar visivel e a velocidade é de 3 e o barco que eu usei para me guiar tem uma velocidade de 2 faz diferença? Não acho muito explicito…

Podes-me dar umas luzes?

Acho que só falta tirar as duvidas nesta parte para poder jogar com certeza nas regras!! :slight_smile:

Obrigado

Boas!!



Ontem passei pelo encontro semanal no porto, mas já a uma hora tardia… Se alguém me poder ajudar no tópico a cima agradecia. para ver se começo a jogar este jogo decentemente… :slight_smile:



Abraço e Obrigado! 

Viva,



és obrigado a usar sempre o valor mais alto dos navios que vais atacar. Portanto nesse caso terias de usar o valor 3 em relaçao a todos os outros navios presentes no mostrador táctico. Isto quer dizer que se tiveres um barco com 3, três barcos com 2 e o teu u-boat também tiver 2 de movimento, és obrigado a mover todos os barcos mais lentos e o teu u-boat uma casa para trás.



Não te sei dizer em que página isso está, visto que não estou em Portugal de momento e o jogo ficou por lá, mas o movimento funciona dessa maneira.

Obrigado pela dica!

Infelizmente nunca mais tive tempo de  jogar. Se surgir mais alguma dúvida chateio-te!! :slight_smile: