Ultimo FdS de ano

Viva amigos.

Como é? Vamos ter jogo neste FdS? O que sugerem para acabar o ano?

Sexta lá estarei para a habitual sessão.

Aproveito para deixar o convite em aberto para o Paulo Inácio que nos brindou com a sua simpática companhia neste Sábado que passou. Temos reforço ;)

Eu sugiro alguns jogos:
- IN THE YEAR OF THE DRAGON
- LEAGUE OF SIX
- POWER GRID com as novas power plants
- AMYITIS
- ou AGE OF EMPIRES III

Fiquem bem!

Olá malta!

Começo por vos agradecer por me terem recebido tão bem no vosso grupo. Se houver lugar para mais um podem contar com a minha presença. Vou tentar estar presente na 6ª feira.

Fiquem bem e abraços para todos,

Paulo Inácio

 

P.S. Soledade, acho que ainda não foi desta que o Brass foi jogado como deve ser. Se estiver enganado corrijam-me. Ora vamos lá a ver: quando se vende cotton para o distant market aquele extra que se ganha devido à posição em que fica o cotton demand marker é em dinheiro e não em income (pag. 5 em "sell cotton" linha 15 "You then earn an additional amount of money...". E isto faz muita diferença pois se for income o dinheiro que se receberá é multiplicado pelo nº de turnos que faltam jogar. E depois acho que houve omissão de duas regras que podem ter um grande impacto no jogo: a regra do Building over Industry counters e o facto de que quando se joga uma carta para vender cotton se pode vender, com esta única acção, de várias face-up mills.

Paulo, a questão é que nós não queremos jogar nunca o Brass com as regras totalmente certas porque, se não, deixamos de ter um pretexto para voltar a jogar e dizer "ah é que as regras não estavam certas e, portanto, temos de voltar a jogar" :P

A regra que nós falhámos e que é fundamental é a venda de algodão do nº de mills que quiseres. De qualquer das formas continua a ser 1 mill para 1 porto. Ou seja, não se pode vender 2 cotton mills para um único porto mesmo que seja numa única acção. Duas vendas igual a dois portos, um porto um mercado externo ou dois mercados externos.

A regra da construção sobre indústrias próprias acho que falámos disso. Pode ser feito sempre, desde que para indústrias de nível superior à anterior.

Também se pode construir sobre industrias (carvão e ferro, exclusivamente) de outros jogadores, desde que não haja, de todo, ferro e carvão, nem em Lancashire (tabuleiro) nem nas demand tracks (em ambas). Isto é quase uma situação académica porque, como reparaste, não deve acontecer assim com muita frequência. Estas indústrias, a serem construídas sobre as dos adversários, também têm de ser de um nível superior.

A questão da venda para o mercado externo jogámos bem. É mesmo income e não dinheiro. A única forma de se conseguir dinheiro vivo durante o jogo é (tirando o empréstimo e o income no início do turno) é preenchendo as vagas de carvão e ferro das demand tracks, como nós fizemos e bem.

Eu sei que parece esquisito quando lês a regras, parece que é dinheiro vivo mas não, é income. isso está esclarecido pelo autor neste sítio https://www.boardgamegeek.com/thread/229332.

Abraço e até sexta ou sábado, como quiseres.

PS

 

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Sim senhor, a lição bem estudada.

A explicação do Paulo não poderia ser mais correcta.

A venda de varios mells a portos só com uma acção ainda melhora mais o jogo. Pois andas durante um tempoo a construir o teu imperio e a sofrer para depois ganhares a dianteira. avenda ao mercado externo traz income e não dinheiro. A única venda que traz dinheiro vivo é quand se constroi uma industria de carvõa ou iron e se vende directamente para a 'Demand Track'.

Bons jogos

E Boas entradas a toda a malta de coimbra.

Aquele abraço.

from apple to earth

Boas Soledade. Melhor explicado não podia estar. Enfim, era só para ver se estavas atento! Mais uma razão para voltar ao Brass, eh! eh! Espero estar aí na sexta.

Fiquem bem

Pois é amigos, parece que vamos ter que voltar ao BRASS então, ou preferem explorar as mecânicas de um outro jogo?

Decidam-se para podermos começar a preparar as cenaitas.

 

https://spielportugal.blogspot.com