Um jogo a solo... partilhado - Episódio 1: Sprawlopolis

Já há algum tempo tive esta ideia de fazer um jogo onde todo o pessoal do Abre o Jogo pudesse meter a colher. Basicamente abro o jogo e coloco a fotografia do setup inicial e espero por sugestões da próxima jogada. Faço a jogada, tiro fotografia, espero por comentários e por aí a fora.  Assim com isto além de conhecer os jogos, vamos também conhecer formas de jogar e pensar diferentes!

Claro que surgem logo perguntas como "se houver sugestões diferentes, qual é a escolhida?", ou "qual é o prazo para dar sugestões?", ou ainda "posso dizer que aquela sugestão é má e que o melhor caminho é esta sugestão…?". Não sei as respostas e provavelmente surgirão outras questões… mas vamos pensar que este primeiro jogo é pequenino e que podemos ir experimentando e depois, se necessário, melhorar :slight_smile:

Ahh, a ideia é nos próximos episódios termos não só jogos diferentes como hosts diferentes!



Sim, eu sei que isto poderá demorar imenso, mas quem não gosta de uma soap opera? :slight_smile:







Para primeiro jogo temos o Sprawlopolis. Apenas temos 14 jogadas para tentar superar a pontuação exigida, que neste caso é de 23 pontos!!










Por favor, para sugestões para a primeira jogada, responda a este comentário!!!



Setup inicial

Um jogo a solo partilhado 1 - Sprawlopolis - 01



Pormenor das cartas com efeitos:

Um jogo a solo partilhado 1 - Sprawlopolis - 02

Então, que jogada sugerem??

Aposto sempre no menor numero de estradas possivel, pontos negativos. E como a carta efeito nº 7 vai de encontro à forma basica de pontuar, blocos, eu jogaria a carta do meio, azul/verde junto a azul verde

Normalmente a minha estratégia é similar. Tento fazer o menor nº de estradas e depois tento concentrar-me numa das formas de pontuar e ir gerindo as restantes.

Fica a sugestão anotada e vamos esperar por mais. :slight_smile:

Ora aqui está um jogo que ja estive para comprar por 2 vezes, e acabei por nunca o fazer. É um misto entre curiosidade pela simplicidade e qualidade que todos indicam, mas ao mesmo tempo baixo interesse em jogá-lo:(.



Mas já que o colocas aqui, e não sendo eu um jogador com conhecimento das regras, é como se estivesse a jogar pela primeira vez. Sempre pode ser uma opinião difirente, visto que nunca o joguei.



A jogada que eu faria, com base na informação que disponibilizaste, seria a peça da esquerda, encostando o parque ao parque e a zona industrial à comercial, pois cumpre os requisitos das 3 cartas de efeitos e lança a jogada seguinte.

  • Parque no centro da cidade;
  • Industria apenas entre Comércio
  • Comérico entre residencial com conecção de estradas.
Mas isto é opinião de quem nao conhece as regras todas do jogo.

ups… reparei agora que o 3º ponto dependia também das estradas estarem a ligar todas as 3 zonas (R-C-R).



ainda assim, acho que mantinha a jogada…

Boa iniciativa!

Eu escolhia a carta do meio mas colocava por cima de modo a obter o bónus da carta n. 11

Não tinha reparado nessa opção. Interessante.

Ou seja, é similar à primeira opção mas desta vez sobrepunhas parte da carta original.

Faz pontos, mas também abre uma nova estrada.





Vou tentar fazer a jogada amanhã de manhã, por isso vão colocando sugestões ou apoiar as que já estão aqui!!

Por favor: para sugestões para a segunda jogada, respondam a este comentário!!!





Um jogo a solo partilhado 1 - Sprawlopolis - 03



Das 3 sugestões, escolhi a terceira. A primeira e a terceira eram semelhantes, mas penso que assegurar dois pontos para a carta 11 é importante e depois podemos deixar crescer os parques. A segunda sugestão, a do João, também poderia ser o início de uma bela jogada, mas senti mais afinidade com a do davcar.



Por acaso a minha ideia era diferente e esqueci-me de a colocar aqui em tempo útil… a ver se faço a nova, já a seguir.



Sim, eu sei que nesta iniciativa vamos ter que viver com a opção de outros, mas vamos vendo como poderemos também melhorar o sistema.

A minha sugestão seria continuar a rua grande com a terceira carta (a contar da esquerda), colocando-a à direita do conjunto atual. Assim já teriamos dois comércios a pontuar 2 pontos e mais tarde poderiamos tentar tapar a indústria com aquela pequena curva da segunda carta que foi colocada.

da carta 11, coloco a 3ª carta de forma a somar + 2 pontos. Mas depois tenho de arranjar forma de suprimir ou ligar a pequena seção de estrada que ficou.

Ps. Não copiei nada, somente não li o comentário já colocado

Sim, pensamos de forma semelhante. 

Será que, ao contrário do suposto, as opções de jogo vão afunilando?

as cartas limitaste muito a ação de começar logo ali 1 bloco grande de jardins e limitaste a carta 7. Temos 4 pontos na carta 11 mas tambem os teriamos na 7, e cada jardim q juntasses seriam + 2 pontos, enquanto a carta 11 naquela parte acabou, a não ser que queiras iniciar outra estrada 

Sim, provavelmente tens razão. Mas agora temos que seguir :slight_smile:

Conto fazer esta jogada amanhã durante a tarde, por isso tem este tempo para novas sugestões!!!

Por favor: para sugestões para a terceira jogada, respondam a este comentário!!!





Como as duas sugestões eram iguais, desta vez foi fácil de decidir :slight_smile:

Vamos então agora para a terceira jogada, que à primeira vista não me parece tão simples de decidir como a anterior.

Sugestões?


Tenho duas sugestões, não sei qual a pior :smiley:

  • a carta da esquerda a continuar a estrada no lado esquerdo
  • a carta da direita a continuar a estrada no lado direito



    Em ambos os casos continuas os parques e não abres novas estradas.

A minha sugestão seria colocar a carta da esquerda exactamente por baixo da segunda carta que colocamos. Depois na próxima jogada utilizariamos a nova carta (que está agora no topo do baralho), para colocá-la à esquerda e sobreposta um quarteirão da que colocamos agora.

Acho que consegui fazer-me entender :smiley:

Vou fazer a jogada durante o dia de amanhã. Podem colocar as vossas sugestões!! :slight_smile: