Já há algum tempo tive esta ideia de fazer um jogo onde todo o pessoal do Abre o Jogo pudesse meter a colher. Basicamente abro o jogo e coloco a fotografia do setup inicial e espero por sugestões da próxima jogada. Faço a jogada, tiro fotografia, espero por comentários e por aí a fora. Assim com isto além de conhecer os jogos, vamos também conhecer formas de jogar e pensar diferentes!
Claro que surgem logo perguntas como "se houver sugestões diferentes, qual é a escolhida?", ou "qual é o prazo para dar sugestões?", ou ainda "posso dizer que aquela sugestão é má e que o melhor caminho é esta sugestão…?". Não sei as respostas e provavelmente surgirão outras questões… mas vamos pensar que este primeiro jogo é pequenino e que podemos ir experimentando e depois, se necessário, melhorar
Ahh, a ideia é nos próximos episódios termos não só jogos diferentes como hosts diferentes!
Sim, eu sei que isto poderá demorar imenso, mas quem não gosta de uma soap opera?
Para primeiro jogo temos o Sprawlopolis. Apenas temos 14 jogadas para tentar superar a pontuação exigida, que neste caso é de 23 pontos!!
Por favor, para sugestões para a primeira jogada, responda a este comentário!!!
Setup inicial
Pormenor das cartas com efeitos:
Então, que jogada sugerem??
Aposto sempre no menor numero de estradas possivel, pontos negativos. E como a carta efeito nº 7 vai de encontro à forma basica de pontuar, blocos, eu jogaria a carta do meio, azul/verde junto a azul verde
Normalmente a minha estratégia é similar. Tento fazer o menor nº de estradas e depois tento concentrar-me numa das formas de pontuar e ir gerindo as restantes.
Fica a sugestão anotada e vamos esperar por mais.
Ora aqui está um jogo que ja estive para comprar por 2 vezes, e acabei por nunca o fazer. É um misto entre curiosidade pela simplicidade e qualidade que todos indicam, mas ao mesmo tempo baixo interesse em jogá-lo:(.
Mas já que o colocas aqui, e não sendo eu um jogador com conhecimento das regras, é como se estivesse a jogar pela primeira vez. Sempre pode ser uma opinião difirente, visto que nunca o joguei.
A jogada que eu faria, com base na informação que disponibilizaste, seria a peça da esquerda, encostando o parque ao parque e a zona industrial à comercial, pois cumpre os requisitos das 3 cartas de efeitos e lança a jogada seguinte.
- Parque no centro da cidade;
- Industria apenas entre Comércio
- Comérico entre residencial com conecção de estradas.
ups… reparei agora que o 3º ponto dependia também das estradas estarem a ligar todas as 3 zonas (R-C-R).
ainda assim, acho que mantinha a jogada…
Boa iniciativa!
Eu escolhia a carta do meio mas colocava por cima de modo a obter o bónus da carta n. 11
Não tinha reparado nessa opção. Interessante.
Ou seja, é similar à primeira opção mas desta vez sobrepunhas parte da carta original.
Faz pontos, mas também abre uma nova estrada.
Vou tentar fazer a jogada amanhã de manhã, por isso vão colocando sugestões ou apoiar as que já estão aqui!!
Por favor: para sugestões para a segunda jogada, respondam a este comentário!!!
Das 3 sugestões, escolhi a terceira. A primeira e a terceira eram semelhantes, mas penso que assegurar dois pontos para a carta 11 é importante e depois podemos deixar crescer os parques. A segunda sugestão, a do João, também poderia ser o início de uma bela jogada, mas senti mais afinidade com a do davcar.
Por acaso a minha ideia era diferente e esqueci-me de a colocar aqui em tempo útil… a ver se faço a nova, já a seguir.
Sim, eu sei que nesta iniciativa vamos ter que viver com a opção de outros, mas vamos vendo como poderemos também melhorar o sistema.
A minha sugestão seria continuar a rua grande com a terceira carta (a contar da esquerda), colocando-a à direita do conjunto atual. Assim já teriamos dois comércios a pontuar 2 pontos e mais tarde poderiamos tentar tapar a indústria com aquela pequena curva da segunda carta que foi colocada.
da carta 11, coloco a 3ª carta de forma a somar + 2 pontos. Mas depois tenho de arranjar forma de suprimir ou ligar a pequena seção de estrada que ficou.
Ps. Não copiei nada, somente não li o comentário já colocado
Sim, pensamos de forma semelhante.
Será que, ao contrário do suposto, as opções de jogo vão afunilando?
as cartas limitaste muito a ação de começar logo ali 1 bloco grande de jardins e limitaste a carta 7. Temos 4 pontos na carta 11 mas tambem os teriamos na 7, e cada jardim q juntasses seriam + 2 pontos, enquanto a carta 11 naquela parte acabou, a não ser que queiras iniciar outra estrada
Sim, provavelmente tens razão. Mas agora temos que seguir
Conto fazer esta jogada amanhã durante a tarde, por isso tem este tempo para novas sugestões!!!
Por favor: para sugestões para a terceira jogada, respondam a este comentário!!!
Como as duas sugestões eram iguais, desta vez foi fácil de decidir
Vamos então agora para a terceira jogada, que à primeira vista não me parece tão simples de decidir como a anterior.
Sugestões?
Tenho duas sugestões, não sei qual a pior
- a carta da esquerda a continuar a estrada no lado esquerdo
- a carta da direita a continuar a estrada no lado direito
Em ambos os casos continuas os parques e não abres novas estradas.
A minha sugestão seria colocar a carta da esquerda exactamente por baixo da segunda carta que colocamos. Depois na próxima jogada utilizariamos a nova carta (que está agora no topo do baralho), para colocá-la à esquerda e sobreposta um quarteirão da que colocamos agora.
Acho que consegui fazer-me entender
Vou fazer a jogada durante o dia de amanhã. Podem colocar as vossas sugestões!!