Uma Escola Com Masmorras e Dragões

Acabei de dar de caras, totalmente por acaso, com o seguinte artigo escrito por duas professoras Portuguesas:

Não é a leitura mais empolgante de sempre (e vocês queixam-se do Ron Edwards?) mas é uma agradável surpresa. Duas professoras Portuguesas... quem diria?

Finalmente fez-se luz! Há já muito que eu e um amigo meu andamos a investigar a utilização pedagógica dos RPG e estavamos mesmo inclinados a escrever uns ensaios sobre o assunto devido ao nosso background Sociologia/Pedagogia mas parece que investigadores portugueses se antecederam. Ainda bem!

A investigação neste campo já vai avançada em países como o Brasil e os Estados Unidos (como devem ter reparado na bibliografia) e acho importante que já hajam contributos portugueses. Que seja prolífica a produção neste campo para que se possa introduzir este hobby em Portugal sem a bagagem redutora do historial deste noutros países.

O Ron Edwards? O Edwards não é um investigador convincente para gerar grande interesse de minha parte.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Eu já tive um prof de geografia a tentar convencer-me para fazer uma demonstração para a turma dele! Fazer assim uma adaptaçãozeca no contexto e tal e dar uma enfâse à parte colaborativa e criativa! Fiquei de pensar....

--------------------------------------------------------------
[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile...

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom.

Finalmente mais alguém coloca em questão a divindade de Ron Edwards. Já ganhei o dia!

Em relação a teoria de RPGs, podemos indicar dois grupos: os que fazem
igual ao que sempre se fez porque não querem põr em questão o que
funciona e os sociólogos ou psicólogos que fazem teses de mestrado
sobre o tema. O único mérito que o Ron Edwards tem é ter-se colocado no
meio desses dois grupos, fazendo a ponte entre a ciência e a
tecnologia. Outros seguirão o exemplo e farão melhor.

 

Desculpa a ignorância mas como é que as teorias do Ron Edward fazem a ponte entre a ciência e a tecnologia? Porque são uma aplicação da Ciência?

No meu ponto de vista qualquer estudo ciêntifico, inclusive na área das ciências humanas é importante para um estudo sério do RPG. Qual é a área ciêntifica do Ron Edwards? Psicologia comportamental? Dinâmica de grupos?

Que venham outros pois os pioneiros nem sempre são reconhecidos pela história.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Bom, não sei até que ponto um estudo científico poderá ajudar a mudar as ideias feitas sobre os RPGs, até porque, pela minha experiência, a maior parte das pessoas não faz a mínima ideia do que é um RPG. Mas espero que tenhas razão e que, de facto, mais pessoas com credibilidade académica/ profissional para estudar o fenómeno dos role playing games do ponto de vista da sociologia ou psicologia social se debrucem sobre o assunto. Com o objectivo de lançar alguma luz sobre o tema e não apenas para se transformarem em gurus da net a ditar sentenças acerca de assuntos sobre os quais, na melhor das hipóteses, terão lido uns livros... Enfim, é notória a minha alergia à Forge, ao Forgês e ao Ron Edwards, mas tenho bons motivos para isso. Motivos pessoais e pragmáticos e não apenas motivos de discordância intelectual com o sujeito. Sem entrar em pormenores sórdidos sobre o sucedido, digamos que as teorias da Forge causaram variadas e acesas discussões no meu grupo há uns meses, acabando por perder um jogador e arruinando uma tentativa de iniciar uma campanha. Ainda por cima, eu nem sequer participei muito activamente nas referidas discussões, fui mais um espectador passivo e perplexo (perplexo porque nunca vi outro tema que não o futebol ou a religião originar discussões tão acesas entre pessoas lúcidas e sóbrias). Depois disso fiquei mais de seis meses sem tocar num RPG e até há bem pouco tempo julguei que nunca mais o fosse fazer. O vício foi mais forte do que a alergia e agora estou a tentar regressar ao hobbie. Porém, qualquer menção ao nome Ron Edwards provoca-me alguma ansiedade, suores frios e espamos musculares... Ou talvez esteja a exagerar...

[quote=jrmariano]A investigação neste campo já vai avançada em países como o Brasil e os Estados Unidos (como devem ter reparado na bibliografia) [/quote]

A coisa ainda está engatinhando por aqui, participo de um ONG chamada Ludus cujo propósito é usar o RPG como ferramenta didática e participei criando oficinas para ensinar os professores a jogar e criar jogos e contando minhas experiências na mesa de jogo e também como usei RPG para ensinar.

Participei do simpósio que foi citado na bibliografia do trabalho ministrando oficinas e ajudando na organização em geral.

Hoje as coisas estão caminhando, ainda há muita resistência por parte dos professores, mas as barreiras estão caindo, temos algumas experiências de sucesso no assunto, ano que vem deveremos ter outro simpósio sobre RPG e Educação por aqui..

Uma coisa que eu acho que vale a pena consultar a esse resprito é o material de Jacob Levy Moreno sobre o psicodrama. A maioria das dinâmicas de grupo e coisas assim são aplicações dessa idéias e do teatro do improviso. 

Só assim um aparte sobre a forge/ron. Nada do q se discute lá, nada das teorias do gajo são estudos cientificos/sociologicos/academicos sobre o fenomeno do rpg em si. Nem o pretendem ser. As discuções lá existentes assim como o modelo criado por esse sr têm e sempre tiveram em vista o Game Design. São teorias de Game Design. Nada mais. Para além disso, existem outros modelos e outros sitios de discução sem ser o GNS e sem ser a forge.

Pela minha parte tenho de dizer, aprendi bastante por lá e o modelo fez-me perceber algumas coisas que não percebia antes. E principalmente deu-me linguagem para conseguir falar sobre vários tópicos que antes não conseguia. Eu sei que o meu nível de compreensão de sistemas de rpg's, das regras e mecânicas destes assim como da forma de jogar está muito mais desenvolvido graças à forge e ao modelo do gajo. Mas isso é tudo. Não sou um seguidor do gajo, não tenho gostos minimamente parecidos com ele nem concordo com tudo o que ele diz.

Não o tentem acusar de algo que ele não faz. Só isso. A forge e a teoria dele têm um propósito que de forma nenhuma está mencionado nas vossas criticas, o que me leva a pensar que não têm conhecimento suficiente para criticar ou, se têm, não o estão a usar nas criticas.

Nem sequer percebo como e q o ron tem alguma coisa a ver com uma discução sobre rpg's na educação. Não há qualquer relação. Só veio para a conversa pelo comentário do ric em relação aos textos cansativos q o gajo escreve! :P

--------------------------------------------------------------
[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile...

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom.