Uma questão de fé

Olá.

Primeiro, um agradecimento a quem apareceu este último sábado na Feira do Livro. As discussões foram realmente entusiasmantes. Só tive pena de estar com a minha atenção dividida por vários assuntos (devido à organização, aos vários amigos "desaparecidos" presentes, etc).

Depois, sendo o meu primeiro post "de raíz" aqui no fórum, só espero estar a colocar isto no sítio certo. Se não, agradecia que não enviassem o Homem do Fraque atrás de mim, thank you. :)

Por último, a razão do post:

Fazendo um paralelismo com a história das religiões, temos algumas que evangelizam activamente (como os católicos apostólicos romanos) e outras que proibem essa prática e preferem que os novos convertos lhes batam à porta (como os judeus). Vem isto a propósito da divulgação dos RPG.

Ou bem se criam eventos onde se juntem os já praticantes da "Arte", e se espera que apareçam os curiosos que, aos poucos, seriam assimilados, ou se criam estratégias que activamente envolvam não-praticantes (preferencialmente, na minha opinião, os mais novos) para a expansão dos RPG por novos públicos.

(claro que não são mutuamente exclusivas, mas o meu objectivo é averiguar até onde se poderá ir com cada uma delas, dado o interesse e apoio que possam suscitar)

Porquê o enfase na distinção? É que as duas pressupõem planeamentos e trabalhos muito diferentes. Principalmente a segunda implica um esforço de sistematização da suposta relevância dos RPG para o público-alvo em causa. Quanto à primeira, poderá mesmo assim ser coadjuvada por elementos aglutinadores do fandom.

Bom, não preciso de explicar o meu interesse nestes temas. Agora, gostaria de ouvir a vossa opinião. ;)

Um abraço,

Rogério

Olá Rogério!

Desde já o meu muito obrigado pelos teus 10c, foste um salva-vidas! :smiley:

Sobre o assunto que levantas, eu acho que há dois (que conheça) veículos excelentes para a divulgação do rpg em Portugal, tirados do artigo do Ken Hite (já agora, passo a palavra a quem de direito, adorava tê-lo cá para lhe mandar um bacalhau dos bons), que são os comics e os livros de sci-fi & fantasy.

Ter, por exemplo, um livro dos X-Men e ao lado um livro de Mutants & Masterminds (rpg de supers, tido como o melhor do género), ou ter um livro do Elric e ao lado o rpg Dragon Lords of Melnibone (rpg do setting de Elric), ou ainda ter algo do Lovecraft e ao lado o Call of Cthulhu ('nuff said) era, acho eu, meio caminho andado. Imaginem a conversa:

-Hey, que raios é isto de Mutants & Masterminds?!
-Isso é o rpg que te permite jogar o Wolverine!
-Wow! Posso ser o Wolverine?! Kick-@$$!

Venderia mais, de certeza; talvez não pegasse só com as vendas; para isso era preciso ter demonstrações e eventos, com os 3 veículos lado a lado (comics, livros e rpg’s), para que as pessoas podessem associar uma coisa á outra. Chama-me Pavlov, se quiseres. :wink:

Que achas da ideia?

Uma espécie de feira, com os comics da MongorHead, os livros da SdE, e bom, os rpg’s que alguém demonstraria.

E porque não ambos os mundos? Desde a tipica reunião onde aparece a malta que todos sabem que anda nisto e podem aparecer um ou mais curiosos, ou porque não uns cartazes numas universidades a informar que irá haver x demonstração de um rpg, desde o sê tu o homem-aranha ou o wolverine até ao classico, mata o dragão, fica com o tesouro e salva a princesa!
É uma boa época para tentar isto, após eventos como o LOTR e os n filmes de super herós porque não?

Sim, seja qual for o modelo de evento, a divulgação será essencial.

Um abraço,

Rogério

Olá, Rui.

[quote]Desde já o meu muito obrigado pelos teus 10c, foste um salva-vidas! :D[/quote]

O homem certo, no lugar certo, no momento certo. ;)

[quote]Venderia mais, de certeza; talvez não pegasse só com as vendas; para isso era preciso ter demonstrações e eventos, com os 3 veículos lado a lado (comics, livros e rpg's), para que as pessoas podessem associar uma coisa á outra. Chama-me Pavlov, se quiseres. ;)

Que achas da ideia?

Uma espécie de feira, com os comics da MongorHead, os livros da SdE, e bom, os rpg's que alguém demonstraria.[/quote]

Epá, adorei a ideia. Isso até funcionaria com os livros do Dan Brown. ;)

Uma das vias terá de ser mesmo por aí. E isso encaixaria mesmo bem na história que te tinha falado do pré-Fórum Fantástico. I'm on it!

Outra questão, que talvez passe ao lado dos veteranos aqui do abreojogo ;), é a imensidão de informação com que o iniciado se defronta quando tenta saber mais sobre RPG, dado o nível mais "elevado" da maioria das discussões aqui. Que tal um glossário ou um tutorial ou uma lista de jogos aconselhados por tema e grau de exigência técnica? Seria certamente uma ajuda para os recém-chegados, ou para os que por vezes tentam seguir certas discussões que adquirem vocabulários mais tecnicistas.

Um abraço,

Rogério

[quote=dragaoquantico]Que tal um glossário ou um tutorial ou uma lista de jogos aconselhados por tema e grau de exigência técnica? Seria certamente uma ajuda para os recém-chegados, ou para os que por vezes tentam seguir certas discussões que adquirem vocabulários mais tecnicistas.[/quote]

Existem as reviews feitas pela Madame DeGuil, a intro do Dwarin ao Weapons Of The Gods, se o site for vasculhado mais coisas iram aparecer. De qualquer maneira já dei essa dica neste tópico, pessoalmente não tenho tido muito tempo para fazer isso para os jogos que mais gosto, Vampire e Exalted (embora já tenha dado uma achega a Vampire, não era com intuito divulgador).

De qualquer maneira fica reiterado o pedido para o pessoal se chegar à frente com umas previews dos seus jogos favoritos ou que tenham conheçido recentemente.

[quote=Demonknight]o classico, mata o dragão, fica com o tesouro e salva a princesa!
É uma boa época para tentar isto, após eventos como o LOTR[/quote]

Falha imperdoável da minha parte, esqueci completamente o D&D, o jogo mais jogado no Mundo!

Desculpas sentidas a todos!

[quote=dragaoquantico]Que tal um glossário ou um tutorial ou uma lista de jogos aconselhados por tema e grau de exigência técnica?[/quote]

Há por aí algum pessoal a trabalhar em um ou dois documentos para explicar em termos simples o que é um RPG para quem nunca jogou nenhum.

Quanto a listas de jogos, acho inútil... os critérios mais úteis para uma lista dessas são "o que é que está mais facilmente disponível em Portugal" e "o que é que está traduzido em Português" e, bom, o resultado não dá propriamente uma lista... dá mais um bilhete de lotaria: um gajo vai a uma livraria/loja e, com um grande sorte e um gigante acaso, encontra lá disponível (jackpot!) o livro do jogo X.

Hum, não tenho certeza se era isso que o Rogério estava a falar, exactamente…

Julgo que era mais apontar os jogos que nós, que já jogamos há uns tempos, aconselhávamos à malta que está agora a começar, pelo tema e pela exigência; numa época em que qualquer pessoa tem acesso à Amazon ou ao E-Mule (embora eu não recomende esta última!), não me parece ser assim tão complicado obter jogos; se houvesse uma lista, poderia ser fácil apontar e escolher.

Pela minha parte, seleciono os seguintes (tendo certeza que vou ser trucidado de uma maneira ou de outra por isso…):

Para Super-Heróis: Mutants And Masterminds; regras fáceis, setting mais que conhecido, com a tal possibilidade geek de se jogar o Wolverine. Nunca vi o MnM à venda em Portugal.

Pelo tema: Dungeons and Dragons; vou deixar que seja o Demonknight a falar sobre ele, mas só te digo que ainda é o jogo mais vendido no Mundo - isso deve dar-lhe algum valor, acho eu. Há coisa de D&D regularmente à venda na Tema.

Pelo tema, mas no oposto: Exalted; é o 2º jogo mais vendido (alguém quer discutir isso?), e trata de temas parecidos, mas de maneira diferente, do D&D. O D&D começas por baixo e vais subindo a pulso, o Exalted começas logo em cima como um semi-deus, e vais construindo mitos à tua volta. Pensa em Hércules a saber kung-fu com dinossauros a conduzir robos gigantes, e estarás lá muito perto. Ah, e eu sou um geek de Exalted. :wink: Já vi coisas de Exalted à venda na Tema.

Depois, Vampire parece atrair sempre muita gente: jogar um tipo imortal, que bebe sangue e é sexy como o raio que o parta, vestido de couro negro e que anda de mota. 'nuff said. (pode ser discutido que não é assim que se joga Vampire, mas todos os Actual Play’s que já vi eram assim. Embrulhem)

Só porque sim: PTA. As regras parecem muito fáceis, é genérico e pode ser adaptado a qualquer setting, e permite jogar como se estiveses numa série de TV, com os problemas dos personagens a sobrepor-se ao tema geral da série.

E, como é óbvio, o The 101. :slight_smile: Personagens ultra-cool num ambiente de Matrix, sempre na cena do helicóptero onde o Neo se desvia das balas pela 1ª vez, regras ultra-simples e fáceis de perceber pela analogia aos filmes (esperem pela nova versão ;), tema que está sempre na moda.

Alguém tem algo mais a acrescentar/discutir? Se o fizerem, façam-no por favor no espirito do thread: que jogos sugerir e porquê, que maneira de expandir o roleplay.

E eu a pensar que eras apenas tu a dar uma picada em D&D :stuck_out_tongue:

Da minha parte contem com sessões demo de D&D and so on.
É sem duvida um ponto facil de entrada no RPG, primeiro porque é sem duvida o mais conhecido, depois porque apela ao vamos matar coisas e ser mais poderosos e é um ponto de partida para outras potencialidades.

Está a venda na Tema do Colombo bem como na DEvir e por vezes encontra-se algo seja numa Fnac ou numa Bertrand, a tema dos restauradores também vende a Dragon Magazine e a Dungeon Magazine.
Dá a possibilidade de serem o classico heroi de fantasia, para quem na juventude jogou aventuras fantasticas é de certa um bom chamariz e com filmes de fantasia por ai é fácil explicar.

Rui, já vi MnM à venda na Devir e na Tema do Colombo, mas sem duvida há menos material por cá… enfim, as lojas apostam apenas em mercados maiores e infelizmente esquecem tudo o resto…

Nada disso! Tinha-me mesmo esquecido!

Pronto, dou-te xp ate passares de nivel, 50 cool factor, 20 action points e 3 hero points :stuck_out_tongue:

Olá.

Obrigado, gostei bastante do que li.

Rogério

Claro. Acrescentando que, a querer promover os RPG, só começando pelos jogos que verdadeiramente se jogam.

O D&D parece-me consensual, pela carga mítica que já traz consigo, embora, se estamos a pensar preferencialmente em camadas jovens (e ainda para mais de ambos os sexos), penso que o ideal será mesmo o 101 - mais moderno, mais geração playstation, mais igualdade dos sexos... enfim, mais flexível. :p Pelas mesmas razões, o Vampire também terá o seu encanto.

O M&M e o Exalted também me parecem muito bem, principalmente para o público comics.

Um abraço,

Rogério