Da forma como estou a desenvolver o sistema de MdA a apresentação das regras será sistematicamente acompanhada por exemplos de jogo. Isto é uma lição que aprendi com o meu primeiro rpg (RuneQuest 2) e com os que mais gosto e considero melhor estruturados (Prince Valiant, Toon, etc.).
Ora bem, já disse que o jogo base vai ser um jogo de fantasia. Trata-se de «gritty fantasy», a minha preferida. A questão é, que universo para os exemplos? Não quero um universo de terceiros para evitar problemas de direitos. A minha ideia é usar um universo «home made», simples e pouco aprofundado, mas que tenha alguns elementos originais que o distingam da fantasia industrial de inspiração dêdêística que há por aí a pontapés. Há partida estou a pensar em duas alternativas:
A Adamastória é um mundo inspirado nos mitos gregos, com dois grandes «twisst»: os titãs ganharam a grande guerra que os opôs aos deuses, em lugar de uma titanomáquia o que ocorreu foi uma teomáquia. Os deuses foram expulsos e presos na Atlântida (e aí foram criados os humanos para os servir), o Mundo Antigo ficou nas mãos dos titãs e das raças mortais que os apoiaram (a habitual ementa de minotauros, centauros, ninfas, sátiros, gigantes, cíclopes, etc.). A Adamastória é a terra mais ocidental do Mundo Antigo, mansão do gigante Adamastor. Para aí vão alguns humanos, o Adamastor consorta com as pequenas e tem como descendência os anaios e as almajonas (o segundo «twist», introduzir elementos do folclore tuga). Os titãs sabem disso, prendem o Adamastor nas profundezas da terra, isolam a Adamastória que se torna uma ilha, entregue aos mortais que aí habitam.
Bauna, cidade da aventura é uma cidade medieval fantástica estilo Lankmar, Thieves World, etc. Mais uma vez, uma das diferenças é que não haverá elfos, trolls, orcs, anões e similares. Em seu lugar, as criaturas serão retiradas do folclore português (almajonas, anaios, moiras, olharapos, etc.). Bauna é a cidade mais importante da Lidzia, a região em torno do lago de Lidz. É uma zona de fronteira entre regiões com características diferentes (planícies para o sul, montanhas para o norte, o mar uns dias de viagem para ocidente).
Que vos parece? Qual o universo que vos atrai mais para a criação dos exemplos de jogo? E qual é que consideram que terá mais apelo para outra gente? Ou acham melhor avançar noutros sentidos?
Nota 1: os exemplos actuais são baseados na Adamastória mas é-me fácil mudar para outro universo.
Nota 2: não liguem aos nomes. Não valem grande coisa pois a minha criatividade nesse domínio é muito medíocre mas posso alterar depois.