[UPDATE: 2º ano] Registo de jogos, um resumo dos primeiros tempos

Comecei a registar o nº de partidas desde o inicio de 2018, abaixo segue uma pequena análise dos resultados



A quem regista, costumam fazer algo semelhante e que outros usos dão aos stats?

ps: só registo jogos com duração >= 1 hora



2019



179 jogos

84 diferentes

59 novos (notem que só registo desde janeiro 2018



Resumo dos que joguei 3 vezes ou mais:


Game No. Plays Obs.
Imperial 2030 + original 17 + 4 O #1
Terraforming Mars 15 top 10
City of Spies: Estoril 1942 10 top 10
Brass: Lancashire + Birmingham 7 + 3 top 30
Automobile 8 top 60
Clans of Caledonia 7 top 10
Root 5 top 60
Gaia Project 4 top 10
Indonesia 4 top 10
Nations 4 top 10
Pax Pamir (Second Edition) 4 meh
Council of 4 3 é ok
Agricola (Revised Edition) 3 top30
Caylus 3 top60
1889: History of Shikoku Railways 3 meh





*************** 2018 ******************************************************************************************************************************

Joguei ~104 partidas nos primeiros 6 meses, e + 112 nos ultimos 6 (todos de duração média > 1h

 

O top5 mais jogado (partidas - jogo - percentil nos meus ~250 ratings

x/y (x primeiros 6 meses, y segundos 6 meses

 

16/12 - Gaia Project (top 1%)

11/10- Imperial 2030 (top 1%) (6 delas online*)

11/14- Terraforming Mars (top 3%)

6 - Scythe (top 15%) ---> saiu do top 5 + jogado, sendo substituido no 4º lugar pelo Twilight Struggle com 8 partidas (e o 1º de sempre foi só no final de Outubro, foi certamente o recordista dos últimos 2 meses :D curiosamente fica no mm percentil do Scythe, top 15%

5/7 - City of Spies: Estoril 1942 (top 6%)

***

No ano todo foram ~90 jogos diferentes (destes >1 hora)

sendo que os favoritos que experimentei pela 1ª vez neste ano foram (+- por ordem

Indonesia
Pax Porfiriana
Birmingham
Twilight Struggle
Photosynthesis
Nations


*********************************************************************************************************************************************************************

Apenas os primeitos 6 meses de 2018

Joguei ~104 partidas (~48 jogos diferentes) de duração média > 1h

 

O top5 mais jogado (partidas - jogo - percentil nos meus ~250 ratings


16 - Gaia Project (top 1%)
11- Imperial 2030 (top 1%) (6 delas online*)
11- Terraforming Mars (top 3%)
6 - Scythe (top 15%)
5 - City of Spies: Estoril 1942 (top 6%)


(portanto ~10% dos jogos originaram ~50% das partidas
 

Os 10 jogos seguintes foram jogados em média ~3 vezes

4 jogados pela 1ª vez em 2018

9 gostava de jogar pelo menos outras tantas vezes até ao final do ano (o outro já chega :D

 

Os outros 33 jogos foram apenas jogados uma vez,

12 desses já conhecia e gostava de jogar mais vezes

21 foram jogados pela 1ª vez em 2018, e 3 deles gostava de voltar a jogar novamente, 13 são “ok” para quando não há mais nada, e há uns 5 que sinceramente preferia jogar monopólio :D

e gosto deste tipo de análise, costumo fazer no BGG um post de vez em quando.



Em 2018:


  • 1381 partidas (das quais 1101 solitário)


  • Top 5 mais jogados - Herbaceous 209 , Onirim 71 , NMBR9 67 , Qwixx 56 , Baseball Highlights 2045 44


  • 127 jogos diferentes (novos para mim 44)



    Total vários anos:


  • 6666 partidas (das quais 4261 solitário)


  • Top 5 mais jogados - Onirim 580 , Herbaceous 209 , Castellion 155 , Star Realms 150 , Friday 127


  • 487 jogos diferentes


  • H-Index - 38


  • EXTENDED STATS - Isto é uma boa ferramenta para quem gosta deste tipo de análise






Eu utilizo o Extended Stats para ver um conjunto de análises estatisticas aos meus dados no BGG. Podes ver os resultados AQUI (atenção que demora um pouco a abrir).

Por exemplo, até hoje (desde que comecei a registar) joguei:

  • H-Index: 30 vezes (ou mais) 30 jogos diferentes (este ano, 9 vezes ou mais 9 jogos diferentes)
  • 985 jogos diferentes (este ano, 149)
  • mais de 5000 partidas (este ano, mais de 500)
  • este ano já experimentei 60 jogos novos (para mim)
  • quase 600 partidas de jogos do designer Reiner Knizia (e 43 jogos diferentes)
  • 137 partidas de jogos do Uwe Rosenberg (e 18 jogos diferentes)
  • 89 partidas de jogos do Stefan Feld (e 20 jogos diferentes)
  • na minha coleção tenho 129 jogos que só joguei uma vez
  • Crokinole e Battle Line já joguei em 28 meses diferentes
  • na minha coleção o ano de que tenho mais jogos é 2010, sendo que são 59 (corresponde ao primeiro ano em que fui a Essen)
  • tenho 4 jogos com mais de 100 partidas (Crokinole, Passe Trappe, Battle Line, Skyline)

Eu registo desde sempre (excepto jogos online) mas não costumo extrair nenhuma conclusão relevante. Contudo, não conhecia os Extended Stats, boa dica!



De quando em vez, reparo apenas por curiosidade nos "Largest Disparities in Ratings", bem como nos associados "Overrated Games" e "Underrated Games".



Os "jogos mais jogados" no meu caso não têm significado nenhum porque muitos deles não são os que gosto mais, são apenas "party games" ou jogos rápidos (o "Candy Chaser" continua a ser o meu 9º jogo mais jogado de sempre, d`oh…)  

já pedi ao gajo para me adicionar no extended stats, mas parece que ele está a fazer uma transição qualquer e vai demorar

gostei particularmente do "Plays by rating", só faltava ali uma opção para os percentis, que dão uma melhor ideia dos verdadeiros ratings

costumam ligar ao "games you should play" (presumo que seja uma função do rating e do tempo desde o last play



se bem que as análises que ele faz devem sair um bocado ao lado para quem, como eu, não regista sempre os jogos mais curtos



e por falar em duração, na página do grupo há umas estimativas de tempo de jogo não é? com algo assim também dava para ter uma ideia melhor daqueles "best gaming days" :stuck_out_tongue:

Costumo ver o "Games You Should Play" especialmente para os meter nos meus "objetivos":wink:

 

O "Best Gaming Days" é uma mistura entre os ratings que tu dás aos jogos e o que jogas em cada dia. Segundo esta estatistica, o meu melhor dia de jogo foi em 2014-06-28 (Noite + Curta) e teve direito a: 1x Hansa Teutonica, 2x Crokinole, 1x Caylus, 2x For Sale, 1x Shipyard, 1x FITS, 1x Nations, 1x Le Havre

… parece-me um excelente menu apenas para um dia :smiley:

Joguei ~104 partidas nos primeiros 6 meses, e + 112 nos ultimos 6 (todos de duração média > 1h

 

O top5 mais jogado (partidas - jogo - percentil nos meus ~250 ratings

x/y (x primeiros 6 meses, y segundos 6 meses

 

16/12 - Gaia Project (top 1%)

11/10- Imperial 2030 (top 1%) (6 delas online*)

11/14- Terraforming Mars (top 3%)

6 - Scythe (top 15%) ---> saiu do top 5 + jogado, sendo substituido no 4º lugar pelo Twilight Struggle com 8 partidas (e o 1º de sempre foi só no final de Outubro, foi certamente o recordista dos últimos 2 meses :D curiosamente fica no mm percentil do Scythe, top 15%

5/7 - City of Spies: Estoril 1942 (top 6%)


***

No ano todo foram ~90 jogos diferentes (destes >1 hora)

sendo que os favoritos que experimentei pela 1ª vez neste ano foram (+- por ordem

Indonesia
Pax Porfiriana
Birmingham
Twilight Struggle
Photosynthesis

Nations

 

Eu sabiaaaaa que o Pax não era um 4 XD

O pax é um 7 :stuck_out_tongue:

é a minha nota de: epa o jogo é bom mas calma que não bate o estoril :smiley:

I'll take it. Uma cena, esse Architects of the Kingdom? Alguma cena de jeito? Joguei o Raiders mas a 2 é uma boa bosta. Talvez seja mais giro com mais jogadores.

***2019***

179 jogos

84 diferentes

59 novos (notem que só registo desde janeiro 2018

Resumo dos que joguei 3 vezes ou mais

 
Game No. Plays Obs.
Imperial 2030 + original 17 + 4 O #1
Terraforming Mars 15 top 10
City of Spies: Estoril 1942 10 top 10
Brass: Lancashire + Birmingham 7 + 3 top 30
Automobile 8 top 60
Clans of Caledonia 7 top 10
Root 5 top 60
Gaia Project 4 top 10
Indonesia 4 top 10
Nations 4 top 10
Pax Pamir (Second Edition) 4 meh
Council of 4 3 é ok
Agricola (Revised Edition) 3 top30
Caylus 3 top60
1889: History of Shikoku Railways 3 meh