Upgrade para Drupal 5.1!

Após muitos meses de testes, ajustes e planeamento, passámos esta madrugada todo o abreojogo.com para a nova versão do Drupal. Depois dos problemas anteriores todos com as mudanças de servidores e etc, ficámos tão "prós" nisto que o site esteve apenas algumas horas fora do ar; foi quanto bastou para descarregarmos todo o abreojogo.com para o nosso servidor de upgrade, executarmos o dito, conferirmos os resultados, fazermos os ajustes e reconfigurações mais urgentes, e depois transferirmos tudo de volta para o servidor na internet.

Ainda há por aí por aí alguns ajustes a fazer, mas no essencial estamos de volta a 99%. Visualmente o site está quase igual, mas por baixo do capô mudou quase tudo portanto é natural que o sintam diferente. De resto, muitos bugs antigos foram resolvidos, há várias opções e funcionalidades por aí espalhadas, a performance melhorou bastante, etc. A melhor parte é mesmo que havia uma série de projectos parados à espera desta migração que poderão agora ser retomados novamente.

É claro que nem tudo são rosas. O upgrade significa que há coisas que precisa de ser reconfigurada para funcionar como devia e que surgiram problemas de incompatibilidades com coisas antigas, de modo que ainda há algum trabalho a fazer nestes próximos dias.

Lista de bugs conhecidos:

  • perdeu-se o acesso à gestão de muitos ficheiros anexos; eles continuam lá e todos os links para eles funcionam, apenas não aparecem listados junto com os textos nem podem ser actualizados/apagados;
  • os eventos anteriores ao upgrade mostram em duplicado a informação do local do evento (mas podem editá-los e apagar a informação duplicada que surge dentro da caixa do texto principal, onde se descreve o evento).

Se encontrarem algo de estranho que não esteja aqui listado, ou se tiverem alguma dúvida ou pedido a fazer... disparem!

Grande Ricardo… mais dois ou três upgrades e até os fazes por telepatia :smiley:

Bom trabalho!

Já agora quais as novas “features”?

Peace !!!

Oblivion

Agora no café!!!

ROTFLMAO

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

UAU!

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

Oi Ric, bom trabalho. Acredita que eu sei a complicação que é fazer o upgrade de um portal deste tamanho e manter tudo igual. Vê lá as Tags da configuração do mail de subscrições de grupo. Julgo que não as está a ler como deveria.

subject [%group] %title
Título: %subject
De: %username
Link: %content_url

%body


Não responda a este e-mail.
Para responder vá até %reply_url

Está subscrito ao grupo ‘%group’ no %site.
Para gerir a sua subscrição, visite %group_url

vital

Yah, também recebi esse de manhãzinha mas em princípio ficou logo corrigido pouco depois. Estou à espera de receber mais algum para confirmar. :slight_smile:

Thanks!

Do ponto de vista do utilizador comum, relativamente pouca coisa. Praticamente só o facto de nas votações a partir de agora ser possível cancelar o nosso voto e, ainda mais fixe, ver quem votou e no quê.
Agora para quem gere ou ajuda a gerir isto, levou tudo uma reestruturação que ficou irreconhecível. Também se introduziram os alicerces de trinta mil coisas novas, cujo potencial fica à disposição de quem desenvolve projectos com o Drupal.
E de resto, claro, ficou tudo ainda mais flexível, seguro, robusto e mais rápido.

E estou só a referir-me à actualização do Sistema Nervoso Central aqui do portal. Para além dele, os inúmeros módulos opcionais que usamos foram também actualizados para a nova versão, e eles sim, conterão talvez mais funcionalidades e potencialidades que ainda não houve tempo de explorar.

As grandes novidades começarão é a surgir talvez para a semana, depois de eu afinar isto tudo… havia aí uma série de ideias paradas à espera do upgrade para poderem logo ser desenvolvidas na nova versão em vez de apenas complicarem mais o dito cujo. :wink:

o que recebi agora por causa do teu post

"
Assunto: [!site] Aviso de actualização de !type: !subject

!name,

Este é um aviso de actualização de !type que subscreveste.

!title

!teaser

Para ler o texto na íntegra, visita https://www.abreojogo.com/forum/discuss_o_sobre_o_site/2007/06/upgrade_para_drupal_5_1#comment-12087

Esta é uma mensagem automática do site !site.
Para gerir as tuas subscrições, dirige-te a https://www.abreojogo.com/subscriptions"

O link está ok, mas as tags não conseguem identificar o subject, o nome do utilizador e o do grupo.

Acho que vai ser mais uma noitada, :slight_smile:

Felizmente não, eheh.

É que isso é outro tipo de subscrição, não me lembrei dela; também é só trocar aí uns caracteres aí no meio que isto agora funciona de outra forma. Já deve estar bom!

Mas continua a ser possivel o voto secreto? Sabes que isso é um dos alicerces dos sistemas de votação democrática e livre, right?

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Excelente, ric!

Não sei se é só impressão minha, mas o site parece estar mais rápido, é capaz de o código php estar mais limpinho agora :) Já descobri uma série de mudanças (ex: pesquisa dentro dos grupos) e ainda estou a explorar.

Finalmente conseguiste ter tempo para a tão falada migração. Parabéns.
Desde já noto maior rapidez, o que é óptimo.
Ficamos agora à espera do lifting facial :wink:
Parabéns Ricardo!

https://oblogdocosta.blogspot.com

Oi Ricardo já tá tudo perfeitinho, só falta o titulo da discussão

Assunto: [abreojogo.com] Actualização de discussão:@title

Boa boa! :smiley:


Then Heaven opened above me
And down Gods’ tears came
Lashing away at my skin
My stinking, rotten frame

Boas Ricardo;

Está tudo ok, aparentemente. A única coisa que noto é que a personalização da página parece não estar bem.
Antes do upgrade tinha ao fundo do lado esquerdo um link para o grupo boargames-porto e agora já não aparece. Sei que posso ir pelo tab que está no topo da página, mas dá mais trabalho porque depois disso tenho que escolher o grupo da lista completa de grupos.

Também não me aparece o botão “Sindicalizar” (termo que não percebo bem como surge em relação ao RSS feed, mas enfim)…

Espero estar a ajudar…

O Feldon mandou-me uma mensagem a chamar à atenção de um erro num topic que ele postou no grupo Jogo Procura Mestre. Tal como está, ele aparece vazio, apesar de o texto ter um preview na página do grupo.

O tópico também aparece aqui, talvez tenha sido mudado?

https://www.abreojogo.com/forum/rpg_geral/2007/06/tools_para_fazer_sessoes_de_rp_online

Pois não tem nada a ver com o Drupal. Fui mesmo eu que movi o tópico para os fóruns; não reparei que tinha ficado uma carcassa vazia para trás. Desculpa, Renato!

No Problem! Acho que podes apagar essa “discussão”. Eu pelo menos ja estou ilucidado!

Bons jogos a todos!

Nah, a intenção foi mesmo mover a discussão para os fóruns onde tem mais visibilidade e como tal obteria também mais respostas.

Quando experimentares as novas ferramentas, vem cá fazer um novo post a contar como foi! :slight_smile:

O botão dos tópicos recentes não está a funcionar! é problema meu ou do AoJ?