Utilizadores que não usam o site

Ok malta, está na altura de falar sobre algo importante.

Utilizadores que se inscrevem e ou nunca mais fizeram login ou então há bastante tempo que não fazem login no site.

Eu acho que deviamos fazer uma purga de utilizadores. O criterio será simples, utilizadores que à 6 meses não fazem login no site acho que deveriam ser apagados. Temos muito users que não contribuem, nem sequer vêm ao site e acho que deviamos apagar os utilizadores que há muito tempo não fazem login. Desta maneira a base de dados de utilizadores não ficaria adulterada com users que não usam o site e ficaria mais pequena e mais fácil de investigar.

Portanto, proponho que os users com mais de 6 meses de inactividade sejam apagados. Não estão cá a fazer nada e aumentam desnecessariamente as estatisticas do site.

Que acham?

Acho que a nós (administração e membros em geral) não faz grande diferença termos uma lista "adulterada" com utilizadores que pouco ou nada participam, por isso não acho que ganhemos nada de importante com essa medida.

Por outro lado não esquecer que muito desse pessoal embora não participe está inscrito em grupos, o que quer dizer que sempre vai recebendo informação e pode ser que eventualmente algo os fará agir, se os apagarmos isso já não acontece.

Assim sendo, acho que temos muito mais a perder com apagar utilizadores do que ganhamos.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Pois eu penso o contrário do RPL.

Não estamos a falar de users que não contribuem mas sim de users que nem sequer fazem login ao site.

Para além de serem uma carga desnecessária na DB baralham completamente as estatisticas ou métricas que se pretenda extrair.

Como tal OFF WITH THEIR HEADS!

Peace !!!

Oblivion

A minha politica tem sido esta:

  • Quem se registou há duas semanas e ainda não fez login… apago.

Isto tem o problema que o RPL falou, de que essa pessoa podia até estar a receber e-mails úteis através dos grupos… mas pronto, acho que estar aqui há duas semanas e nunca ter feito um login indica um desinteresse total.

Acho que deviamos mandar uma mensagem de aviso ao pessoal a dizer que os apagámos e que se sintam livres de se registar novamente… isto se tiverem paciência, claro. Salvo erro, na próxima versão do Drupal já será possível automatizar este processo de avisos por e-mail… bom, já é, com um módulo opcional, mas eu testei-o uma vez há milénios e não me pareceu bem pronto para primetime.

  • Utilizadores que não fazem login há milénios, tipo mais de seis meses… esses eu também às vezes apago, mas só se o utilizador nunca postou nenhum comentário ou nenhum post. (Porque nesse caso apagar o utilizador apagaria os seus posts, acho, ou pelo menos deixa-los-ia orfãos e anónimos.)

Não precisam de se preocupar com espaço e carna na BD… isto é completamente insignificante, comparado apenas com os posts novos que aparecem todos os dias. É claro que seria engraçado saber quantos dos XXX utilizadores registados é que estão activos e tal, separar o trigo do joio, manter uma lista de membros que apenas reflectisse pessoas activas e tal, mas pronto… isso tb é possível de fazer sem apagar metade dos membros, eheh.