Várias perguntas

Olá!

Tenho várias perguntas sobre este mundo dos RPG.

1 - Alguém conhece bons RPG's para 2 pessoas, ou seja um DM e um PC ou 2 PC sem DM? Isto é para poder jogar com a minha mulher.

2 - Existem livros de RPG (em papel ou PDF) em português? Especialmente os direccionados para jogador (para DM seria uma vantagem, mas não é necessário, porque eu estou à vontade no inglẽs, mas a minha mulher não).

3 - Há por aí jogadores na zona da Guarda/Serra da Estrela/Viseu? Estou em Celorico da Beira e não encontro jogadores (nem de RPG, nem de tabuleiro, nem sequer de Magic.)

Por aqui até há espaço para fazer um LARPG!

1 - Sim, há vários mas aquele que continuo a recomendar é o Beast Hunters da Berengad Games. As regras estão todas disponíveis online e tens também uma demo e uma preview do livro. Não é um RPG complicado, mas está pensado para ser jogado durante algum tempo, nomeadamente por a criação da personagem demorar cerca de uma hora. Se quiserem algo bastante mais leve, sugiro-te que vejas o Breaking the Ice ou o Shooting the Moon da Black&Green Games.

2 - Neste momento, não me recordo de nenhum RPG para duas pessoas com uma versão em português. No entanto, há RPGs que normalmente se jogam com mais gente mas que podem funcionar a dois, nomeadamente o meu A Demanda.

Tens o .pdf disponível para descarregar aqui. Se este RPG vos interessar, eu posso dizer-te aqui como facilmente o adaptar para ser jogado com duas pessoas.

3 - Infelizmente, não conheço ninguém nessa zona. Se, por alguma ocasião, quiserem aparecer num dos nossos encontros mensais aqui no Porto serão muito benvindos!

Obrigado, Rick.

Fiz download d' A Demanda. Vou ler e depois digo alguma coisa.

Vamos experimentar A Demanda.

Não me parece difícil de adaptar para jogar só com 2, mas já agora vamos ouvir a opinião do autor. :)

Ir ao Porto era bom, era, mas além de ser longe o carro é velho e não dá para grandes viagens. Talvez quando trocar de carro. Eheheh

[quote=Oakshadow]Vamos experimentar A Demanda.[/quote]Fixe! Já têem uma ideia do ambiente em que vão jogar? Portugês, britânico, grego, nórdico, mouro, chinês, ...?

[quote]Não me parece difícil de adaptar para jogar só com 2, mas já agora vamos ouvir a opinião do autor. :)[/quote]Sim, dá facilmente para um Narrador e um Herói, só se perde a piada da criação dos Heróis em grupo. Neste caso, crias um Herói (ou Heroína) definindo os seus atributos de acordo com o que vem indicado na "Criação do Líder", ou seja, revelas quatro cartas para a mesa e o jogador decide como atribuir cada uma delas à Convicção, Experiência, Valentia e Presença do seu Herói. Entretanto, o Narrador cria o Líder seguindo o processo conforme está escrito, mas decidindo ele como atribuir as cartas. Depois, a criação da companhia é feita comparando o Herói ao Líder (em vez de se compararem os diferentes Heróis).

De resto, é possível que tenhas várias dúvidas sobre certas partes, mas o importante é definires bem o Líder e algumas personagens secundárias da Companhia para que o Herói tenha pessoas com quem interagir ao longo da Demanda. Qualquer questão mais específica, vai pondo aqui que também pode ser útil a outras pessoas que queiram experimentar o jogo a dois.

Respondendo às questões iniciais e tendo em consideração que não experimentei nenhum destes sistemas...

Para jogar a 2 (MJ mais 1 jogador):

Prince Valiant. É um excelente e muito simples jogo com uma série de pequenos cenários. Infelizmente foi publicado nos anos 80 e nunca foi republicado.

Tunnels & Trolls. Outro jogo simples e com uma imensidão de cenários publicados.

Advanced Fighting Fantasy 2. É o sistema rpg colectivo baseado na série de livros-jogo Fighting Fantasy / Aventuras Fantásticas (que ainda se encontram por aí à venda na versão portuguesa a preços de uva mijona). Eu estou à espera do livro de regras que tenho encomendado no Book Depository mas o que li dá-me a entender que será bastante simples e interessante (daí a encomenda).

HeroQuest 2. A vantagem é que é um sistema muito simples e flexível, o que quer dizer que vos permite jogar qualquer universo de jogo (é um sistema genérico) ou adaptar com facilidade os materiais para outros jogos.

Toon. O jogo dos cartoons televisivos clássicos. em uma série de cenários pré-criados e pela natureza do universo de jogo seguramente que é bom para jogar a dois.

Para jogar sem MJ, os mesmos jogos mas em todos os casos são precisas adaptações importantes pois não têm regras para este efeito:

PV. Como disse, tem uma série de cenários pré-criados simples e interessantes que com algum esforço podem ser "geridos" em termos de jogo sem MJ.

T&T. O "avô" dos cenários solitários. Tem uma série de materiais para jogar solo que podem ser facilmente adaptados para jogar a dois contra o cenário.

AFF2. Dispõe a enorme colecção de livros-jogo FF, cada um deles um potencial cenário sem MJ.

HQ. Tem uma mecânica que é excelente para gerir jogos solitário, o ciclo passagem-falhanço. Faltam é os cenários mas, como disse, é muito fácil adaptar os criados para outros jogos como T&T ou FF.