Vem testar o CO2 na Trinca Con e habilita-te a ganhar uma cópia do Vinhos

Boas, acho que CO2 é o que se pode chamar um jogo Á'Vital, mecânicas interessantes, jogo muito temático, decisões sempre interessantes e relevantes para o desenrolar do jogo.

Pela minha parte e pela da Judith, ambos gostámos imenso do jogo, e claro que quando for publicado, fazemos questão de o ter na nossa coleção.

Relativamente ao jogo, pela experiência que tive, acho que as decisões podem ter muita influência, ex: eu joguei o jogo todo apenas com dois peões e apenas tive duas acções extra no turno 3, e mesmo assim fiquei a um ponto da vitória. Penso que as alterações que queres aplicar parecem interessantes e parecem resolver os problemas.

Parabéns Vital e conta sempre connosco para experimentar novos jogos teus.

Pedro Correia e Judith Offermann

Oi Dadur, obrigado pela sugestão. É um caso a pensar, mas como deves ter reparado, existem outras formas de conseguir tecnologia, mesmo sem os projectos das alternativas. Os benefícios das regiões e alguns lobbies, são as outras duas formas de os atingir. Mas a ambição pelo dinheiro fácil é demasiado alta. LOL

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Obrigado Pedro.

Foi bom ver que mesmo com menos acções, se as decisões forem as certas, os jogadores continuam competitivos.

Se te lembrares de mais alguma coisa interessante :) que na tua opinião não te pareça bem no jogo, chuta.

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

por termos a oportunidade de experimentar este jogo...

Gostei bastante, e apesar do "handicap" de 4º jogador não me ter afectado por aí além, o facto de inserires a opção de prescindires ou não de acções numa determinada fase em prol de uma melhor "pole-position" para a fase seguinte parece-me muito positiva.

A Lena apesar de ter demorado a "encaixar" no jogo, também gostou bastante...

Parabéns à Judith e ao Pedro pelo Vinhos.... aí está outro jogo que tenho de experimentar :)

Na nossa mesa foi o 4º jogador que ganhou, se bem te lembras, mas se calhar foi por causa de não se ir às tecnologias no 1º turno, digo eu.

Já recuperaste? É que estavas mesmo cansado naquela "maratona".

Dizem que correr por gosto não cansa mas eu digo: correr por gosto também cansa, mas é bom. Terei razão?

lol

Abraço

""""""""""""''''''''''''««««««o»»»»»»''''''''''''""""""""""""

! ... 1 Boardgamer: ... 1 jogo!

... na primeira fase de operações fiz uma instalação que me deu tecnologia...

Não me pareceu no entanto que tenha sido esse "beneficio" inicial que me permitiu ganhar o jogo.

Como combinado seguem aqui mais umas alterações que resolvi atribuir ao jogo.

1 - Alguns jogadores perguntaram durante o jogo porque é que as posições conseguidas pelas ONG nas Cimeiras pontuavam a totalidade das estruturas construidas pelo jogador em vez de apenas as referentes a cada protocolo. A conclusão foi que se assim fosse não rendia em termos de pontos. Na verdade se isso acontecesse o jogo seria mais temático e ficaria mais intuitivo. Depois de ponderar algum tempo, resolvi então seguir esse conselho. O problema a resolver era o de dar pontos suficientes ara que valesse a pena jogar nas Cimeiras sem adicionar multiplicadores ou outras variáveis que complicassem as contas.

A solução que encontrei possivelmente tornará o jogo mais intuitivo, mas não sei ainda se o poderá desequilibrar.

Assim que a cimeira estiver completa, ou seja todos os protocolos terem sido adotados no final da fase. Cada jogador participante pontua uma das estruturas correspondentes por cada posição na Cimeira.

Esta solução também será adotada em relação às politicas regionais. Ou seja, se forem atingidas o jogador pontua as estruturas correspondentes. O scoring que falo é o do tile da estrutura. Provavelmente terei de ajustar os pontos de cada estrutura verde, visto que agora elas podem pontuar várias vezes durante o jogo.

O que isto pode trazer ao jogo? Provavelmente maior facilidade de compreenção, maior relação com o tema e uma maior flexibilidade de estratégias, pois agora não é o jogador que conseguir colocar mis que pontua mais, mas sim aquele que conseguir pontuar o mesmo tile mais vezes. Outra vantagem é a que passa a valer a pena enviar posições para as cimeiras desde o início. Bata ter uma qq estrutura construida. Futuros teste dirão se a solução aqui descrita melhorará o jogo ou não.

Comentários?

2- Oura coisa que tenho andado a pensar e que poderá aumentar não só o nivel de decisões do jogo, como a sua rejogabilidade seria a de existir uma base variável para o valor dos Créditos de CO2. Já passei por esse estágio uma vez, mas estas estavam relacionadas mais uma vez com o número de estruturas verdes construídas. O problema deste sistema era originar muitas vezes um runway leader, especialmente nos ultimos turnos, quando todas as ONGs tem muitos créditos para trocar. Usar um valor base de 3 pontos, a maneira como testamos o jogo, evita este problema, mas origina outro, uma fraca rejogabilidade e decisões semelhantes nos diversos jogos em relação aos Créditos de CO2.

Algo que me faz alguma comichão tb, é a falta de ligação destes créditos à redução global de CO2 e aos tiles de lobbies. Pois pelas pesquisas que fiz o seu valor está relacionado com ambas as variáveis.

Ainda não tenho solução definitiva para este problema, mas relacionar o valor dos créditos à redução global de CO2 parece-me bastante interessante. E para que esta variação ainda seja maior e dependente não só do jogo, mas também das acções dos jogadores, lembrei-me de relacionar também o número de lobies que cada jogador consegue utilizar e manter. Como esta segunda variável é totalmente dinâmica durante todo o jogo, pode significar uma nova e muito maior rejogabilidade ao mesmo, aumentar a competitividade dos tiles de lobies.

Neste momento o meu raciocínio prende-se no seguinte.

Traking do CO2 global versus valor dos créditos:

maior ou igual a 40 - 0 pontos

maior ou igual a 30 - 1 ponto

maior ou igual a 20 - 2 pontos

maior ou igual a 10 - 1 ponto

maior ou igual a 20 - 0 pontos

A este valor adiciono o poder dos lobbies:

cada tile no display do jogador adiciona um ponto a cada Crédito de Carbono.

Assim a formula de cálculo para os créditos será:

posição do CO2 global + número de lobies que o jogador mantém no seu display na altura da troca.

Esta formula é simples e o seu resultado varia muito de jogo para jogo, fazendo que os jogadores troquem os créditos de CO2 quando acharem que estes atingem o seu maior valor. Os lobies ganham maior relevância (como na vida real) e a track de CO2 global passa a ter influência no valor dos créditos.

Mas na verdade a minha tabela preferida para a variação do valor de Créditos de Carbono seria:

maior ou igual a 40 - 2 pontos

maior ou igual a 30 - 1 ponto

maior ou igual a 20 - 0 pontos

maior ou igual a 10 - (-1) ponto

maior ou igual a 20 - (-2) pontos

O problema que aparece é relativo ao mau jogador que não consegue ter um número suficiente de lobbis no display no final do jogo para cobrir os pontos negativos. Será isto possível? Pode acontecer? Como contariar esta tendência?

Comentários a estas soluções serão bem vindos.

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Não percebi as tabelas quando referes duas vezes em cada: "maior ou igual a 20"

typo?

Sim typo.

a última é obviamente maior ou igual a 0. deixa ver se ainda consigo corrigir.

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"