Venda de Jogos do Dugy - 7 - Infinity and Beyond *** CLOSED ***

[quote=lemon]Não contesto o uso de gigas porque não sou da área e não sei se tem nuances ou não, acredito no que dizes.

Mas então quando é que uma palavra se torna aceitável e correcta para ti?

Se estou a ler bem e essa frase é desdém pela Academia (que eu partilho), então de quem vem a autoridade para introduzir uma palavra num código linguístico, e em que situação?[/quote]

O uso de "gigas" é um "preguicismo"… Em informática as unidades de "informação" (não é bem isto mas não vale a pena específicar) são o bit e o byte, sendo o byte um conjunto de bits conforme a arquitectura do sistema mas geralmente associada a 8 bits devido à vulgarização de sistemas com essa arquitectura base.

Tal como em qualquer outra unidade de medida existem ordens de grandeza. O Kilobit, Megabit, Gigabit, Terabit, etc. (aredondando, 1000 vezes cada uma das anteriores) e depois o mesmo para bytes.

Com o crescimento e redução de custos associados aos equipamentos informáticos tornou-se cada vez mais comum falar de Megabits, Megabytes, Gigabits, Gigabytes e agora estamos na vulgarização da quarta ordem, os Terabits e Terabytes.

Ora a preguiça faz com que muita gente se refira a cada uma das coisas como "Megas", "Gigas" cometendo dois erros em simultâneo. O primeiro é omitir a unidade - e daí a ambiguidade, falamos em bits ou em bytes? - , o segundo é colocar um plural num prefixo de majoração que não o tem (não se diz megasbits ou gigasbytes).

Quanto à correcção das palavras a responsabilidade deveria cair sobre a academia de a definir e introduzir nos dicionários mas o laxismo e a preguiça também por aí abundam.

Quando? Quando a palavra seja necessária e não exista nenhum outro termo adequado. Por exemplo não me choca a introdução de Bit ou Byte (ou mesmo baite) uma vez que não temos em português termos que se pareçam.

Já no caso de "bué" temos o muito que além de não parecer um latido de caniche histérico é perfeitamente adequado. No caso de "massivo" temos o maciço que serve o mesmo propósito e ainda poupa uma letra! Mas também não me incomoda muito pois o dicionário marca-o claramente como um estrangeirismo.

E chega de bumps ao tópico do Dugy… Já há reclamações…

_

Espera, mas eliminariam todos os sinónimos do dicionário a lá Highlander, O Duelo Imortal??? Isso é que é uma posição definida!

(Estou jocando, claro)

Mas tu passas noites acordado a pensar nas implicações de monopólios na Indonésia, não contas.

Este tópico sofre de uma massiva offotopia.

Ando aqui a ver se faço uma nova proposta ao dugy sobre o nemo (ainda são muitos €€€, cof, cof), e depois distraio-me sempre com tão elevado debate sobre escrever um bom “protuguês”. (Reparem que pus as aspas para garantir que perceberam que eu escrevi mal de propósito. No entanto se por acaso estiver enganado e afinal estiver bem escrito, por favor desconsiderem este parêntesis).

Eu sugiro uma maciça limpeza. Onde está um moderador, quando precisamos de um! angel

[quote=civfan]Eu sugiro uma maciça limpeza. Onde está um moderador, quando precisamos de um! angel[/quote]

Não me tentes!

_

Abaixo a censuuuura! E o Dugy que baixe o preço do Infamous Traffic! :wink:

Ui…

Não posso. Já tenho um interessado no BGG… da China!!! Vejam lá!

Fónix! Já não basta a EDP, a REN, a Fidelidade, os vistos gold e o imobiliario, agora também os jogos de tabuleiro? Isto é tudo dos chineses!

Eu também estou a gostar muito deste tópico de "vendas". Só agora tive um tempo para ler tudo e comentar. Tenho a acrescentar que não venho a este tópico à espera que os preços baixem mas venho à espera que o Fresh Fish passe da versão alemã para a versão inglesa zombie

Isso era MASSIVAMENTE intrigante! evilgrin

Sabes que é language independent, mas preferes a caixa em inglês, compreendo.

mas quem é que diz o que é alemão ou inglês? um dicionário? pfff

[quote=PedroS]mas quem é que diz o que é alemão ou inglês? um dicionário? pfff[/quote]

LOL

Esta comunidade é mui sui generis!

Um bem haja, gente boa!

O meu Infamous… T_T

Vai de viagem até ao outro lado do globo…

Actualização FRISANTE de Preços!

E não Tiago, o Fresh Fish ainda não se converteu na versão inglesa… sad

Possível entrega na InvictaCon, no dia de sábado, 10/11 desde manhã até à noite.

Ainda tem o P.I. e o RAJ?

Enviei MP.

Por enquanto, estão disponíveis.

Envia MP por favor.

Enviei resposta.

Actualização INSANA de Preços!

Introdução de um jogo: Incómodos Invitados.

E sim, esta será a última actualização de preços. fighting