Videos de explicação em português

Existem muitos jogos de grande qualidade que sendo de maior complexidade, assustam muitas pessoas durante a sua primeira explicação. O ideal seria haver um video falado em português, com que os jogadores pudessem ver ao seu ritmo e quantas vezes quissessem. Mesmo que continue a haver explicação na altura da jogatana, continuaria a ajudar o explicador/dono a rever as regras.



O grande problema dos videos é o tempo dispendido: conseguimos garantir a produção (e argumento) do vídeo, e já temos a promessa do explicador do Agricola,ThroughTheAges e DieMacher (em https://www.youtube.com/user/tujogas) que vai tentar melhorar a sua voz robótica.



Mas para a edição/condensação de horas e horas vídeo não temos tempo (nem dom). Daí este apelo à comunidade: da lista abaixo (50 jogos não lineares do top 200) qual o jogo que terias tempo para editar? As propostas podem ser recebidas através de [email protected] ou do formulário de contacto.



Quem sabe, finalmente convences uma determinada pessoa a experimentar um jogo mais complexo?




 1830: Railways & Robber Barons
 1960: The Making of the President
 Airlines Europe
 Carson City
 The Castles of Burgundy
 Caylus
 Dominant Species
 Dungeon Lords
 El Grande
 Endeavor
 Fresco
 At the Gates of Loyang
 Genoa
 Ghost Stories
 Goa
 Homesteaders
 Imperial 2030
 Innovation
 Lancaster
 Le Havre
 London
 Lords of Waterdeep
 Macao
 Mage Knight Board Game
 Navegador
 Neuroshima Hex!
 Ora et Labora
 The Pillars of the Earth
 Power Grid
 Puerto Rico
 RoboRally
 Seasons
 Sid Meier's Civilization: The Board Game
 Small World
 Age of Steam
 Summoner Wars: Master Set
 Terra Mystica
 Tigris & Euphrates
 Tikal
 Tinners' Trail
 Torres
 Trajan
 Troyes
 Twilight Struggle
 Tzolk'in: The Mayan Calendar
 Vasco da Gama
 Village
 Vinhos
 Letters from Whitechapel
 Yspahan

Obrigado desde já.

Acho a ideia muito interessante e contributiva, pelo que mereces desde já um “hurra” pela iniciativa.

 

Pessoalmente, costumo ver os vídeos da “Dice Tower” e da “White Gloves” sempre que estão disponíveis, ainda esta semana aprendi a jogar o “Toledo” do Martin Wallace a partir desses dois, sendo que o Dice Tower tem um estilo puramente review, enquanto o White Gloves é um teaching aid do editor.

 

Dos jogos que sugeres, voluntario-me para o “Tinner’s Trail” (graças ao Hélio que nos explicou, obrigado páh!) e se não houver mais ninguém, posso fazer do “El Grande” e acredito que do “Arilines Europe” também.

 

Creio que deixaste escapar dois outros jogos do Top200, aliás, Top 100, que também deveriam ter vídeos explicativos, porque são fáceis de se jogar mas não de se aprender, refiro-me a “Stone Age” e “Hansa Teutonica”, sendo que me voluntario para esses também. “Age of Industry” deveria ter igualmente, mas esse gostaria eu de aprender.

Obrigado pela oferta. Os videos serão apenas das regras dos jogos, e eventualmente terão algumas considerações das tácticas e estratégias.



Os três jogos que referes são jogos que recomendamos, mas o explicador deseja cumprir o mandamento "Não expliques o que pessoalmente não gostas". Logo apenas está disposto a explicar o Stone Age.



Uma clarificação: a vantagem do voluntariado é escolheres um jogo que não saibas jogar, e o video aparecerá mais rapidamente.

Olá, 



existem alguns sites brasileiros que tem explicações sobre alguns desses jogos (e outros), tanto em áudio como em vídeo. Há também traduções, reviews, etc. Vale a pena!



Seguems os links:

https://www.redomanet.com.br/

https://jogandooffline.blogspot.pt/

https://www.aboardgames.net/


















Muito boa iniciativa! Se tivesse conhecimentos de edição de vídeo teria muito gosto em voluntariar-me.