Existem muitos jogos de grande qualidade que sendo de maior complexidade, assustam muitas pessoas durante a sua primeira explicação. O ideal seria haver um video falado em português, com que os jogadores pudessem ver ao seu ritmo e quantas vezes quissessem. Mesmo que continue a haver explicação na altura da jogatana, continuaria a ajudar o explicador/dono a rever as regras.
O grande problema dos videos é o tempo dispendido: conseguimos garantir a produção (e argumento) do vídeo, e já temos a promessa do explicador do Agricola,ThroughTheAges e DieMacher (em https://www.youtube.com/user/tujogas) que vai tentar melhorar a sua voz robótica.
Mas para a edição/condensação de horas e horas vídeo não temos tempo (nem dom). Daí este apelo à comunidade: da lista abaixo (50 jogos não lineares do top 200) qual o jogo que terias tempo para editar? As propostas podem ser recebidas através de [email protected] ou do formulário de contacto.
Quem sabe, finalmente convences uma determinada pessoa a experimentar um jogo mais complexo?
Obrigado desde já.
Acho a ideia muito interessante e contributiva, pelo que mereces desde já um “hurra” pela iniciativa.
Pessoalmente, costumo ver os vídeos da “Dice Tower” e da “White Gloves” sempre que estão disponíveis, ainda esta semana aprendi a jogar o “Toledo” do Martin Wallace a partir desses dois, sendo que o Dice Tower tem um estilo puramente review, enquanto o White Gloves é um teaching aid do editor.
Dos jogos que sugeres, voluntario-me para o “Tinner’s Trail” (graças ao Hélio que nos explicou, obrigado páh!) e se não houver mais ninguém, posso fazer do “El Grande” e acredito que do “Arilines Europe” também.
Creio que deixaste escapar dois outros jogos do Top200, aliás, Top 100, que também deveriam ter vídeos explicativos, porque são fáceis de se jogar mas não de se aprender, refiro-me a “Stone Age” e “Hansa Teutonica”, sendo que me voluntario para esses também. “Age of Industry” deveria ter igualmente, mas esse gostaria eu de aprender.
Obrigado pela oferta. Os videos serão apenas das regras dos jogos, e eventualmente terão algumas considerações das tácticas e estratégias.
Os três jogos que referes são jogos que recomendamos, mas o explicador deseja cumprir o mandamento "Não expliques o que pessoalmente não gostas". Logo apenas está disposto a explicar o Stone Age.
Uma clarificação: a vantagem do voluntariado é escolheres um jogo que não saibas jogar, e o video aparecerá mais rapidamente.
Olá,
existem alguns sites brasileiros que tem explicações sobre alguns desses jogos (e outros), tanto em áudio como em vídeo. Há também traduções, reviews, etc. Vale a pena!
Seguems os links:
https://www.redomanet.com.br/
https://jogandooffline.blogspot.pt/
https://www.aboardgames.net/
Muito boa iniciativa! Se tivesse conhecimentos de edição de vídeo teria muito gosto em voluntariar-me.
1830: Railways & Robber Barons
1960: The Making of the President
Airlines Europe
Carson City
The Castles of Burgundy
Caylus
Dominant Species
Dungeon Lords
El Grande
Endeavor
Fresco
At the Gates of Loyang
Genoa
Ghost Stories
Goa
Homesteaders
Imperial 2030
Innovation
Lancaster
Le Havre
London
Lords of Waterdeep
Macao
Mage Knight Board Game
Navegador
Neuroshima Hex!
Ora et Labora
The Pillars of the Earth
Power Grid
Puerto Rico
RoboRally
Seasons
Sid Meier's Civilization: The Board Game
Small World
Age of Steam
Summoner Wars: Master Set
Terra Mystica
Tigris & Euphrates
Tikal
Tinners' Trail
Torres
Trajan
Troyes
Twilight Struggle
Tzolk'in: The Mayan Calendar
Vasco da Gama
Village
Vinhos
Letters from Whitechapel
Yspahan