Vital

[quote=JohnnyBeGood] Julgo que o Vital tem idade suficiente para arcar com as consequências dos seus actos[/quote]Pois, era isso que estava a perguntar, quais são as consequências?

Quanto a bani-lo do grupo, tenho ideia que a opção em todos os grupos de Boardgamers tem sido o open membership. Achas que devemos passar para invite?

Devemos acolher todos os que se queiram juntar, quantos mais melhor.

Banir seria apenas uma tomada de posição simbólica.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Não acho que se deva mudar a forma de acolher novos membros. Também não acho que se deva banir o Newrev do grupo...

Eu sei que estou a ser cruel, pá... Não deve ser fácil viver assim. Ser membro de um grupo, organizar e participar num torneio e depois saber que ninguém desse grupo participou... Ser membro de um site e ao mesmo tempo criador de um outro que vive de criticar o primeiro... Deve ser do caraças, pá.

Já agora... Há bocado fui ver o Grupo do Porto e aparece-me Manager: Anónimo...

Alguma coisa estranha, ou é mesmo assim?

Já agora, quem é o Vital?.. :wink:

… Mais seriamente, é de não dar atenção pois claramente é uma chamada de atenção contra-producente.

E acreditem, o pessoal do RPG já está calejado de chamadas de atenção destas e ainda está recuperar um pouco das posições fracturantes que se instalaram aqui no AbreoJogo. Deixem o fogo tornar-se cinzas. :slight_smile:

Pombeiro, tranca à vontade se a coisa descambar e se for preciso manda-se justificações individuais por e-mail e chamadas de atenção como o caso Electric Dreams.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.wordpress.com - Viajando pelos mundos do RPG!

O Vital o que faz é, como o Vasco disse, tentar chamar a atenção para ele de qualquer maneira. Polémicas, etc. Quase que aposto que para ele qualquer atenção é boa.

Como o Costa disse, eu com ele não tenho queixas, mas também verdade seja dita não gosto de ver ninguém atacar seja quem for nesta comunidade, portanto estou do lado da malta do Porto. Mas como eu disse na mensagem acima, e como muita gente aqui disse, a indiferença é, neste caso, a melhor solução.

Imaginem um boardgame. O Machiavelli. Um dos poderes do jogo é o Papa. O Papa tem uma regra engraçada no jogo. Se ele emite uma ordem e ninguém a segue, ele fica imediatamente isolado no jogo, e como o jogo é uma variante do Diplomacy já estão a ver os estragos que isso implica. Usem esta mecânica com o Vital. Não liguem a nada do que ele diz, que ele vai acabar isolado mais cedo ou mais tarde. Nós não somos burros e vemos quem está a atacar quem, e a comunidade acaba por agir de maneira a isolar os individuos que causam só problemas.

Eis algo que nunca disse a ninguém. O meu grupo também já sofreu ataques deste género, e ao vivo. Num dos sitios onde a gente joga de maneira casual para mostrar a quem queira ver os boardgames. Era sempre o mesmo fega a insultar-nos a torto e a direito. A nossa solução foi simples, continuar a jogar e nem ligar. Isto era bastante mau pois os gajos eram mesmo agressivos nos insultos, mas a gente deixou andar e com o tempo eles viram que a gente não lhes dava corda e deixaram de nos chatear.

No fim, quando está tudo dito, resume-se a alguém querer atenção de qualquer maneira. O grupo do Porto é um grupo espectacular, cheio de malta espectacular pelo que conheci no LeiriaCon. Eu sei o que é ter o nosso grupo insultado, e sei que a vontade é logo responder, ou no nosso caso com uns quantos elementos do nosso grupo, ir logo para a porrada. Não lhe façam a vontade, não façam o que ele quer, dar-lhe mais atenção, seja ela negativa ou positiva, pois isso é simplesmente atirar gasolina para a fogueira. Deixem o fogo queimar a lenha e morrer. Não vale a pena o stress que isto causa.

100% contigo João. Não vamos importância ao assunto.

https://spielportugal.blogspot.com

Não sabia que tinha essa consequência, mas foi por ter retirado a autoria na entrada do grupo, apenas para que estecticamente ficasse melhor. Um avatar ali por cima fica meio esquisito.

Coisas do drupal.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Ok, é seguir caminho.

... mas isto já me está a parecer uma crucificação

Virou-se de costas, baixou as calças e dobrou-se!! Temos pena!!

Por mim trancava o post!! Já foi dito mais que suficiente! Mas não acho neste momento que deva ser alguém do grupo do Porto a fazê-lo.

Não gostas de fazer parte de um site péssimo como é o AoJ ?

com esta história toda! Vou-me calar!

Tenho medo é que isto descambe ainda mais...

A malta do grupo do Porto até está a ser calma. Ainda ninguém o insultou ou mandou para a pata que o pôs, sem ofensa ao MGBM, claro!!! Acho que as respostas têm sido ponderadas e com um nível bem acima do que ele merece...

Até gostava de saber pelo Soledade se de facto aquilo aconteceu... eu posso mesmo ter feito aquilo sem querer porque sou distraído ao ponto de não me aperceber que estão a tentar falar-me.

Quanto ao descambar, para mim a decisão de bloquear ou não é do Johnny. O post é dele. Se entretanto entenderem os restantes moderadores noutro sentido, por mim tudo bem. Eu já decidi que não vou responder na mesma moeda. Aquilo que for de alguma relevância e que eu creia merecer esclarecimento dos restantes membros, esclareço. O resto, caguei...

Já vi tópicos a descabarem muito mais e ninguém disse nada.

O tópico diz respeito ao grupo do porto, e até agora assim se tem mantido (sem danos colaterais aparentes.

As respostas estão dentro de parametros aceitáveis de uma sociedade dialogante e democrática.

Não vejo qualquer sentido de cruxificação do Vital. Por comentários passados e por este último, toda a comunidade se deveria sentir "incomodada" uma vez que ele ataca constantemente o AoJ e particularmente o grupo do Porto desde o incidente Shiva Skunk.

Se tivesse que me sentar todas as semanas à mesa com ele para jogar, podem estar certos que já lhe tinha dado nas orelhas em pessoa e se preciso mandar abaixo de Braga.

A indiferença pode ser uma solução, a ver vamos. Ele tinha prometido deixar-se de cenas no último mail que trocamos e desde aí não me lembro de alguém o ter importunado.

Não vou trancar o thread nem alimentar mais a polémica e não me parece que mais alguém do grupo o vá fazer. Alertei o Asur para não disparatar no tópico e não me parece que o vá fazer. Portanto, o tópico irá morrer como nasceu.

Vou seguir o vosso conselho e fomentar o mesmo sentimento de indiferença.

Lamento que tenha sido necessário recorrer a uma conversa destas no seio do Kumité, mas pelo menos a malta veio cá falar (pena que por estas razões) e mostrou que afinal as atitudes contam.

Agora é só canalizar essa vontade participativa para coisas mais úteis no AoJ e mostrar que o site não é só um desfilar de anúncios de encontros.

[quote=JohnnyBeGood]Agora é só canalizar essa vontade participativa para coisas mais úteis no AoJ e mostrar que o site não é só um desfilar de anúncios de encontros.[/quote]Já agora, se me disserem que o AoJ só serve para organizar todo o tipo de eventos ao longo do país, eu respondo "não é excelente?". A verdade é que há de tudo neste site, mas - se quisermos olhar só para a componente de promoção do jogo, de tudo aquilo que os membros do site fazem acontecer - já é espectacular. A minha opinião é que traduções e críticas há em todo o lado, mas os encontros para jogar são preciosos.

Penso que o AoJ soube encontrar o seu papel no seio da comunidade.
E mais emportante, penso que os jogadores aprenderam a respeitar esse papel.

Mais do que ser um canal com críticas e antevisões, o AoJ é o ponto de encontro, a plataforma de referência para se saber o que se passa por aí. E como diz o Rick, isso é excelente.

Existem blogs de qualidade que abordam temas mais específicos, mas com o projecto "saia-curta" que o Johnny está a preparar e com a ajuda de todos nós e mais uns quantos carolas, que os há por aí, vamos ainda dar mais destaque ao AoJ.

Também acho que haveria espaço para a Rede do Vital, mas ele, infelizmente não soube valorizar a diferença e preferiu sempre uma estratégia de assalto ao AoJ. Tenho pena, por causa disso muita gente deixou de lá ir, e eu incluído. E tenho mesmo pena, porque a Rede até tem algumas secções giras, como a dos downloads...

Mas adiante, vamos para a frente com o AoJ e promover certas e determinadas acções:
- as reviews, são uma boa ideia;
- Vou passar a organizar MathTrades regulares (a próxima será para a Primavera);
- Uns concursos;
- etc...

Sei que já estou a fugir ao tópico. É o problema de estar fechado num quarto de hotel, em León, sem ter ninguém com quem falar :P - give me a break, ok?

Para terminar e agora a sério.
Esta minha proposta até pode ser considerada ingénua e idealista, mas eu sou um gajo idealista, que fazer!
Eu predisponho-me desde já, se houver interesse do Johnny e do Mallgur a servir de elemento diplomático e falar com o newrev e agendar, por exemplo, um jogo na TrincaCon. Eu, obviamente também participaria com vocês no jogo e na conversa. A ideia é tentar, que a malta se entenda. Não gosto de ver malta de costas voltadas, nunca gostei. E tudo farei para evitar que isso aconteça.
Como já foi dito por tanta gente, somos tão poucos, que não nos podemos dar ao luxo de criar divisões. Ao fim ao cabo, quer queiramos admitir, quer não, temos todos um gosto comum - jogar jogos! Vamos por aí...

https://spielportugal.blogspot.com

Não penso que a situação exija mediação diplomática, embora agradeça a tua boa-vontade.

Como disse antes, nunca aconteceu nos cruzarmos e se isso acontecer, não tenho qalquer problema em falar com ele e até a sentar à mesma mesa - mas vai ter que levar comigo.

Não sei se ele vai a Abrantes... a ver vamos. Mas aceito a proposta de jogarmos qualquer coisa. Por agora só tenho um BSG alinhavado com o Manuel "eurotrasher" Pombeiro. Talvez um Brass para ver se eu aprendo a jogar isso deve ser :)

Contem comigo para o BSG! Se precisarem de um possível cylon, claro…

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.wordpress.com - Viajando pelos mundos do RPG!

Vendo o comentário do Vital nessa thread só posso abanar a cabeça com pena do desperdicio que ele faz a si próprio. Em vez de ajudar a comunidade, só cria polémicas onde não existem. Enfim. Como dei a minha palavra de mandar as minhas reviews para o site dele e não sou pessoa de voltar atrás na palavra, ainda penso que serão elas que fazem ciclar a frontpage ocasionalmente. Mas na operação “saia-curta”, as reviews são exclusivas só para aqui, portanto ele ta com azar.

Quanto ao AoJ, acho que este site é a pedra base do hobby em Portugal. Não fosse este site e o hobby não teria o tamanho que tem agora, seria menos organizado e a malta não se conheceria uns aos outros. É excelente ter um site onde se pode marcar encontros e jogatanas, mais, é essencial para a sobrevivência do hobby cá em PT.

E vocês todos são cylons, principalmente o Pombeiro!