Vital

E vão três!!

Tranquei o post do João e penso que se devia discutir isto. Ponho inclusivé na mesa apagar o dito Post ou o membro!, Ou então um warning ou raio que seja.

Quais são as vossas opiniões?

Que post? Aonde?

aqui: https://www.abreojogo.com/boardgamers_porto/2009/02/que_se_diz_por_ai

[quote=Firepigeon]E vão três!! Tranquei o post do João e penso que se devia discutir isto. Ponho inclusivé na mesa apagar o dito Post ou o membro!, Ou então um warning ou raio que seja. Quais são as vossas opiniões?[/quote]

Não penso que o post deva ficar trancado e muito menos que se deva expulsar o Johnny (suponho que não fosse isso que quisesses dizer, Pombeiro.).

Este é um fórum de discussão livre e a opção de deixar que um determinado assunto seja ou não discutido deve ficar ao critério do autor, neste caso o Johnny, excepto em casos de clara violação dos princípios básicos do AoJ e da boa educação. Proponho portanto a reabertura do post e, a existir uma tomada de posição dos moderadores, que a mesma seja expressa em resposta ao mesmo, com explicação de que o post fopi bloqueado temporariamente.

Por outro lado, esta questão da rede de jogos deve ser analisada. Penso que, em certa medida, estamos perante uma situação do tipo F:AT vs BGG. Tal como o F:AT nasceu e vive, essencialmente, do combate ao BGG ou à sua suposta orientação mais "Euro", o Rede de Jogos parece não ter actividade relevante excepto para atacar o AoJ ou alguns dos seus membros. Creio que o AoJ, ou pelo menos a sua administração, tem duas opções. Pode, tal como o BGG ignorar estes ataques e não dar importância ao assunto, esperando que esta atitude acabe por ser auto-destructiva ou, sendo os membros do Rede de Jogos, em muitos casos, também membros do AoJ serem avisados de que a sua participação neste site e num outro que tem como objectivo atacar ou diminuir o primeiro não é bem vista.

Como a minha relação com o Vital, o seu site e principalmente a sua atitude perante o AoJ é sobejamente conhecida dos restantes moderadores, escuso-me a emitir uma opinião acerca do que penso ser mais adequado. Apenas alerto para a possibilidade de a eventual expulsão do Newrev ser um oportunidade para mais ataques e vitimização (Sócrates-like) por parte do mesmo.

Em relação às afirmações do Vital, não tenho muito a dizer. Se o Vital fosse um tipo mais esperto, não diria isto porque, sendo ele membro do grupo do Porto, está a contradizer-se ao afirmar que ninguém do grupo participou no torneio. Mesmo ignorando esta contradição e manifesta falta de argúcia, poderia o rapaz ter dado uma vista de olhos na actividade do grupo a que pertence e ter percebido que o grupo do porto nunca jogou Age of Steam (aliás nenhum dos seus membros realmente localizados no Porto o tem) e que é natural que não se sentissem muito tentados a participar num torneio de um jogo que não conhecem. Mas creio que este é claramente um daqueles casos em que a vontade de maldizer é tanta que o raciocínio fica nublado. Não sei se fique chateado, se tenha pena...

Esse comentario extremamente infeliz (e tipico dele) foi critico mas não foi insultuoso. Além de que foi escrito fora do abreojogo...

A melhor arma contra o Vital é ignora-lo e não dar-lhe importancia, que é o que ele procura.

[quote=Mallgur] não dar importância ao assunto, esperando que esta atitude acabe por ser auto-destructiva

Apenas alerto para a possibilidade de a eventual expulsão do Newrev ser um oportunidade para mais ataques e vitimização (Sócrates-like) por parte do mesmo.

[/quote]

Exactamente o que penso. Ele, sem a nossa ajuda ou de ninguem, já se está a excluir. As pessoas já sabem com o que contam, e ignoram.... Acho que não precisamos de nos queimar, quando ele salta sozinho para a fogueira...

Também acho que se deve ignorar para não criar um precedente horrivel que iria dividir a comunidade. Não vale a pena tar com trabalhos e criar mais problemas.

Eu posto as minhas reviews no site dele porque dei-lhe a minha palavra, à muito tempo atrás antes disto começar, que punha lá as minhas reviews, e a minha palavra é para ser cumprida, senão não me consideraria uma pessoa de honra. Mas é tudo o que faço lá.

Ignoremos. Como foi dito aqui ele está a auto-destruir-se, o tempo irá tratar do resto.

Bom, só para dizer que não se preocupem comigo, têm todo o meu apoio seja o que for que decidirem... eu mal conheço o Vital e não estou a par de nada disto... e de qualquer maneira pelos vossos comentários parece-me que estão na onda certa.

Já agora... e também na onda do "evitar" a victimização e o caneco, eu proponha que a partir de agora antes de um de nós trancar os comentários de um post que fizesse um mini-comentário no dito post a dizer que ia fazer isso mesmo e uma desculpa qualquer porquê. Neste caso, por exemplo, o Vital já pode começar a dizer por aí que o atacaram e que trancaram os comentários para ele nem sequer poder responder... quando presumo que a intenção do Pombeiro era exactamente a contrária, evitar as polémicas e salvar as "caras" e as honras. Por isso, e como alguém já recomendou, quando houver uma posição oficial sobre o assunto, era melhor mencionarem que o post foi trancado para evitar polémicas enquanto a moderação analisava o assunto e o que fazer.

(Já agora, recomendo que quando querem apagar um post polémico não o apaguem de verdade. Tirem-lhe antes o checkbox do "Publicado" e assim ele fica só acessível a nós moderadores, e fica disponível como "prova" se for preciso. Para todo o resto do site é que como se tivesse deixado de existir.)

Ontem avisei logo o Jonhnny que ia bloquear o post antes que começassse a descambar. E pretendi que a questão se discutisse aqui. Concordo com a idéia que é o próprio rapaz Vital que faz a fogueira, rega-se de gasolina e atira-se pra lá!! Mas o João tb não perdoa!! Por isso tb vai um puxaoo de orelhas para ele!!

Qq um dos moderadores no grupo do Porto pode desbloquear o mesmo, mas aviso que vou lá estar com um pau, se vir aquilo a descambar como aconteceu da ultima vez!!! Penso que ignorar é a melhor arma, daí faço um apelo ao Joao e ao resto do pessoal do Porto: caguem no que o Vital diz fora do AoJ!!!

Eu disse "se fosse numa outra situação qualquer"...

Coloquei o post conscientemente no grupo do Porto e não na página principal.

Falei com o Pombeiro 10 segundos após ter publicado e já ele o estava a trancar ,mesmo com o meu desacordo por achar que o post não é ofensivo e apenas alerta para o facto de existir um indivíduo que está continuamente a escrever o que lhe dá nas ganas sobre o grupo do porto e seus membros.

Se achásse que ele devia ser expulso do grupo do porto, teria falado com o Mallgur e eventualmente com outros membros do grupo e ele pura e simplesmente seria removido da lista de membros do grupo (não pretendi colocar na mesa a possibilidade de expulsão do AoJ).

Claro que a minha opinião acerca da atitude-autodestrutiva é a mesma que a vossa, mas não podia deixar passar mais uma sem que se tome uma atitude.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Não vale a pena estarmos à porrada por isto. Lembrem-se, a nossa comunidade é pequena demais para haver bulhas seja pelo que for.

Sim, ninguém pensa de maneira igual, e ainda bem porque se fossemos todos iguais o mundo não teria graça. Sim, o Vital tá sempre a abusar da sorte, mas como disse o tempo tratará disso. Agora não vale a pena andarmos zangados por isto.

A malta é toda fixe. É tudo gente porreira, e sei que é verdade porque encontrei-vos quase a todos no LeiriaCon. Não deixem que isto faça a malta andar mal uns com os outros.

Não deixem um elemento destruir as relações boas entre a comunidade, simplesmente deixem andar. Garanto-vos que a indiferença é a arma mais destruidora que existe. Não é o ódio mas a indiferença. E se dermos indiferença ao Vital vão ver que ele ou se corrige ou cai no esquecimento enquanto o resto da malta tá bem da vida.

Em suma, não vale a pena zangar-se nem por isto nem pelo que seja, não vale o tempo e esforço desperdiçados. Pensemos antes é em maneiras de unir a comunidade. No fim, ele pode falar mal do grupo do Porto, mas pensem antes assim, um fala mal, mas em compensação 300 falam bem. Quem importa mais? :slight_smile:

Bom...

Proponho que se reabra o post, se o João quiser.

Também proponho que seja colocado um comentário, em nome geral dos administradores do AoJ, se isso é possível, repudiando o comentário mas mantendo alguma neutralidade. Algo deste género:

"O conjunto de moderadores do Abre o Jogo entendeu, com base em situações anteriores e com vista a evitar escladas no tom dos comentários, bloquear as respostas a este tópico enquanto analisava a situação.

Os comentários estão agora abertos mas pedimos aos membros que tenham em atenção que o texto citado foi publicado num outro site, ainda que, sendo referente a um grupo específico de utilizadores, seja relevante para informação e troca de impressões entre os membros do Abre o Jogo. Pede-se pois contenção nas eventuais respostas.

Devido à sua natureza, o texto aqui citado merece o repúdio da administração do Abre o Jogo, mormente sendo da autoria de alguém que é membro desta comunidade e que tem sido bem acolhido e apoiado nas iniciativas que promove em actividades a que o Abre o Jogo está intimamente ligado.

Lamentamos que o autor tenha sentido a necessidade de apontar ou criticar alguns membros do site por não terem aderido a uma iniciativa sua, mas entedemos que é livre de o fazer, seja aqui no Abre o Jogo, onde o poderia ter feito, seja num qualquer outro site.

Agradecemos a vossa compreensão.

"

Creio que, deste modo, se mostra algum desagrado sem tomar atitudes muito drásticas.

Assim, coloco duas questões:

1 - Johnny, queres abrir o tópico a comentários?

2 - Restantes moderadores, entendem ser interessante reabrir o tópico e colocar um comentário similar ao proposto?

Pela minha parte, caso o tópico seja reaberto, irei tentar não comentar. Se, eventualmente o fizer será na linha daquilo que já fiz aqui... Chamando a atenção para os dois factos que mencionei no meu comentário anterior, tirando comentários mais pessoais ao Newrev.

[quote=vch]A melhor arma contra o Vital é ignora-lo e não dar-lhe importancia, que é o que ele procura.[/quote]Assino por baixo. O pessoal ainda visita a rededejogos para quê? Para vigiar o que dali sai?

Abstenho-me na escolha de solução, mas apoio a solução escolhida: seja apagar o post, abrir para comentarios e/ou colocar uma resposta.

A ser escolhida a resposta, acho que não valeria a pena dizer que os comentarios estavam bloqueados. É verdade que esta resposta vai servir para chamar a atenção das pessoas para as atitudes do Vital (e talvez defender em parte a honra do grupo do Porto), mas isso é o que o Vital procura: atenção

Pois... eu tenho que dizer que reli o post e não me parece mau, excepto a parte de mencionar propôr expulsão (que neste caso é do grupo do Porto, não do site do abreojogo)... tendo em conta a enormidade que Vital escreveu. Ele é membro do grupo e diz que ninguém do grupo jogou? LOL. O Mallgur não deixou o pessoal do Porto participar no torneio? Francamente! Há com cada maluco...

Manisfestar repúdio oficial acho que já ia longe demais pro meu estômago.. blergh... mas se vomitar prometo apontar ao Vital, hehe.

Eu acho que pessoas que querem ter importância à força são mesmo para ignorar, é o melhor "castigo" e é o que merecem.

Mas neste caso há um post que foi trancado e isso merece uma explicação... a mais brever possível... se não já se sabe, o Vital é um pobre rapaz que é atacado e nem pode responder porque trancam os posts. Por isso não sei, malta...

Não tinha reparado antes, mas realmente o Vital está é a bater no grupo do Porto (mas lá teve de meter o abreojogo ao barulho também)... há 3 administradores nesse grupo, Mallgur, Johnny e o Danger, o grupo é mais deles que nosso, podíamos deixá-los a eles fazerem o que bem entendessem, não sei.

Considero esta a melhor solução.

[quote=Mallgur] Restantes moderadores, entendem ser interessante reabrir o tópico e colocar um comentário similar ao proposto[/quote]Muito mais importante do que eu acho interessante é a liberdade de qualquer utilizador criar o tópico que quiser, desde que dentro do mínimo de bom senso, relevãncia e educação. O tópico "O que se diz por aí" é perfeitamente razoável. Trancá-lo foi uma forma de evitar respostas desagradáveis, mas não sei até que ponto nós deveremos fazer moderação dessa forma preventiva. Acho preferível abrir o tópico e, fazendo-o rapidamente, não considero ser necessário um comentário como o proposto.

Agora, tirando o meu chapéu de moderador, parece-me que o objectivo do tópico é pouco claro. Como não estive presente no evento - e este torneio nem sequer veio à baila nas conversas que tive com a malta aqui do Porto - só através do que disse agora o Mallgur é que eu penso perceber o que se passou. Acho que, em parte, o Johnny está blowing off some steam ;) e principalmente está a fazer uma chamada de atenção para a atitude do Vital. No entanto, se o que se pretende é simplesmente ignorá-lo, porquê trazer este assunto para o grupo? Para que o Vital possa responder no abreojogo e eventualmente se retractar?

Eu, por mim, ignorava toda esta situação.
Sei que há aqui algumas inimizades conhecidas e já todos sabemos como o Vital é.
Eu pessoalmente dou-me bem com aquela malta, mas também percebo que os gajos não facilitam nem uma beca.
No meu entender, não devemos dar importância ao caso. Era chamar muita atenção a um assunto que se calhar nem vai dar muito nas vistas.
E quanto mais atenção dermos aos comentários do Vital (ainda por cima fora do AoJ) mais riscos corremos de vir a ter uma situação tipo Michael Barnes.
E meus queridos amigos... isso seria a pior coisa que podia acontecer por cá. Numa altura em que o hobby começa a ter uma maior visibilidade e mais aficcionados, dividir a comunidade, seria uma certidão de óbito para o hobby.

Quanto ao pessoal do Porto, que se possa sentir ofendido, peço-lhes paciência... vamos tentar não empolgar isto. Não vale a pena!

já q fui eu que os tranquei.

Mas não se deve dar indicação de pq’s ou pq nãos! Mas continuo na minha q se vejo a thread descambar (e não me interessa de quem seja o descambanço) tou com o pau na mão!!!

BTW: nem me façam entrar em comentários sobre o dito “torneio”. Isto sim são regras para um torneio de AoS: https://www.boardgamers.org/yearbkex/aospge.htm

Não foi "blowing off some steam" até porque da última vez troquei mails com o vital e julgava que ele se iria abster deste tipo de atitudes.

Não fiz o post como sendo uma retaliação pessoal, até porque não estive no evento, mas sim, faço parte do grupo do porto e vou aos encontros do grupo.

Não vou compactuar com a atitude do menino que se porta mal, mas porque é menino vamos desculpar. Julgo que o Vital tem idade suficiente para arcar com as consequências dos seus actos.

Não era de todo necessário este assunto ter chegado a estas instâncias, antes mesmo dos membros do grupo se pronunciarem.

Na verdade este é um assunto que diz respeito aos membros do grupo do porto, e a opção de tomada de posição deve ser dos membros do grupo.

Se pensarmos nos moldes em que foi tomada uma posição (bloqueio do tópico), então eu ou o Mallgur poderiamos ter pura e simplesmente banido o newrev do grupo e emitido um comunicado a anunciar a medida.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»