Como de costume, o Sr. JMendes organizou mais uma semana de RPGs que tenta ocorrer todos os anos por volta desta altura. A ideia é concentrar um punhado de pessoas num local semi-remoto, encher esse local com jogos de RP que nunca ninguém tenha jogado ou que tenha uma grande vontade de voltar a jogar e passar uma semana inteira a não fazer mais nada que não seja jogar, a ideia é descobrir novas coisas, por isso o que vai para a Semana do RPG fica na semana do RPG, ou seja, jogos que se jogavam regularmente não são para ser jogados lá e jogos que são começados lá não vão ser continuados depois (a não ser talvez na próxima edição da Semana).
E foi exactamente isso que ocorreu entre os passados dias 6 a 17 de Maio. Os participantes foram eu, o Sr. JMendes (como seria expectável), a Sra. Ana Carrilho e o Sr. B0rg.
Normalmente o "local semi-remoto" costuma ser nas Caldas da Rainha, contudo por motivos fora do nosso controle este ano fomos para Chinicato, uma bela terra (suponho) ao pé de Lagos.
Os jogos levados foram Dust Devils, Mortal Coil, PrimeTime Adventures, Sorcerer, Spirit Of The Century e The Mountain Witch.
O formato que tentámos adoptar foi jogar duas vezes por dia, com PTA à tarde (tendo feito uma época em 6 dias, que começou no sábado dia 9) e depois um outro jogo à noite depois do jantar, tirando no último sábado e domingo em que fizemos uma maratona de Sorcerer.
Dos jogos que levámos apenas não chegámos a tocar no The Mountain Witch, visto o criador recomendar que o grupo tenha 4 jogadores mais 1 GM e nós tínhamos só 3 jogadores. Contudo do que li do livro (visto ler livros de RPG ser o que o pessoal fazia nos intervalos, é temático) não fiquei muito impressionado. Para quem não sabe o jogo é sobre um grupo de Ronin que se encontra no sopé do Monte Fuji com a missão de eliminar rolem os tambores momento crescente de suspense a/o Mountain Witch, O-Yamma.
Este é o contexto onde decorre a acção, o jogo em si é depois sobre a confiança que cada PC tem para com outro PC e a luta interior de cada um contra os seus demónios. Isto é feito através de uma mecânica chamada Trust, onde cada jogador vai atribuindo um número de pontos de confiança ao PC de outro e também vai recebendo de outros, estes pontos são depois usados para ajudar a acção de outro PC, comprar direitos narrativos de uma cena ou para trair outro PC (dando uma vantagem mecânica ao traidor). Para além disso cada jogador vai receber no início do jogo uma carta secreta com o seu Dark Fate, nesta carta está escrito algo que só o jogador sabe e que foi o que o realmente trouxe para a montanha, exemplos: uma paixão secreta por outro PC, um favor que deve a O-Yamma, etc. este depois vai sendo revelado durante o jogo e vai sendo usado para criar tensão entre o grupo.
O que não gostei no jogo - tudo o que eu vou dizer a seguir tem a salvaguarda de ser a minha impressão pós-leitura, é provável que toda esta minha opinião mude depois de jogar - é que o Dark Fate não tem qualquer implicação mecânica no jogo, ou seja, mesmo que o jogador se importe com o dito não consegue fazer grande coisa com ele, é apenas um pedaço de ficção que anda ali pelo ar e que não acho que traga um grande significado ao jogo. Para além disso o sistema de resolução pareceu-me algo pobre, cada jogador envolvido num conflito rola 1d6 (única e exclusivamente, as habilidades existem só para dar cor e não têm efeitos mecânicos) e depois compara o valor (que pode ser alterado usando as mecânicas de ajuda e traição do trust) com o do GM ou outro PC, a diferença de valores dá ao vencedor diferentes graus liberdades para descrever como é que a situação é resolvida. Eu percebo que a intenção do criador seja focar o jogo apenas na confiança e traição entre os PCs, mas esta mecânica faz-me lembrar o InSpecters onde cada jogador também rola (de maneira diferente) para ver como é que vai narrar a resolução da situação e depois a parte da imaginação negociada vai ficando um bocado para trás e passa a ser um jogo de ver quem é que vai narrar agora, mas é a jogar para ver pois também consigo ver como o PTA seja semelhante em filosofia e a coisa resulta muito bem.
Num saldo mais positivo o livro tem ilustrações a cores (para quem se importa), o que nem sempre é comum, e trás ao longo do livro muita informação histórica e mitologia do Japão da altura do jogo, especialmente sobre Samurais e Castelos, bem como (o que acho ser) uma boa lista de referências (urls, filmes, livros, etc.) sobre estes temas para quem os queira explorar mais (eu vou, o jogo passou o gosto).
Como só consegui aparecer para jogar no Sábado dia 9, acabei por não jogar Spirit Of The Century, que foi jogado entretanto pelo resto do pessoal que foi mais cedo (dia 6), acho que o B0rg não ficou muito emocionado com a coisa e o JMendes ficou com o gosto e é capaz de voltar a experimentar.
Irei postar neste blogue, em várias entradas, a minha opinião sobre os jogos que jogámos e como as coisas correram em cada um. Mas deixo já a minha opinião geral sobre o evento.
Curtido! Uma semana inteira a jogar coisas novas e onde a preocupação mais stressante é saber se vai haver pão para absorver o molho que a Sra. Ana metia nas suas magnificas refeições, é mesmo o que um gajo precisa para arejar a cabeça e mergulhar a fundo nas possibilidades que este hobby nos trás com maneiras de jogar e jogos diferentes, convém também que seja com pessoal assim porreiro, como foi o caso, para irmos descontraindo e estarmos na palhaçada nos intervalos dos jogos, bem como para assistir a fascinantes discussões de filosofia, religião, RPG, culinário e o eterno confronto entre os hábitos caseiros/de vida masculinos e femininos.
No geral gostei imenso, trouxe para cá algumas ideias mais concretas sobre RPG no geral e alguns jogos no particular que irei estar a mastigar nos próximos dias. Espero que para o ano haja mais.
Entretanto vou pondo a minha leitura do Portal em dia, até à data já consegui limpar os cerca de 40 mails que recebi só à conta dos grupos, jovens arranjem uma vida!
EDIT:
Quem quiser acompanhar os resultados deste eventos sobre outros pontos de vista:
Blogue do Sr. JMendes: Lisbon Gamer
Blogue da Sra. Ana: Geek By Proxy