VtM by Plasmas

Depois de ler todas as vossas teorias disto e daquilo (nomeadamente Sim-Chars, GNT e + n sei qts trapalhadas que vocês lêm da Forge), eis aquilo que penso do muy nobre RP de VtM, nomeadamente Modern Ages (sim, pq EU acho que é bastante diferente da sua contraparte DA, ou Werewolf ou aquelas trapalhadas pós-modernistas da White Wolf, i.e., Exalted e Requiem)

. VtM é um jogo de ascensão social, pois somos vampiros recentemente criados para sermos neonates, servos e peões de alguem + poderoso, que nos usa e abusa muito frequentemente, muitas das vezes sem nós nos apercebermos disso. Numa Hierarquia militar, seriamos o soldado raso, que com algum sacrificio, inteligencia e sorte chegaria a General, uns + rapidos que outros.

. Sobre a questão que alguns de vocês colocaram sobre “Como a minha perso reagiria se fosse humano e de repente fosse vampiro, sem ter mentor?‿. Bom… isso é praticamente topico para se fazer uma campanha de “n‿ meses, desde à ambientação da perso humana, a sua ambientação num mundo que as lendas são reais, à sua nova “dieta‿ e aos problemas sociais/religiosos que isso implicam. É por essas e por outras obrigo a malta logo a ter, pelo menos, Mentor a 1, e acabam-se logo essas discussões! Obviamente que a malta, depois de saber que vampiro tem n vantagens sobre os humanos (Dominate, Auspex, Obfuscate, etc, já pra n falar dos combos prá porrada de Fortitude/Celerity/Potence), tá se a cagar pró que era antes, e quer é começar uma aventura com os seus novos brinquedos! É raro (mas mesmo muito raro, principalmente entre os machos latinos dos quais me incluo) encontrar alguem que queira antes ser humano do que Vampiro, e que faça bom RP disso.

. RPG de VtM é uma aventura que nós, GM e todos os jogadores presentes, usam para crescimento espiritual, desenvolvimento intelectual em situações stressantes e fora do normal, divertimento e descontracção, convivio com pessoas de iguais interesses, motivo para conversas porcas e divertidas sem envolver largas quantidades de alcool e musica techno aos altos berros, e principalmente ver o nosso “bebé‿ (aka PC) a crescer, seja num gajo cada vez + bruto prá porrada, ou num terrivel mago capaz de voar e mandar fireballs em tudo o que se mexa, ou ser justicar ou principe duma cidadezeca ou outra coisa qq.

. Outra questão que vos queria colocar é a situação do XP. Isso de penalizar o jogador se fizer mal as coisas, tendo às vezes XP negativo ou nulo (ridiculo, mas foi essa a conclusão que tirei dos vossos topicos) é frustar todos aqueles que tiveram uma tarde inteira a ter neuroses com uma verdadeira chapada psicologica. Eis a minha maneira de atribuir XPs, tendo em conta que a aventura decorreu numa sessão de uma tarde/noite:
- 3 de XP para participações pouco activas (o que eu gosto de chamar corpo-presente, mente-ausente)
- 4 de XP para participações activas que puderam fazer decorrer com normalidade toda a sessão
- 5 de XP para participações extraordinarias, determinantes para o sucesso da party, fossem a nivel fisico como a nivel social.
Alguns jogadores/GMs veteranos poderão achar que sou bom demais em dar todo este XP, mas a verdade é que esta é a maneira de agarrar o vosso jogador nas 1ªs sessões, dando-lhes estes “bombons‿. Como o PC terá todos os seus stats bastante baixos, devido ao processo de criação de perso da White Wolf, estes 3/4/5 de XP poderão parecer uma fortuna! Realidade essa que será desfeita dentro de algumas semanas, quando começarem a tentar passar da 3ª prá 4ª bolinha na Disciplina, e verem que a fdp custa uns 15XP (tou a supor que é a do clã)! :stuck_out_tongue:

. Plot points = Toda a gente fala de kickers, starters e sabe-se lá + do quê! No vampire tem-se aquela semelhante à famosa do D&D “encontram-se todos no bar Ye Old Blue Oyster‿, mas no VtM a que gosto + é a do “Todos vocês vão se apresentar ao principe na cidade …‿, e depois disso algo de terrivel passa e o principe mete todos num misto de jogo de detectives à procura duma merda qq. A verdade é esta: resulta! Sim, é previsivel, mas a minha imaginação é mesmo assim, basica.

. Motivação = Algo tb que queria discutir convosco é a motivação dos jogadores. Tar a jogar por jogar é chato n só para a pessoa que está aborrecida, mas tb para os outros, incluindo GM. Jogar com malta que aprecia o tema, o perso que tem, a maneira de mestrar do GM e todo o estilo das aventuras é do melhor que se pode ter nesta vida (não digo melhor que sexo, mas está lá perto). Estão sempre a falar de jogadores insatisfeitos à procura de RPs… para esses, aconselho a pensarem por baixo, ou seja, talvez se calhar em vez de tentarem procurar outros jogos, que tal pegarem em todo o conhecimento que têm e tentar mestrar um ou outro jogo, nem que seja só com 2 pessoas? O que n falta praí é malta que gosta de jogar RP, agora o que sinto verdadeira falta é de bons GMs. Se somos todos tão criticos sobre bons/maus GMs, o melhor seria sentir na pele o que é tentar ser um GM. Por + erros que se possam cometer ao principio, há-de chegar um dia que se consegue alcançar o sucesso de uma boa sessão (tem é de se arranjar, como é obvio, umas cobaias, digo jogadores, pacientes).

. Saber Mestrar = Falar de todo um jogo, sem saber do que se está a tratar, é sempre mau (pra n dizer humilhante), mas a verdade é mesmo essa. Os fdp da White Wolf, com os seus trezentos mil livros de vampire, conseguiram contradizer-se em vários topicos, persos, situações e sabe Deus o que mais. Vá lá que nisto tudo quem tem a ultima palavra é sempre o GM, senão acredito que muitas sessões acabariam à estalada. Mas tb digo-vos uma coisa: Contestem sempre que possivel o GM, isto qd têm a certeza de ter razão, apoiando-se nas sagradas escrituras vampiristicas dos livros de regras, senão os unicos que ganham essas discussões são os tipos das farmaceuticas e os seus demasiados caros comprimidos para as dores de cabeça. Isso de fuder a cabeça ao GM pq a vida corre mal e de apetecer gritar com alguem… bom, a partir daqui é más recordações e vontade de fazer certas agressões fisicas com certas e determinadas pessoas… e mudando de assunto.

. Dados, sorte, paia e batotas = é estranho compilar tudo isto e pensar que fazem todos parte do mesmo topico. Fico a pensar no que seria vampire sem dados… pera… acho que se chama Amber (piada facil). Muitas das sessões (de horas e horas) poderão ser recordadas, provavelmente qd tivermos netos e estarmos todos no banco do jardim a dar de comer aos pombos, com aqueles breves segundos do tipo “Lembraste qd estavas ao pé daquele malvado ghoul que nos ia matar a todos, mas que com aquele rolo de dados conseguiste ter 8 sucessos em 8 dados e o gajo fumblou o roll de stamina?‿ ou o classico “Lembraste qd achaste boa ideia acelerar no teu porsche carrera e tiveste triple fumble, ficando todo em chamas?‿. Mas uma coisa que condeno é a batota (isto nos jogadores, pq nos GMs é sempre bem roubar um ou outro sucesso do poderoso NPC elder que ou falhou o roll de self-control, ou então quiz dar uma chapadinha de atenção aos PCs, e teve a sorte de ter só sucessos nos seus 14 dados (e n quiz ele usar o potence!!!)

Queria escrever +, mas acho que isto tá já extenso o suficiente para debates.
E ignorem todos os erros de ortografia.
E tb n levem a mal o que escrevi, isto é apenas a opinião de uma pessoa.

aP

Hello.

Como sou jogador nesta campanha vou comentar umas coisinhas :slight_smile:

Eh pá, esta era daquelas coisas que podíamos ter discutido antes de começarmos a jogar. Eu fiz um personagem que se encaixa perfeitamente na tua ideia, mas foi por acaso :wink: Há outras pessoas com personagens desajustadas (ricmadeira?) que podiam ter beneficiado em ter lido um parágrafo como estes antes da campanha começar.

Concordo que funcionou na nossa campanha. É um ritual, uma forma de fazer a conversita “eu sou o GM e é isto que quero”, mas in-character. De facto, nem acho que a campanha começou aí mas mais tarde, dentro do carro do Príncipe a sermos atacados :slight_smile:

JP

PS: não percebi esta:

[quote=jpn]PS: não percebi esta:

Acho que o António se está a referir ao tópico original (Sistemas de Incentivo em VtM e D&D, ou lá como se chamava). Ele é que percebeu mal a ideia de se dizer que Vamp é talvez um jogo de “soma negativa”, ou lá qual era o termo, com o facto de que se queria/devia dar XPs negativos. Algo assim, imagino eu. :slight_smile:

Carry on!

Pois, se foi isto então não :slight_smile:

A ideia é que, usando o exemplo do Plasmas, um vampiro quer subir na vida, de soldado raso a general. Para tal tem que lixar outros vampiros e perder humanidade devido às escolhas que fez. No fundo, mesmo que ele ganhe XPs, houve quem perdesse: os seus inimigos e ele próprio.

Será isto?

JP

Oi, :slight_smile:

Sigh… eu até queria ter alguma coisa inteligente para dizer, mas a verdade é que não percebi metade do que escreveste, e a metade que percebi não parecia ter nada por baixo, pelo que nem sequer sei onde começar.

Good thing: tu pareces ser um gajo inteligente, e com bastantes opiniões.

Bad thing: as tuas opiniões estão cheias de pressupostos nocivos, aparentemente porque nunca te deste ao trabalho de perceber a teoria que está por trás.

Podes perguntar, okay, so what?

Mas essa é precisamente a pergunta que eu faço acerca do teu post: okay, so what?

Tal como o JP, também não percebi a que é que isto se referia:

Cheers,

J.

plasmas wrote:
penalizar o jogador se fizer mal as coisas, tendo às vezes XP negativo ou nulo (ridiculo, mas foi essa a conclusão que tirei dos vossos topicos)

Se calhar n me fiz entender nesta parte… Li um bocado à pressa um topico qq (acho que era do ricmadeira) sobre que o que um jogador fizesse de mal anulava o que ele tinha feito bem nessa sessão, fazendo uma soma nula ou negativa… pode ser que tenha lido mal, mas é eu amanha procurar novamente o topico e le-lo com calma.

Sobre o bad thing: Sim, gostava de perceber as teorias, e a verdade é que nos RPs podes ter 1001 teorias, mas o principal do RP n é discuti-las, é mais jogar e divertires com os teus amigos (acho que esse é o prob de malta como eu que pertence à geração MTV)

Sobre o “So what” do JMendes: Este topico foi + um desabafar da minha parte sobre coisas que estão a acontecer e que já aconteceram comigo neste mundo de RPs. Tendo em conta que a maioria deles foi de VtM, e de que metade da malta deste forum é do grupo com que costumo jogar aos Domingos, decidi escrever tudo aquilo.

e um recado pró JP: Eu não quero que andes a lixar toda a gente e a perder humanidade que nem um maluco. Se tu achas que é assim que deves de jogar a tua perso, força! Mas lembra-te que foste humano à pouco tempo, e por mais mauzinho que sejas com as pessoas, a tua consciencia fala sempre + alto, fazendo com que tenhas calma nos teus actos!

aP

Ahoy, :slight_smile:

Eh, pá, se me aparecesse um gajo à frente durante uma sessão de RPG e dissesse, olhem, hoje não vamos jogar, vamos antes discutir teoria, eu mandava-o dar uma curva. Tal como tu dizes, o objectivo é jogar.

Só que jogar RPGs é um skill, que ainda por cima é um skill difícil. Pode ser aprendido, mas é difícil nonetheless. Se não concordas, basta leres o último thread do Rick Danger.

Ora, para o aprender, para o ensinar, sobretudo para fazer bons jogos, é preciso teoria. Donde, o principal objectivo da teoria, de falar sobre ela, é potenciar maior diversão nos jogos.

Assim, quando aparece um gajo fora de uma sessão de RPG a dizer que teoria não é importante, eu hesito sobre o que é que ele poderá querer dizer com aquilo… :slight_smile:

Cheers,

J.

Bom, rapazes, espero que ninguém esteja chateado, ou que tenha lido demasiado nos textos um do outro. Eu conheço-vos muito bem; são excelentes pessoas, portanto se precisarem vão por mim e acreditem que ninguém está chateado com ninguém. :wink:

De resto, o portal está cá para representar todas as ideias, opiniões e pessoas. Portanto não se inibam nunca de se exprimir! Se acharem que isso pode magoar outra pessoa, ou começar uma flame war, ou deixar-vos expostos a comentários que não querem ler, então têm um óptimo remédio: usem o vosso blogue aqui no portal e não façam referências directas aos vossos “alvos”; é um blogue, é pessoal, é vosso, portanto mais ninguém tem nada a ver com o que escrevem por lá.

Carry on!

Eh, pá, se me aparecesse um gajo à frente durante uma sessão de RPG e dissesse, olhem, hoje não vamos jogar, vamos antes discutir teoria, eu mandava-o dar uma curva. Tal como tu dizes, o objectivo é jogar.

-snip-

Ora, para o aprender, para o ensinar, sobretudo para fazer bons jogos, é preciso teoria. Donde, o principal objectivo da teoria, de falar sobre ela, é potenciar maior diversão nos jogos.[/quote]

Não sei com quem concordo… Em teoria, com o JMendes. Na prática, já vi demasiadas discussões de teoria dar para o torto… Neste momento, com a malta que jogo, só levanto discussões teóricas sobre pontos concretos.

(Mais uma vez, a Forge tem uma série de insights interessantíssimos sobre o problema de discutir teoria - é que uma discussão puramente teórica torna-se fácilmente uma discussão sobre o contrato social, e daí a discutir relações pessoais vai um passo muito pequeno :P)

JP

Eh pá, tem fé nas regras do VtM. Há uma mecânica de humanidade que serve de consciência ao personagem. Quanto mais pequena for a humanidade, mais graves serão as consequências dos actos desumanos do meu personagem, e mais ele vai pensar neles.

Neste caso, penso que tratar do assunto em metajogo é redundante e potencialmente negativo (porque diminui a liberdade do jogador sem um ganho correspondente que eu veja).

Só acho que devas interver se o comportamento desumano do meu personagem não se encaixe na tua visão da campanha. Mas aí acho necessário discutirmos melhor exactamente o que é que queres da campanha. É que, depois do parágrafo sobre “soldados rasos que chegam a generais”, fiquei com a impressão que íamos subir na Camarilla a pulso…

JP

Independentemente da teoria, das regras, do sistema e dos gostos, falta referir a empatia.
Não consegues jogar se não houver empatia entre o pessoal.
Não consegues jogar se não houver empatia com o sistema.
Acima de tudo, é penoso jogar sem comes e bebes.

[quote=Elora]Independentemente da teoria, das regras, do sistema e dos gostos, falta referir a empatia.
Não consegues jogar se não houver empatia entre o pessoal.
Não consegues jogar se não houver empatia com o sistema.[/quote]

Concordo a 100%. Mas é seguro assumir que já existe empatia entre o pessoal :slight_smile: Senão eu não estava lá. Estamos a falar de afinar pequenas coisas que correm menos bem.

Jogar em casa do Ricmadeira = ganhar peso. Há bolo de chocolate acabado de fazer em todas as sessões :slight_smile:

Saudades das sessões de culinária experimental + RPGs, especialmente quando eram regadas com um bom vinho…

JP

Ui, e de que maneira. Ele é bolos, bolachas, rebuçados, caramelos, chupa-chupas… e muitas vezes as inevitáveis pizzas! Estou a ficar com uns pneuzitos por vossa causa :wink: Lá vou ter de me meter a fazer exercício…

Mas tenho de concordar a 100% que jogar sem comes e bebes é penoso :smiley:


A Mestrar: Amber Diceless
A Jogar: Vampire: the Masquerade (PBEM e Tabletop)

Asereje, :slight_smile:

[quote=“jpn”]com a malta que jogo, só levanto discussões teóricas sobre pontos concretos[/quote]Ya, neste ponto, tu, eu e o plasmas estamos de acordo. Durante a sessão, é pra jogar.

Discutir o que se gosta e o que se não gosta é uma coisa. Mas discutir teoria durante a sessão, não tá a dar.

Ah, e discutir teoria, só com quem quer discutir teoria. Principalmente, alguém sem ser o GM tentar explicar GNS a um gajo que se está a cagar é meio caminho andado para ele ficar chateado. Aí, também concordo contigo. (Por razões que me transcedem, os GMs têm um bocado mais de leeway neste aspecto…)

Por outro lado, o contrato social não é assim tão bicho de sete cabeças. Se um gajo perguntar, ouve lá, ó GM, és suposto ser tu a lembrar-te que o power XPTO é buéda bom, ou queres que nós, jogadores, te lembremos de vez em quando, isso cai no âmbito de discutir o contrato social.

[quote=“Elora”]é penoso jogar sem comes e bebes[/quote]Talvez. Mas jogar com gajos bêbados, não, obrigado. Been there, done that, não tem piada nenhuma. Até porque jogar bêbado também não… Hmmm… Basicamente, a única coisa que gosto de fazer bêbado é beber mais… :wink:

Cheers,

J.

Pois, mas só discute um pormenor do contrato social. Estava a falar de renegociar o contrato social todo, estilo “estou farto desta agenda criativa” ou “devias utilizar esta técnica nova” (esta última então é fogo :P)

JP

Eu até acho que no dia das caipirinhas joguei muitissimo bem…

Ahoy, :slight_smile:

J:

  • “estou farto desta agenda criativa”: eu já me virei para o meu GM de L5R e disse isto mesmo. Ele fez que sim com a cabeça. Não aconteceu nada. Suponho que também nem é suposto acontecer. Mudar de CA a meio de uma campanha pode, de facto, ser complicado…

  • “devias utilizar esta técnica nova”: ok, isto eu faço mais ou menos todos os dias. Nem sequer consigo visualizar alguém a levar isto a mal.

Elora:
Eh… ok. ;>

Cheers,

J.

Jogador: “devias utilizar esta técnica nova”
GM: “se estás a questionar as técnicas que uso, para que é que ainda jogas comigo?”

Pergunta o resultado final desta troca de palavras ao Ricmadeira :frowning:

JP

Oi, :slight_smile:

[quote=“jpn”]Jogador: “devias utilizar esta técnica nova”
GM: “se estás a questionar as técnicas que uso, para que é que ainda jogas comigo?”[/quote]WTF?!?

Isso começou directamente assim, ou já havia histórico argumentativo por trás?

Wow…

Cheers,

J.