Werewolves na sala de aula

Gostaria de partilhar esta minha loucura de levar este jogo tão inocente para a minha sala de aula. Hoje em dia, inovar é verbo participante na carreira de um professor, contudo falar de lobisomens e morte macabras necessita de algum cuidado. :-) Mas mesmo assim, aventurei-me.

Assim, os meus grupos de aldeões são crianças, meros aprendizes, aos quais este gostinho pela partilha e por conhecer as regras pode já ser incutido. De notar, que a minha forma de relatar os acontecimentos foi mais diminuta e cuidada aquando das descrições. Contudo, esta foi a opinião dos miúdos."quando jogamos outra vez, teacher!", "Não conhecia jogos assim!"entre muitos outros comentários.

De um modo geral, os meus alunos aderiram à temática e conseguiram entrar no fantástico mundo das personagens e do roleplay. Eu, pessoalmente, estava renitente quanto ao empenho dos mesmos, já que esta comunidade é um pouco "especial", mas compreenderam e eu adorei a experiência. Acho que vou tentar com outros jogos, mas gostava da vossa sincera opinião. Quais? Tenho turmas que vão dos 12 aos 25 alunos com idades dos 7 aos 9 anos.Aguardo sugestões.

******

Xana

Já introduzi muitas vezes o Werewolves nas minhas aulas com um bom nível de sucesso. Raios, já o joguei num casamento e teve grande sucesso.

Uso-o como ice-breaker nas aulas de apresentação para compreender as dinâmicas de grupo e identificar dificuldades cognitivas e como jogo especial de celebração do Halloween.

De resto já introduzi um RPG de Superheróis (em formato de comic!) em Língua Inglesa onde orientei a criação de personagens para aprofundar o domínio lexical.

De resto pouco mais. Se pesquisares existe por aqui no AbreoJogo um tópico só sobre jogos bons para um público jovem e uma sobre as experiências do Pombeiro e a sua esposa com os jogos numa escola primária.

Nunca tentes é jogar Long Live the King com os teus alunos… Confia em mim.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.wordpress.com - Viajando pelos mundos do RPG!

Parabéns pela iniciativa! Fico contente que tenha sido bem recebido. Não há muito tempo ofereci uma cópia do Werewolf à minha prima para ela tentar usar com os seus alunos. Ainda não sei resultados.

Posso sugerir-te, assim de repente, um Wits & Wagers por equipas. O problema é a dimensão do grupo... se os puderes separar tens mais opções, claro. Há sempre o Rythm & Boullet... Pow Wow...

Boa sorte!

[quote=jrmariano]Se pesquisares existe por aqui no AbreoJogo um tópico só sobre jogos bons para um público jovem e uma sobre as experiências do Pombeiro e a sua esposa com os jogos numa escola primária.[/quote]

Como diz o Mariano: [url=https://www.boardgamegeek.com/geeklist/26160]Going to school and back again[/url], com a preciosa ajuda do Vasco.

Qt ao Werewolves, nunca experimentei assim numa sala de aula, mas já o fiz com grupos com miúdagem e foi sempre um sucesso!!

boas, eu posso falar um pouco devido à experiência que tenho como formador do Programa de Matemática para Professores do 1º CEB e tb como professor de Matemática em geral.

Desde que comecei a dar esta formação à 4 anos na ESE da Guarda que tento que os meus professores/formandos levem para as suas salas de aula jogos...! No início mostram-se um pouco relutantes, como é que a Matemática está nos jogos? Faço-os ver que existe muito mais por detrás do que um simples jogo e que no meu caso em particular, existe muita Matemática dentro e fora de um jogo. Mostrando que jogar um jogo em grupo, permite mobilizar atitudes, desenvolver o respeito, compreensão de regras, favorece a concentração e a atenção, tudo factores extremamente importantes na área da Matemática.

Assim para miúdos do 1º ano proponho sempre um Halli Galli (4 jogadores), para trabalhar a decomposição do 5 e para testar os niveis de atenção e cálculo mental. No 2ºano, o Snorta (7 jogadores), basicamente serve para testar a memorização e a atenção. no 3ºano e 4ºano proponho o Jungle Speed (5 a 6 jogadores).

Tenho trabalhado com estes e os miúdos gostam bastante...

Cool

Antes de saber da existência do Werewolves, já jogava a sua versão soft, com lobos na vez de lobisomens. E fiz uso dela em aulas e em encontros/ ensaios de teatro. Raios, o jogo até acabou por dar origem ao nome do grupo! Aconselho a maiores de 14. Nem sempre é bem jogado à primeira, mas depois disso não querem outra coisa.

https://jogoeu.blogspot.com/2009/01/iniciativa-uma-tarde-jogar.html

https://jogoeu.blogspot.com/2008/11/i-oficina-de-jogos.html

Curiosamente amanhã farei a minha 2ª oficina! Conto tirar fotos!

Força nisso

https://jogoeu.blogspot.com

Parabéns!

Iniciativas como esta são fundamentais! Mais do que jogar é neste momento divulgar o hobbie.

E já tens uma mão cheia de sugestões!

Go Werewolfs!!

provavelmente ja conhecem mas de qualquer forma fica aqui um video duma sessao de werewolves na numa sala de aula:

https://www.youtube.com/watch?v=NshXRaWKLhU&feature=related

Pessoal, agradeço imenso as ideias e os relatos de todos os momentos em que os lobisomens dominaram!!

Um abraço e espero ver-vos, a todos, aqui por esta zona abandonada!!!

Xana

No ano passado, introduzi o werewolves na sala de aula numa turma de 10º ano. Claro que fi-lo por saber que a turma adere com facilidade a novos desafios e por ser uma turma especial. Era a ultima aula do 2º período e propôs-lhes essa nova descoberta. Adoraram. Após o início do 3º período, não se "calavam" com o lobisomem. Agora, no 11º ano, além do lobisomem, acrescentei um novo jogo, o rithme and boulet. Eles adoraram.

Tenho que acrescentar que o bichinho dos jogos foi, também, transmitido aos restantes colegas de escola, por isso, no passeio final de ano, a epidemia alastrar-se-á.

Protejam-se...Happy Meeple