Whatever happened to RPGs in Porto?

Há uns anos, era raro passar pela Barões Sírios, pela Devir ou por outra loja da especialidade onde não estivesse pelo menos um grupo a jogar RPGs ou a discutir mecânicas de RPGs ou a contar histórias das azelhices dos respectivos personagens.

Agora, talvez seja de mim, mas nada disto se vê.
É verdade que os espaços de jogo no Porto parecem ter encolhido, mas também parece que os grupos de jogo que então havia se dispersaram ou recolheram para espaços privados, deixando assim de permitir o contacto de leigos e potenciais interessados em RPGs.

A que se deve esta súbita invisibilidade/ameaça de extinção? Falta de tempo? Falta de interesse? Falta de espaços de jogo?

E que fazer para contrariar isto?

Não sei como era ou como costumava ser a cena de RPG(s) no Porto, mas pelo que vejo agora anda mesmo muito parado. Acredito que seja, principalmente, pela falta de espaços adequados e pela falta de tempo/disponibilidade por parte dos jogadores. *Interesse que não falta de certeza xD*

Acho que também as lojas não dão muito suporte ao RPG (como dito pelo Neonaeon) e isso ainda agrava a situação, fora o facto dos grupos terem se recolhido para espaços mais privados.

 

Vejo que o único jeito de reverter esta situação de crise é "recrutar" mais jogadores e mestres e voltar a jogar em espaços públicos, como as lojas especializadas. Assim fica mais fácil para novos jogadores encontrarem os grupos e locais de encontro, e também para aqueles que não conhecem muito RPG possam ser introduzidos aos jogos e observarem (e jogarem também, como é claro) os encontros/aventuras/jogos.

O pessoal mais velho que jogava, deixou de o fazer por razões variadas (trabalho, família, etc), o que é normal, mas não foi substituído por pessoal novo (e não me refiro a idade cronológica, pois há uns anos atrás havia pessoal muito jovem a jogar, com menos de 18); sem a visibilidade nas lojas, torna-se quase impossível recrutar novas pessoas. A questão é saber que falhou na passagem de testemunho. Talvez uma loja aberta à noite, reconhecida por todos como ponto de encontro, como era a Devir?

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Talvez se o pessoal do abreojogo se começar a encontrar no porto é uam maneira de começar a divulgação.

Falo porque, eu fã de anime e de cultura japonesa, eventos sobre o tema são quase inexstitentes no norte, à medida que o tempo foi passando fui conhecendo o pequeno grupo de pessoas que gosta do mesmo daqui do norte e mantemos o contacto fazendo encontros de vez em quando não só para falar dos temas mas tambem para tomar um café, beber umas cervejas, inclusive já fomos aos karts e ao bowlin e cada vez mais o grupo é maior.

Talvez seja isso que falta aos RPGs, um grupo que se encontre em locais publicos e mantenha o contacto para que desta forma seja mais fácil para quem se interessa junta.

 

Concordo plenamente, organizar um encontro de vários roleplayers num lugar publico poderia ajudar roleplayers sem grupos a contactarem uns com os outros.

Eu por mim sugiro que nos encontremos na arena num fim de semana.

Acho o mesmo, devíamos nos encontrar na Arena Devir num final de semana qualquer para trocarmos contactos e nos conhecermos melhor (e para alguns pessoalmente).

A arena devir é má ideia porque está sempre cheia de gente sobretudo ao fim de semana – sei porque trabalhei lá muito tempo: putos de pokemon aos guinchos, adultos de magic aos berros e a praguejar – talvez num sitio mais sossegado?


“HOUSE FLAMBEAU - where you teach your apprentices by pissing them off until their will to set you on fire overcomes the stactic paradigm”

“I still miss my ex-wife, but my aim is improving!”

Olá

no Verão passado estava à procura de um lugar para jogar que pudesse ser alternativo

à minha casa, e a primeira ideia que me surgiu foi a Devir.

Por isso fui lá perguntar, mas fiquei um tanto desanimado com a resposta. Ao fim

de semana, não deixam levar para lá um grupo de jogo porque toda a gente que lá

têm nesses dias para lá estar, geralmente em torneios ou coisas assim.

Acabei por ficar por minha casa.

Ainda assim, há algumas lojas de miniaturas por aí, mais que lojas de RPG, e às

vezes parece-me que se poderia fazer uma sinergia. A questão é que pelo que fui

perguntando, tipicamente os donos destas lojas nunca ouviram falar em D&D.