White Wolf e CCP - Fuuuusão!

Alguém sonha jogar Exalted MMORPG? Ou tem uma paixão secreta por EVE Online e quer vê-lo em tabletop?
Duas das maiores empresas online e offline de RPG estão prestes a juntar-se.
A empresa resultante irá manter ambos os nomes, tornando-se a White Wolf uma subsidiária da CCP.
O projecto inicial será trazer o gigantesco World of Darkness para massive online roleplay.
[quote=Mike Tinney, White Wolf's President]CCP brings industry-leading technical expertise and online game development experience to us. Together, we will create the industry's most innovative games leveraging both online and offline systems.[/quote]

Eu sei que já existem muitos escritores e criadores de RPG inseridos na indústria de videojogos (normalmente quando se fartam do mundo dos RPG ou quando são despedidos ou as empresas entram em falência) mas haver uma cooperação tão directa entre duas empresas com algum nome no meio mas com ambição para mais deve acabar por dar bons frutos!

Existe apetência por parte dos jogadores dos RPGs para MMOs baseados nos seus jogos favoritos e não passa um mês nos foruns que alguém não levante essa possibilidade. Os designers de RPG trazem a vantagem de criarem sistemas de interacção social que vão para além daqueles normalmente engendrados pelos designers de jogos. Os designers de jogos requerem uma boa substancialização do universo presente no jogo. Parece-me um bom casamento se efectivamente as coisas forem concretizadas o que deverá demorar algum tempo.

Eu por meu lado não tenho tanto tempo para MMOs como gostava e desde que fiquei obcecado pelo WOW ao ponto de estar a transformar-me noutra pessoa (o Mr. Hyde dos jogos on-line!) estou um bocado reticente em juntar-me a este comboio mas hey.... um Exalted on-line ou WOD on-line devem ser interessantes!

Um EVE RPG já não sei... Para quem conhece, o que nos pode trazer um RPG tabletop deste MMO?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Tenho de dizer que I didn’t saw that one coming… ainda por cima com a CCP sendo uma empresa da Islândia, não é?, e a WW sendo americana!

Surpresa total!

Antes de mais é com este post que deixo de ser um lurker neste forum/blog!

E qual melhor maneira de o fazer do que dando a opinião sobre esta fusão.

No dia em que comecei o meu trial de Eve Online e comprei os meus starter decks do EVE CCG da CCP recebo esta magnifica noticia da fusão. A CCP é de facto islandesa e a White Wolf americana, mas para quem não sabe estes dois paises tem história de cooperação. Até ao ano passado a Islandia era um protectorado dos USA em termos militares (a Islândia não tem exercito...mal tem policia para controlar os seus 300000 habitantes pois na verdade não precisa..) e tinha uma base aerea em Keflavik (o aeroporto da Islandia para voos internacionais) o que fazia com que tivessem um contigente que representava uma fatia consideravel da população da area de Reykjavic.

Logo não me espanta nada que eles colabora. E mais para quem seguiu a EVE players party viu que os comentarios dos CEO das duas empresas passaram por "Hey! They like beer..we like beer...so I'm sure it will work!"

Tendo trabalhado com Islandeses no ultimo ano, sou fã da sua cultura e consideros super eficazes e trabalhadores no que fazem por isso estou em crer que se a CCP mantiver a sua politica de inovação esta fusão vai beneficiar muito a White Wolf e ainda mais todos os fãs do World of Darkness.

Deixo ficar a pergunta: Será que passaremos a ter a Masquerade no EVE ?;)

Bemvindo ao AbreoJogo, JAC!

Bem o surpreendente é que a White Wolf tornou-se uma subsidiária (independente mas mesmo assim) da CCP. Noutros casos de fusões ou compras nas editoras de RPG as coisas não correram bem ou de certo modo foram um sinal grande de mudança. Daí a expectativa de muitos fãs.

Na economia global é de esperar cada vez mais estas parcerias internacionais. A antiga Target AB Games, editora nórdica de RPG e jogos de miniaturas tornou-se uma empresa de propriedades intelectuais sediada em Los Angeles por exemplo e já gere e explorar os direitos do Conan cedidos pela Robert E. Howard Estate.

Eu espero que esta fusão ponhas os americanos da WW serem mais exigentes com a qualidade e trabalhadores como os islandeses e os islandeses fazerem algo mais imaginativo e provocador de qualquer jogo que já tenham feito. A hipótese de se ver um MMO do novo World of Darkness é bem interessante como também é a de ser qualquer dia um jogo de ficção ciêntífica como o EVE em versão tabletop. Enfim vamos esperar para ver!

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Obrigado pelas boas vindas JRMariano.

Sim um EVE tabletop seria algo que tentaria meter logo as mãos...a ideia de inumeras naves diferentes e com um design tão porreiro como algumas do eve seria algo muito apelativo. Sobretudo tendo as opções do jogo online que vão desde Electronic Contermeasures , ate Warp Interdiction, uso de misseis e lasers etc etc..

Mas de facto não há nada de como esperar para ver... nunca se sabe para que lado estas coisas pendem até estarem de facto a ser contra

JAC

Deixo também as minhas boas-vindas ao JAC, ainda bem que postei esta notícia para te poderes estrear :)

A mim, a fusão deixa um pouco apreensivo. Parece-me claro que a estratégia da White Wolf - quando olha à volta e vê tantas empresas de RPG fechar - tem sido diversificar. Este movimento de fusão para ficarem subordinados a uma empresa de jogos online parece-me ser um discreto passo para o lado, no caso do mercado de RPGs tabletop entretanto não melhorar.

A indústria de entretenimento online/consolas está cada vez mais forte e há quem se pergunte o que irá acontecer aos jogos tradicionais. A WW responde a esta pergunta precavendo-se. Em último caso, já têem todos emprego a escrever módulos para a CCP :)

Por outro lado, eu da CCP só conheço mesmo o Eve Online, do qual joguei uma trial. Que mais é que eles fizeram ou andam a fazer?

[quote= WWWill]

Here's the short version of the cool-down news I can offer you all. I haven't posted this on RPGnet, because those guys went crazy with ignorant speculation and disinformation, and I don't want to associate with it.

Short version: Our merger with CCP was a decision we made because we like them, we like what's possible working with them and we had the freedom to make this decision. This was not a decision we were forced to make. We're elated. We're excited for the future.

The phrase "buy-out" implies things that are not appropriate here. Our two companies have come together -- we're here in Iceland because we're getting to know our new coworkers, not because we're being ignored or gutted, as some loud-mouthed dudes with no inside knowledge will tell you. The technical legal details -- which are beyond my education and my paygrade anyway -- mean that some of the official business terminology doesn't adequately describe what's happening here. (Merging a privately-held American company and a privately-held Icelandic company is much more complicated than any random forum speculation can sum-up with cynical bullshit.)

I feel confident that I have not spent this week getting drunk with people who wish us ill. These CCP folks are good people. You'd like them if you like us. The future looks good and we're happy to be where we are. Don't panic.

Cheers,
Will

[/quote]

Para quem não sabe o Will Hindmarch é o developer dos developers na White Wolf... E já agora...

[quote=Skellibjalla]

[quote]Dear fans of WoD and EVE

A few words on the subject from a perhaps unusual angle.

All of us, CCP and WW, have mingled extensively on a personal level. Practically the entire WW staff came to the EVE fanfest for the announcement, and we've been going to their HQ, meeting at GenCon, in Essen in Germany etc. in the last months. We have our EVE CCG Lead Designer moving with his entire family to Atlanta to facilitate and help building our relationships. Mergers are mergers and can be gritty and non-personal of course. But in a creative crowd like ours, privately owned, exploding businesses it is personal above everything - Have no doubt about that.

We will feed off each other's blood/talent to give you the best entertainment possible in the coming years. There is 100% respect for each other's professionality, enthusiasm, ability and experience. Our collective dreams will eventually become our collective virtual reality, and I know you all want me to say it, so I might as well - We are not going to rush anything. We will develop it to perfection and deliver a unique experience.

Everyone is dead-serious about bringing all the products forward in a sweeping motion - Everything else off the table! We are serious about each other's products. The top-dogs (including the Creative Directors of both companies) have already played through an alpha prototype of the EVE RPG and a good lot of us old CCPers are playing WoD RPGs tonight with the WW founders/leads tonight at the helm. I am excited and proud and I know that you all would like to be here...

I hope you appreciate this tiny bit of personal, behind-the-scenes info (before it gets lost in the message board flooding Wink).

~Love & Respect Cool

Perdoem-me o offtopic massivo, mas devo dizer que a referênciazinhas a Dragon Ball, mesmo passado estes anos todos, e mesmo sendo mais ou menos obscuras, ainda me fazem sorrir. Estiveste bem, Rick. Estiveste particularmente bem. :slight_smile:

Relativamente à fusão, e só para isto não ser totalmente inútil, devo dizer que não estava à espera mas não é nada que me choque particularmente. O mercado dos MMORPGs está “na moda” ao ponto de se começar a entrar um pouco em saturação, e este tipo de evolução é relativamente natural. Se vai correr bem ou mal, não sei. Mas, como já disse, não me surpreende particularmente.
Numa outra vertente, querem começar a fazer apostas para ver quem acerta na data da release date do (mais que provavel, eventualmente) “Vampire: Online”? :slight_smile:

Sérgio
https://smpb.freetxp.com

A CCP fez so o eve-online mm, o que andam a fazer é o eve-online sempre adicionando mais coisas e melhorando o jogo.

Abriram tb uma "sucursal" na china e abrindo outro server tao a correr agora basicamente 2 Eve's 1 internacional e outro dedicado a china foi criado outro para a china devido ás regulamentacoes impostas pelo governo e por terem preciso mudar varias coisas no jogo que nao eram permitidas tal como o uso da palavra "nuclear" (foi dito na fanfest deste ano)

Agora com esta parceria é que parece que vao comecar a criar um MMOG do WoD foi com a impressao que fiquei agora para quando isso e se vao dedicar a mais alguma coisa ja nao sei.

Uma coisa boa da CCP e que eles preocupam-se com os jogadores e mostram-se disponiveis para discussoes abertas sobre o futuro do jogo e modificacoes nele ate ja mudaram mtas coisas devido a feedback de jogadores e quem joga EVE sabe bem disso =)