Sinopse:
Wink é um pequeno jogo de cartas onde o objetivo é comunicar com o nosso par através do piscar de olhos sem que os outros jogadores descobram. Se descobrirem, a vantagem é do acusador que ganha pontos a duplicar, mas atenção cada jogador só tem 4 oportunidades para acusar!
Como se joga:
No início distribuem-se 4 cartas de acusação a cada jogador, 1 cartas de cor e o respetivo peão nessa cor e ainda cartas Wink (verso cinzento claro). O número de cartas Wink que se distribuem é variável em função do número de jogadores:- 8 cartas por jogador em partidas de 4 jogadores;
- 6 cartas por jogador em partidas de 5 jogadores;
- 5 cartas por jogador em partidas de 6 jogadores;
- 4 cartas por jogador em partidas de 7 ou 8 jogadores;
Em seguida, distribuem-se sobre a mesa todas as cartas “gémeas” das distribuídas aos jogadores (verso preto), com os números virados para cima formando uma grelha de 4×8.

No seu turno o jogador coloca o seu peão sobre uma carta Wink da mesa obedecendo a 2 condições:
- Não ter esse número na mão;
- Não haver nenhum peão adversário sobre a carta.
No caso de não acertar, o jogador que tinha a carta e não conseguiu piscar os olhos a tempo, coloca a carta à sua frente virada com o verso para cima, no fim do jogo não valerá nada, enquanto o jogador que não acertou tira o peão e vira a carta onde ele estava para o lado do verso.

Depois de tentar adivinhar quem é que tem a carta Wink que tinha selecionado no turno anterior, o jogador escolhe uma nova carta Wink e o processo repete-se.
Todos os jogadores podem intercetar a comunicação entre dois jogadores (piscar de olhos), se isso acontecer o jogador pára o jogo e acusa o jogador que acha que está a comunicar, dizendo qual o número que esse jogador está a tentar comunicar. Se acertar recolhe a carta que o acusado tem na mão e ainda a carta gémea que está sobre a mesa, devolvendo o peão ao dono. O dono do peão coloca-o logo de seguida sobre outra carta Wink.
Se o acusador não acertar a consequência é apenas a de perder uma carta de acusação.
Quer acerte ou não, o jogador que desconfiou perde sempre uma das suas cartas de acusação (só tem 4 cartas dessas!).
O jogo termina quando houver uma das duas condições seguintes:
- Um jogador não tiver mais cartas Wink na mão;
- Não houver mais cartas Wink sobre a mesa.
Avaliação:
Wink é um party game muito bem disposto que não deve ser jogado com menos de 5 jogadores. É rápido quer a ensinar quer a aprender e tem uma duração aceitável para aquilo que pretende.O jogo foi reeditado pela Letheia a partir da sua edição original de 1994, na altura lançado pela F.X. Schmid, entretanto extinta, com o nome de Zwinkern. O trabalho de reedição da editora francesa é merecedor dos nossos aplausos e parabéns pois o design gráfico do jogo ficou muito mais interessante do que o seu antecessor.
Review publicada em JE