Witchcraft?

Foi-me dada esta sexta-feira que passou, nova esperança relativamente ao meu proprio sistema de jogo que como já referi se intitula "Dark". Foi pelas onze da noite que fiquei a conhecer em toda a sua plenitude, um sistema de jogo publicado, apoiado e com diversos suplementos de nome witchcraft. Ora quem quer que inventou tal coisa devia sofrer de um nó na pinha de modo a que este se refletiu directamente no sistema de jogo. Ponto a ponto, são usados todos os tipos de dados que alguem se podia lembrar e isto porque? Não é concerteza por motivos estatisticos visto todos os lançamentos obedecerem a uma distribuição de probabilidade uniforme mas quase parece propositado para chatear. Ao jogador não basta lançar o dado, ele tera de executar operações como multiplicações, somas, pre adição ou subtração de valores tabelados conforme o caso e finalmente chegar a um resultado suado. Tudo no RPG parece seguir esta filosofia e nem a criação de personagem escapa quando somos deparados com coisas como ((Con+dex+wil)*4)+10 para definir pontos de endurance. Para finalizar esta curta impressão quero so rematar dizendo que a deturpação é tal que a deterrminado ponto no livro de regras deparamo-nos com pequenos doces como sejam podermos ter o skills de esteticista, podermos ser paraplegicos ou termos o nivel de crueldade dos gatos...

Bom, porque é que isto me deu esperanças em relação ao meu proprio sistema? Guess!!!

Ah, o famoso skill de esteticista! É bem, é muito bem!

Ena, mas não sabia que era assim tão complicado. Eu julgava que o tal Unisystem era relativamente simples e rápido; pelo menos estou farto de ouvir falar de como os RPGs da Buffy e do Angel se proporcionam bastante a jogos rápidos e cinemáticos, e eles supostamente usam o mesmo sistema, com umas adições fixes para os heróis se safarem melhor aos mauzões.

Já agora, só para ficar registado para a posterioridade, a Lady Entropy também tem a sua própria review aqui.

"You can choose just who you are."

Li um bocado na diagonal essa review e pode ficar tambem registado que a Lady Entropy foi o GM que me apresentou a mim e a tres amigos o RPG. Nao posso dizer que discorde de alguma coisa que esta na review porque ela fala substancialmente sobre ambiente e setting, pormenores a que tivemos muito pouco acesso nessa sessao introdutoria. Foi muito orientada a acção/combate e é nesse departamente principalmente que opino. Em termos de rolls simples o tal do unisystem é igual a fuzion que é igual a interlock que é igual a tudo o resto que funciona, mas dizer que é bom pq funciona parece-me um bocado puxado.

Em combate é tipo cada arma, conforme a classe de dano, parece usar um lançamento de dado diferente em que por exemplo uma faca rola 1D4 que multiplica pela força do individuo para obter dano final. No caso de uma granada o dano é obtido pelo lançamento de 1D6 ou 2D6 conforme a situação, somado com um modificador conforme a situação para obter o dano final. No caso de se apanhar dano e se ter uma armadura tem de se rolar conforme a armadura 1D8 * 3 conforme o caso. Todo este teatro é no meu entender um genero de burocracia das repartições publicas que so se poderia compreender se oferecesse algum tipo de rigor estatistico a situação coisa que não faz.

BTW, não me parece que ter um TN unico de 9 para sucesso seja simples visto que é preciso pensar em termos de que se o player tirou (X-9) o que é que isso quer dizer em grau de sucesso. O 9 começa a parecer cada vez mais arbitrario a medida que nos apercebemos que 9 é a dificuldade media e que existem penalizações ou bonificações aos rolls conforme ela flutua o que acaba por ser TN variavel disfarçado. Isto vai exactamente de encontro ao que eu tinha dito, é complicar o que é simples e directo. Exemplo de interlock: (stat medio é 5, skill medio é 5, roll medio é 5) => dificuldade media é 15 e os TNs variam na ordem do valor 5. O sistema é decimal por causa do dado de 10 e funciona de maneira simples e directa... Agora em witchcraft a dif media é 9 pq? stat medio? ok 3. skill medio? ok 3. roll medio? ups... E as penalidades ou bonificações? são unitarias aparentemente não baseadas em nada excepto a intenção de gerar uma escala de valores discretos positivos e negativos...

Com isto tudo o sistema é bom? Que funciona e é rapido é mas bebe 15 litros aos 100...

Bem, eu não sou grande fã do sistema já que tem várias coisas que não gosto mas acho que apresentas uma visão mais complicada do que ele é realmente.

ja me fizeste ir ao livro so para ver se não estava a confundir tudo e tu terias razão mas tipo, o sistema só usa d10! Todos os outros dados só são utilizados para dano. Ok, isso pode não ser a situação ideal mas não é essa confusão que dás a entender no teu post.

Na criação de personagem não percebo qual é o problema de se terem operações complexas. Nunca vi prob nenhum nisso! :)

Em relação às skills, desvantagens, etc não vou comentar! Isso seria uma outra looongaaaa conversa! :) 

--------------------------------------------------------------
[B0rg]
We r all as one!!
We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile...

If freedom is outlawed, only outlaws will have freedom.

[quote=Warman]Bom, porque é que isto me deu esperanças em relação ao meu proprio sistema? Guess!!![/quote]

Queres desenvolver? :)

Tou sempre interessado nestas coisas, ehehe. 

LOL! :)

Bom, o meu rpg ja anda em playtest a uns bons 6 anos e tem passado por muitas mutações sempre devido ao que funciona ou nao ingame. A minha ideia é que se um Witchcraft que esta tão "rough arround the edges" tem hipoteses de singrar entao sempre tenho esperanças de que o meu, que ja esta muito bem composto, possa um dia chegar a algum lado. 

hehehe, mau feitio meu provavelmente. :)

O sistema funciona por isso as coisas confusas que referi são facilmente ultrapassadas mas a questão é que revelam um total amadorismo no game design que eu nunca esperaria de um sistema published e por isso se calhar é que fui mais duro no comentario.

O meu post de certa maneira transmitiu muitas frustrações. Uma que falei noutro post em relação ao meu rpg e outra que foi estar a jogar e em combate sentir necessidade de uma calculadora e pensar "Mas para que tanta confusão?" de modo a que perdi todo o suspension of disbelief. Mais ainda o fatidico 9 de dificuldade, que não é dificil de obter, leva ou levou no caso, o GM a menosprezar todo o tipo de sucesso que nao fosse cabal.

Em resumo, e agradecido pela chamada de atenção a uma review demasiadamente ofuscada pelo mau feitio, o sistema funciona, joga-se mas como ja disse noutro lado consome 15 litros aos 100.

É verdade que, em muita coisa, Witchcraft podia estar bastante mais polido. Não só em termos de regras, como na apresentação e edição, nota-se que provavelmente este jogo, tal como muitos outros, foi fruto de um "one man show" do seu autor. Mesmo assim, Witchcraft está bastante ambicioso, condensa bastante conteúdo, muitas formas de poderes sobrenaturais, regras opcionais para cartas ou diceless, grande variedade de criaturas e mundos para além do nosso, manobras adicionais para combate, etc., etc., etc.

Falando dos dados estranhos, existem, de facto, para dano e para armas cujas especificações eu, sinceramente, não estou muito interessado em saber para um jogo de terror. Sei que, contas feitas, um humano normal leva um tiro nos cornos, ou uma boa naifada, e está às portas da morte. 

Quanto ao nosso amigo 9, não lhe chamo exactamente dificuldade, é a mesma coisa que o 7 em Exalted ou que o 8 no novo World of Darkness. Um fixed target number. Bónus dão +1s aos lançamentos, penalidades dão -1s, não é nada de génio, mas funciona. 

O melhor exemplo de Unisystem é a sua mais recente encarnação, agora em segunda edição, de Buffy: the Vampire Slayer. Foi este o jogo que deu fama ao sistema. Tem consideráveis alterações em relação ao Witchcraft, nomeadamente no combate e na apresentação das regras. Muito melhor.

Recomenda-se.