Wizard Extreme

Conheço  o jogo de cartas Wizard do qual aprecio bastante a mecânica. 

Agora tenho o Wizard Extreme, mas como as regras vêm em alemão, do qual só conheço uma vintena de palavras, continuo sem saber como jogar este parente do Wizard. Regras em tuga népia, nem em mirandês! 

Há alguém que tenha acesso às regras em português do Wizard Extreme? Atenção que é diferente do Wizard. 

Há alguém que pelo menos já tenha jogado ao Wizard Extreme e me possa dar uma explicação? 

Este não tem "N's" não tem "Z's", mas tem uma série de marcadores que não sei para que servem e uma figura dum tipo de negro. A numeração nas cartas vai até 15 invés dos 13, e tudo somado, parece-me que isto tem pouco a ver com o parente afastado. 

Escusam de procurar no BGG pois lá só há referência a umas cartas promocionais. Ainda assim o jogo está à venda na maior parte dos grandes distribuidores. 

Algum erudito por aí? :slight_smile:

Acho que o jogo é este, mais concretamente a edição de 2010 ou 2011 : https://boardgamegeek.com/boardgame/8129/die-sieben-siegel

Na secção dos ficheiros tens instruções em várias linguas para a edição de 2003, que se chamava os sete selos - Sieben Siegel. Espero é que não existam muitas alterações entre as várias edições eheh

Outra alternativa é fazeres download das instruções no site do fabricante - https://www.amigo-spiele.de/artikel-100903.html - e traduzires no google translator, boa sorte com esta opção

Eu com a minha vintena de palavras desenrasco mais do que o tradutor do Google. Aquilo é uma aberração disfarçada de programação. 

Ainda assim obrigado pelas dicas, vou dar uma olhada. 

É mesmo esse o jogo e no BGG tem as regras em espanhol e ingles. Nota: Sendo uma reediçao nao sei se nao tem pequenas alteraçoes. Do que me lembro os componentes sao os mesmos e parece tudo igual (excepto arte). Se quiseres posso confirmar se nao houve alteraçoes, mas so na quinta-feira.

Olá a todos

Sou grande fã do Wizard à algum tempo, fiquei a saber através deste post da nova versão mas não consigo encontrar para comprar. Sabem onde posso adquirir o jogo?

Melhores Cumprimentos

Luis Lobo

Nao sei se ainda existe para venda, mas o "jogo na mesa" tem na base de dados:

https://www.jogonamesa.pt/P/jogo.cgi?jogo_id=387

Pois foi precisamente no Jogo na Mesa onde comprei o meu exemplar.

Atenção que as regras estão em alemão. No link que foi dado mais acima pelo adv666, encontra-se as regras noutras línguas, apesar de ser um outro jogo clone deste. 

O caricato é que mesmo na Amazon inglesa este jogo é vendido com regras em alemão. 

Pois se puderes confirmar Lautresault, era excelente. Além de mim, já ficava garantido para outros que venham a ter o jogo.

Eu tenho o jogo.

Assim de cabeça (depois vou ver o jogo e confirmar tudo) vou explicar mais ou menos como se joga.

Não tenho aqui o jogo o que torna ainda mais dificil explicar.

Se não me engano o vermelho é sempre trunfo (se não é o vermelho é outra cor)…

É um jogo de vazas e tal como o Wizard, embora de forma diferente o objectivo é cumprir o que projectaste que ias fazer.

Aqui no inicio do jogo escolhes não só o número de vazas que fazes mas também a cor das mesmas…

Por ordem cada jogador vai escolher os cartoes de cada cor que representam as vazas.

Caso chegue a vez de um jogador escolher as vazas que faz não exista uma cor retira de um dos jogadores anteriores a cor e este recebe uma ficha branca.

Durante o jogo ao ser feita uma vaza devolve-se uma das fichas da cor da jogada. Caso seja obtida através do corte de uma jogada pode ser gasta uma ficha vermelha ou da cor da jogada.

As fichas brancas podem ser devolvidas em qualquer das cores…

Quando se faz uma vaza que não estava prevista recebe-se uma ficha preta.

Embora ainda não tenha dito é obrigatório assistir e ao contrário do Wizard (normal) não existem nenhumas cartas especiais…

Pontuação:

2 pontos por não fazer uma ficha de qualquer cor (ou seja ficar com ela no final)

3 pontos por ficha preta

4 pontos por ficha branca…

Por último um jogador tem hipotese de jogar de maneira diferente… Existe uma espécie de joker em que o objectivo é fazer os outros falharem, se não me engano apenas contam neste caso as fichas pretas (ou seja apenas se fizeres vazas a mais, ou diferentes na cor do que tinhas previsto)…

Neste caso do "joker" tem-se 4 pontos iniciais e o objectivo é chegar aos 0…

Ganha o jogo quem tiver menos pontos…

Não me lembro de como termina o jogo, mas apostaria que é cada jogador ser o 1º a escolher as vazas…

Espero ajudar…

Joao, tava a pedir ao Valentim para levar o jogo, se puderes lava-o tu. Eu fiz o download das regras e assim comparo no encontro de amanha.

Obrigado pela explicação João. 

Tenho pena de não ir amanhã ao encontro pois assim via em primeira mão o desenrolar. De qualquer modo após refrescares a mecânica já estareis mais operacionais para tirar dúvidas. 

Ficou por explicar a figura do mago negro. 

Não percebi bem a parte das pontuações:

• os pontos aumentam ou diminuem?
  • o objetivo é fazer as vazas certas, ou seja, livrando-nos dos marcadores que pegamos, nem mais nem menos, certo?
  • se fizermos a mais já recebemos marcadores pretos que dão pontos, se fizermos a menos temos os marcadores de cor no final que também dão pontos, certo? 

Tenho mesmo que procurar as regras em inglês no BGG, que ainda não tive oportunidade.

Os pontos diminuem. Os pontos são os que o João disse, mas negativos:

-2 pontos por peça colorida (vaza não feita)

-3 pontos por peça preta (vaza feita em excesso)

-4 pontos por peça branca

Cada jogador deve fazer apenas as vazas que disse que fazia no ínicio da ronda (livrando-se assim das cores correspondentes), de forma a pontuar 0 pontos, que é a pontuação ideal.

O "Joker" apanha 4 peças pretas logo no início da ronda. Em seguida o objectivo dele é não fazer qualquer vaza, fazendo com que os outros jogadores apanhem vazas em excesso. Por cada vaza em excesso, os outros jogadores têm de ir buscar uma das peças pretas do jogador "Joker". Por cada peça preta que o "Joker" não se livre, é -1 ponto para ele.

Faz-se luz. 

Então quantos pontos cada jogador tem no início e quantos deve ter no fim? Tem um número de mãos (partidas) para serem jogadas ou só termina quando se chega à pontuação pretendida? 

E a figura do mago negro o que é? Isso é o Joker? 

O mago negro que falas é o joker que eu falei.

Quanto aos pontos comças com zero e o objectivo é ficares próximo do zero, quer os pontos sejam negativos ou positivos (é indiferente).  Ganha quem estiver mais próximo do 0.

Quanto ao número de partidas sei que me expliquei um pouco mal, mas tenho quase a certeza que é igual ao número de jogadores.