Pois é lá estou eu a insistir sempre na mesma ideia: RPGs em língua portuguesa podem ser um dos passos decisivos para a atrair mais jogadores e divulgar o hobby a desconhecedores.
Ainda há pouco afirmei que não existem jogos de RPG em português norma continental à venda em Portugal. Pois enganei-me mas por pouco: existem à venda uma cópia da edição brasileira (pela Devir Brasil) do RPG de horror obscuro da White Wolf, o World of Darkness e uma cópia do seu refinamento em temática e regras, Vampire: The Requiem (ou seja Mundo das Trevas e Vampiro: o Réquiem respectivamente).
O livro de regras principal, o Mundo das Trevas, custa por volta dos 20 euros e Vampiro custa cerca de 30 euros. Pelo que vi do livros de regras (o único que pude consultar pois o outro ainda estava embrulhado em plástico) é tal o qual original com a diferença do papel ser mais brilhante, sedoso e “plástico” e claro estar em português!
Falei com os responsáveis da loja da Devir Arena (a loja da Editora em Lisboa, perto do IST) e informaram-me que já o tinham à venda há um quanto tempo (eu nunca mais tinha ido lá e a última vez que fui lá foi às instalações antigas). Perguntei-lhe se além daquelas cópias seria possível encomendar mas, com muita atenção e profissionalismo, explicaram-me que tem sido muito difícil encomendar do Brasil este tipo de livros por dificuldades de taxação, alfândegas e custos de transporte. E isso inclui os livros de Dungeon & Dragons 4ª Edição e os restantes do Mundo das Trevas, o Lobisomem: os Destituídos e Lugares Misteriosos.
Provalmente o D&D Starter Set até seja editado em português e seria porreiro ter a caixa com as regras para os primeiros 3 níveis e um livro cheio de monstros adequados com marcadores e mapas e tudo para iniciar jogadores!
Portanto quem quiser apanhe os livros ou tente encomendar mais. Pelo que vi da tradução (https://www.devir.com.br/rpg/mt_download.php) dos quickstarts em português o esforço de “tradução mental” para os jogadores portugueses é mínimo.
Claro que os puristas anglôfonos não se contentarão com estes livros e vão preferir tê-los em inglês. É penas mas também não estava a pensar propriamente neles, mas sim nos novatos ou jogadores em potencial.