World of Darkness Open License SRD?!

Não sei se os utilizadores deste grupo pensam muito nessa hipótese mas ultimamente têm surgido "retro-clones", uma espécie de "linha branca" em licença aberta e gratuita de jogos clássicos de RPG, como por exemplo o Gore (Call of Chtulhu), o 4C System (Marvel Super-Heroes)ou o Labyrinth Lord e o Basic Roleplaying (AD&D) de entre os outros. O objectivo é dar hipótese a pequenos criadores/editores a hipótese de criarem novos suplementos e injectarem nova vida em jogos out-of-print sem quebrarem direitos e andarem lutas judiciais.

E agora, chega-nos uma prenda de natal entregue na passagem de ano: o Open the Dark de autoria do Malcolm Sheppard (autor do Budo: Hard Style Wushu e do Aeternal Legends. Este sistema em licença aberta é nada mais nada menos que uma versão refeita e renomeada do sistema do World of Darkness da White Wolf (criadores de Vampire: The Masquerade, Werewolf: The Apocalypse, Mage: The Ascension, etc.) com algumas diferenças para melhor.

Esta é a apresentação do projecto:

[quote=Malcom Sheppard]

Opening the Dark is a tribute to the classic horror and dark fantasy RPGs of the 1990s. This game uses the signature d10 dice pool mechanic from that era, priority-based character design and traits related to ethics, beliefs -- and sanity.

Play investigators in search of dark mysteries or the monsters from which those secrets spring. Systems for magic and supernatural powers provide the framework to stock your world with unique, disturbing denizens. Guidelines for set powers, freeform magic and spirits cover an array of threats.

Furthermore, *you* can add to the system. Opening the Dark is a full System Reference Document under the Open Game License, and even includes a new license that allows you to identify your work as part of its family.

[/quote]

O documento em formato RTF está disponível aqui. Atenção que têm sofrido actualizações por isso vão fazendo-o regularmente.

Mas existe também na Lulu Press (gigante do Print on Demand) a versão papel capa dura aqui, capa mole aqui. E a versão PDF aqui.

Porque é que estou a postar este tópico? Porque sei que existem muitos fãs prolíficos de World of Darkness por aqui.

E além disso alguns de vocês gostavam de "piratear" uns quantos jogos do World of Darkness. A ver!

Muito interessante, mas mais para gente que não conhece o mundo ou o sistema. Eu como apaixonado deste sistema, joguei-o muitas horas e tenho livros suficientes para não precisar de comprar mais nada dele. De qualquer maneira apoio a 100% a iniciativa. É bom ver que ainda há gente que gosta de manter coisas antigas vivas pelas memórias que elas deram.

Eu já fiz a transição do antigo World of Darkness para o novo, e acho que não volto atrás. Gostei muito do anterior, mas o novo está mais bem limado e rápido, estando ao mesmo tempo igualmente completo. Só mesmo se tiver um ataque de nostalgia ao fazer um setting, e decida por usar este sistema. Quem sabe, talvez um dia faça um ode ao oWoD e use este documento para a suportar.