Yes we can?

Tenho estado a pensar na possibilidade de usar uma revista como o grande motor de conquista de novos jogadores e também de unificação da comunidade. Este tópico serve para discutir a viabilidade da ideia. Existe um post semelhante no fórum, mas só aborda uma solução online, eu proponho uma discussão mais abrangente.


Aquilo que gostava de pedir ao fórum era uma discussão acerca de 3 pontos.

Necessidade

Viabilidade

Conceito

Necessidade

Se é verdade que a maioria dos potenciais gamers são utilizadores do único grande meio de divulgação do hobby (a internet), também é verdade que os portais/blogues, etc. dedicados aos jogos de tabuleiro, estão pouco vocacionados para atrair quem acha que o monopólio é um jogo de tabuleiro.

Parece-me que um periódico, bem escrito e editado, em português, impresso e bem distribuído seria um excelente gateway para non-gamers, sobretudo porque introduz a inovação de não se utilizar palavras como “gateway” e “non-gamer” nalguns dos seus seus artigos.

Viabilidade

É espantoso que numa comunidade ainda pequena, existam tantos membros a escrever tanto e tão bem acerca de jogos de tabuleiro. Muitos desses pedaços de texto perdem-se num ou noutro fórum entre outros tópicos, ou por blogues menos visitados.

O desafio inicial seria saber quantos destes jogadores estariam interessados em fazer parte de uma equipa fixa, e quantos outros dispostos a contribuir de outras formas.

A viabilidade do projecto prende-se também com os custos do mesmo. Será possível manter a publicação apenas através da publicidade? Haverá interesse por parte das lojas? Será viável cobrar alguma coisa pela revista?

Conceito

Penso que uma publicação de 30 páginas com uma tiragem de 500 exemplares seria um bom piloto. O objectivo seria sempre distribuir “de mão em mão” às pessoas que conhecemos, que pudessem estar interessadas em jogos de tabuleiro.

A revista seria uma mistura de artigos com várias densidades, alguns declaradamente para non-gamers, outros para veteranos e algo entre os dois, desta forma podíamos interessar ambas as partes e acabar por ter todos a lerem toda a revista.

Prós

Uma forma de registar eficazmente artigos em português acerca de jogos de tabuleiro

Uma forma de ter algo para partilhar com os curiosos que vêm a nossa casa jogar um Puerto Rico, mas nunca se vão aventurar pelo BGG ou pelo AOJ

Uma forma privilegiada de publicidade para as lojas de jogos

Uma forma de unir toda a comunidade, de norte a sul

Um meio de promover os eventos

Uma ligação da comunidade com os media

e por aí a fora...

Contras

São necessárias pessoas e verbas

Gostava de saber o que têm a dizer.

- Devemos fazê-lo?

- Podemos fazê-lo?

- Como fazê-lo?

..neste outro tópico, este é um hobby que permanece bastante centrado na comunidade de jogadores que, se for organizada, vai crescendo por ela própria . O único limite a este esquema é que há acções de promoção que nunca vão ser realizadas porque simplesmente exigem demasiado tempo e trabalho e mesmo os maiores fãs do hobby não podem fazer tudo de borla.

Assim sendo, acho que é possível organizar iniciativas ocasionais, mas não um projecto continuado como este. É uma hipótese da qual já se falou anteriormente e toda a gente acha muito bem, mas quando chega a hora de se chegarem à frente, ninguém tem disponibilidade.

Que é uma boa ideia uma revista. O mal é a distribuição dela. Não podemos levar dinheiro por ela, quem é que vai dinheiro por algo que não conhece? Será necessário, sem dúvida, uma revista de qualidade excelente para atrair o público, e ela ser distribuída pelo menos numa primeira fase somente em Lisboa.

Não concordo com o Rick quando diz que não é possível organizar um projecto como este. É possível e este grupo destina-se a concretizar esse projecto. Só necessitamos que as pessoas se interessem a sério. Há vários tipos de iniciativas que não requerem fundos financeiros e eu acho que todos nós juntos podemos contribuir em algo.

Quanto à revista, eu diria 10 páginas é suficiente. Mais e as pessoas não irão estar interessadas em ler tanto sobre algo que não conhecem. Acho que o primeiro número da revista deve ser somente dedicado a non-gamers, logo a razão de ser 10 páginas. A capa tem que atrair as pessoas de imediato ao ponto de elas quererem estar interessadas na revista e ler o resto. Acho que 300 ou 400 exemplares bastam, pois a minha ideia seria usar este primeiro número como uma espécie de estudo de mercado. Se as revistas se esgotarem em pouco tempo então há viabilidade para aumentar o número de exemplares e as páginas, se não então pelo menos não foi muito dinheiro gasto.

Por mim acho esta ideia boa mas vai precisar de uma grande organização. Podem contar comigo, se quiserem.


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

Lembro-me de há alguns anos haver uma tentativa de revista portuguesa de Magic (com jogos de tabuleiro, RPG e outros CCGs em plano secundário) e ter durado apenas 3 edições. O problema destas revistas é que os jogadores mais "hardcore" usam a net para saberem notícias e os potenciais jogadores não vão comprar uma revista sobre um assunto que desconhecem (tirando um ou outro caso pontual).

É verdade que sem se tentar nunca se vai saber, mas acho que o meio das revistas sem ser as Maxim, Caras e Marias já deu o que tinha a dar. Mesmo revistas de jogos de vídeo que hoje em dia são tão mainstream sofrem com todo o conteúdo que há disponível na net.

 

P.S.: A quem interesse a revista chamava-se Portal era editada mensalmente e custava entre 2 a 3 Euros (não me lembro bem do preço mas se alguém fizer questão que eu saiba posso ir desenterrá-las da minha colecção).

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

O que podemos oferecer em termos de conteúdos que já não seja oferecido algures?

Não me interpretem mal, oferecer informação em Português Continental já é algo de novo e essencial, mas que mais podemos oferecer?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

A meu ver, acho que esta revista deveria ser feita somente para o público non-gamer e mais nada, pois como foi dito acima não há nada que a revista possa oferecer que nós não possamos.

Uma revista para chamar a atenção das pessoas para boardgaming, RPing, Wargaming, isso sim seria uma boa ideia já que essas pessoas nem viriam cá procurar sequer, nem estão cientes que tais actividiades existem sequer.


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

Obrigado pela contribuição de todos.

@Rick Danger - a questão é pertinente, no entanto, se houvesse uma equipa pronta para avançar, ANTES de avançar, se ninguém fosse "empurrado", parece-te viável?

@MGBM - non-gamers, claro, mas o meio privilegiado de distribuição será de gamers para amigos non-gamers, por isso acho necessário que a revista apele aos dois públicos. Também é muito complicado angariar pessoal suficiente para escrever apenas para um público non-gamer.

@Tiago - Penso que os verdadeiros gamers compram as revistas "da especialidade", sobretudo quando elas trazem conteúdos que não estão disponíveis online. Por vezes gostava de mostrar alguns dos teus comics a amigos meus, mas enviá-los pela net fora, não é a melhor solução, muitos deles nem sequer iriam ver o link. No entanto, quando junto um grupo aqui em casa, se os tivesse em formato de papel, no meio de uma revista, era fácil mostrar a 3 ou 4 e ter pelo menos um deles a acabar por ler o resto...Se tiveres ideia do porquê de apenas 3 edições, dava jeito, para aprendermos com os erros dos outros ;)

@jrmariano - podemos oferecer pelo menos duas coisas interessantes.

- Agregar a nata da informação que circula na internet (já há imensas pessoas a escrever artigos/reviews/session reports) mas eu confesso que não leio a décima parte, especialmente porque o bom conteúdo está espalhado por inúmeros sites, e frequentemente misturado com mau conteúdo.

- Motivar jogadores que não escrevem a começar a escrever, uma vez que um suporte em papel que eles sabem que vai ser lido por muita gente, no Porto, em Leiria, em Abrantes, Lisboa, no Algarve pode ser uma razão atractiva.

Talvez sejam suficientes, talvez não, mas diz-me, o que seria para ti uma excelente razão para comprar uma revista do género?

Estive a rever as revistas.

Afinal enganei-me a revista não passou a sua segunda edição, apenas sei que era editada pela devir, custava 3,75€ e tinha à volta de 66 páginas.

Quanto à sua extinção apenas posso especular:

Dado que as revistas se focavam essencialmente em CCGs e miniaturas (afinal só achei um board game mencionado nas duas revistas) e dado que os CCGs normalmente têem vários sites sobre eles e com muito bons artigos a revista não aguentou. Também não foi uma revista muito publicitada, lembro-me que a achei por sorte.

Outro dos factores que pode ter tido influência é que o preço não era convidativo, a revista era pequena para o seu preço, o papel também era de qualidade superior ao que eu penso que poderia ser para minimizar custos.

 

A dificuldade com a elaboração duma revista de jogos de tabuleiro é que penso que não há consciência deste hobby, portanto acho que uma revista dedicada não aumentaria essa consciência, apenas seria ùtil para os já interessados. Enquanto o hobby não quebrar barreiras e começar a aparecer aqui e ali em alguns media (e não necessariamente nos grande media) penso que será muito difícil "vender" a revista a não-interessados.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

Mal as pessoas se começassem a interessar mais pelo hobby, encontravam o bgg, e deixavam de comprar a revista. Pelo menos é o que me parece... Smile

Sabem em que países revistas deste género existem? França, imagino eu...

É por isso que digo que uma revista seria uma óptima ideia se e somente fosse direccionada aos non-gamers, fosse gratuita, com 10 ou 14 páginas, e fosse mais um guia sobre o que é um boardgame do que uma revista com reviews e artigos de especialização. Claro que teríamos que pôr conteúdos que apanhassem a atenção de quem lê mas acho que esta revista, pelo menos a principio, tem que ser só para non-gamers, e só com o intuito de aumentar a percepção do público sobre os boardgames. Uma revista informativa assim por dizer.

Isto seria óptimo pois as pessoas iriam descobrir o que é um boardgame, RPG e afins através duma revista. Podíamos ter o suporte das lojas com publicidade às mesmas, podiamos indicar os melhores sites cá em Portugal e lá fora e podiamos dar exemplos de bons boardgames para quem quer começar.

Acho que, nestes moldes, a revista tem todo o potencial de ser um grande sucesso. Eu vejo esta revista mais com o propósito de informar do que entreter os já jogadores.

Vejam isto como uma possibilidade de fazer publicidade em grande escala ao nosso hobby, com custos baixos e com potencial de atrair bastantes novos jogadores.

Eu, por mim, estou disponível para ajudar no que for preciso. Acho esta ideia fantástica e com um grande potencial.


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

…um Guia dos Jogos de Tabuleiro 2008, 2009, etc.?
Em vez de pensarmos numa revista com várias edições frequentes sempre direccionada a quem não conhece o hobby, que tal concentrarmo-nos numa publicação anual que tenha um certo valor intemporal? Acho que faz mais sentido e torna-se mais viável.

Por um lado daria menos trabalho, por outro acho que anual também não se adequaria, algo entre trimestral e semestral seria o ideal a meu ver.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

Existe gente que tem experiência em introduzir/ensinar todos estes estilo de jogos ainda desconhecidos a pessoas novas. A suas experiências de certeza darão bons artigos ou editoriais.

Além de que pôr mais gente a jogar envolve claramente publicar material em português o que leva a mais gente a escrever e fazer design em português o que por si leva a mais jogos/ideias para se demonstrar/apresentar em público sem a barreira linguística.

E o que gosto essencialmente da ideia é que não leva à auto-canabilização dos conteúdos. Críticas para os gamers é bom mas já existem sites melhores para isso. Apresentações dos jogos para aliciar as pessoas a jogá-los mesmo que nunca tenham pegado num jogo antes isso sim é o que se quer.

Mas temos designers e editores para isto? E mesmo os escritores em que vocês estão a pensar, será que alinham?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=Tiago]por outro acho que anual também não se adequaria, algo entre trimestral e semestral seria o ideal a meu ver.[/quote]..lá porque todos gostamos de jogos, não quer dizer que queiramos fazer as coisas da mesma maneira :) E ainda não chegamos à votação para decidir a cor da capa.

Eu fico-me pela ideia da publicação anual, todos os anos lançada a tempo do Natal para põr o pessoal a comprar boardgames e a jogá-los em família.

Se não é para vender nem para põr os gamers a par das novidades, uma maior frequência serviria para? Dispersar o mesmo conteúdo por mais edições?

[quote=Rick Danger]

Se não é para vender nem para põr os gamers a par das novidades, uma maior frequência serviria para? Dispersar o mesmo conteúdo por mais edições?

[/quote]

 

A meu ver serviria refrescar a memória de que a revista andava por aí, mas não tenho nada em específico contra uma edição anual :P

Uma revista semestral daria para uma edição no Natal e outra no Verão, uma seria quando o pessoal está mais no espírito consumista e a outra quando muitos têm mais tempo para dedicar a outras coisas.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

Gosto da ideia, mas também me parece que semestral seria mais adequado. Assim podia ter informação mais actualizada acerca dos encontros semanais e mensais por exemplo.

Mas gosto bastante da ideia. Seria algo muito interessante para dar aos curiosos, mas com um odor ligeiro a periódico.