Vamos lá então refrescar as nossas colecções! Leiam este conjunto de regras, e depois disso inscrevam os vossos jogos na listagem de trocas.
Muitos de nós já tentaram fazer trocas directas de jogos que não queremos. No entanto, nem sempre é possível encontrar um alvo disposto a aceitar este o aquele jogo. Exactamente por isso, criaram-se as MATH TRADES, que basicamente são um sistema de trocas em grupo que maximiza as possibilidades de uma troca real e satisfatória.
Como funciona?
Todos os que tiverem interessados inscrevem-se oferecendo um (ou mais jogos) para troca.
Durante um determinado período de tempo essa lista está em aberto até que haja um nº satisfatório de "ofertas".
Depois publica-se um resumo com todos os jogos disponíveis para troca, tipo uma bolsa de ofertas.
Após a publicação deste resumo, todos os participantes elaboram uma lista (WantList) onde sugerem as trocas que não se importavam de fazer.
Essa lista é enviada por mail para o moderador (respeitando algumas regras básicas) que depois utilizará um algoritmo criado especialmente para o caso e que define as trocas a serem feitas.
Deste modo é possível, no meio de muitos participantes, fazer muito mais trocas e mais satisfatórias.
Chama-se a este mecanismo TROCA MATEMÁTICA DE BAIXO RISCO, porque a existir uma troca será sempre por uma das opções que escolhemos e no pior cenário ficamos com o(s) jogo(s) que inicialmente propusemos à troca.
Esperamos que este evento seja do agrado de todos.
Podem colocar qualquer dúvida aqui ou enviar-me um mail para fs1973(arroba)sapo.pt
PRAZOS:
Inscrição de jogos para troca até 02/03/2007
Lista final de jogos a publicar até 05/03/2007
Envio das WantLists até 16/03/2007
Correr TradeGenie e Resultados até 19/03/2007
LIMITES:
Trocas de Jogos de Tabuleiro, Jogos de Cartas, Jogos de Guerra e RPG's;
Limite de entradas - 500;
Limite de itens na WantList - 25;
Limite de entradas iguais - 3
Não há limites de entradas por utilizador, desde que respeitem os limites anteriores.
REGRAS:
Inscrições exclusivas para utilizadores residentes em Portugal e registados no abreojogo.com;
Permissão de utilizar sweeteners1 desde que devidamente identificados;
Os jogos devem ser oferecidos para troca na listagem de trocas, onde deverá ser incluída uma descrição detalhada do nome(s) do(s) jogo(s), edição/versão e condição/estado e, se possível, também um link onde as pessoas poderão consultar mais informação sobre o jogo;
A participação nesta troca vincula a aceitação dos prazos, limites e regras desta TradeMath.
As Wantlists deverão ser enviadas para um endereço de e-mail ainda a designar e SÓ após a publicação da lista final de jogos, a partir de 05/03/2006;
As Wantlists enviadas deverão conter no campo ASSUNTO a designação: MATH TRADE AoJ seguida do nº de entrada designado na lista de ofertas;
Os custos de envio são da inteira responsabilidade de quem envia. Mas os envolvidos nas trocas poderão entrar em contacto e combinar formas alternativas de envio e/ou divisão de custos;
Toda a gestão da informação será organizada por mim e pelo Ricardo Madeira e reservamo-nos o direito de "regulamentar" sobre qualquer situação omissa.
1 sweetener = um ou mais jogos que se adicionam ao jogo principal para tornar a oferta mais interessante.
Pá, eu só tenho a dizer que estou boquiaberto. Pouco mais de 24h depois de as hostilidades terem aberto, e sendo os participantes ainda uma meia-dúzia ou menos, já estou a salivar pelas muitas preciosidades (o grande jogo de um homem é o lixo para a troca de outro, LOL!) que o pessoal tem oferecido.
Vou andar estas semanas até ao final da listagem de trocas a usar um dos babetes da minha filhota…
É verdade, pouco mais de 24 horas depois de lançada a aventura já vamos com mais de 30 entradas e muitos títulos a fazer correr água na boca.
Parece-me que estamos no bom caminho. Quantos mais participantes houver e mais jogos aparecerem mais possibilidades de troca vão existir.
Lembro a quem ainda está com dúvidas, que o facto de se inscrever não significa que já disseram adeus ao jogo. Muito menos significa que vão receber um jogo qualquer que não vos interessa. Isso não vai acontecer!
No fim de fechada a bolsa todos vão estudar as opções e vão fazer ao moderador sugestões de troca. Vou dar um exemplo:
22 12 8 24 - isto significa que estou disposto a trocar a minha entrada nº 22 (High Society + Hellas) pelas entradas 12, 8 ou 24 (por esta ordem). É importante que não se esqueçam que a ordem das entradas que escolherem significa do mais preferido para o menos preferido.
Se não houver nada que vos interesse por uma ou outra entrada, não põem nada e simplesmente não há troca. Por isso é que se chama uma troca de baixo risco, porque no pior cenário, não trocam!
Bem! Mas eu já me estou a adiantar. Isto fica para a fase 2. Agora o que interessa é haver participantes, muitos, quantos mais melhor. Porque só assim é que aumentamos a probabilidade de termos uma troca satisfatória.
Esta questão não foi abordada mas é bom que seja!!
Eu por mim, dentro de Portugal não pretendo levar nada pelos portes, mas outros poderão não pensar assim principalmente quando se trata de jogos bué de pesados!!!
Diz a regra que os gastos com os portes de envio são da responsabilidade de quem envia (tu pagas o jogo que enviares e alguém há-de pagar o jogo que receberes).
No entanto como vamos publicar a lista final de trocas, toda a gente vai saber de quem recebe e a quem envia. Nesse caso, estão todos à vontade para entrar em contacto entre si e combinar ou formas de entrega alternativas ou divisão de custos, whatever!
Não se esqueçam que os resultados finais sairão pouco antes do meeting do Porto, logo pode haver aí a possibilidade de muitas trocas poderem ser feitas in loco.
Espero ter respondido à tua questão, Manuel! Um abraço.
Bom, quer dizer, eu acho que quando um gajo aceita trocar o seu joga mega-pesado pelo jogo X estaria mais ou menos implícito que está a aceitar pagar os portes pelo jogo que vai enviar enquanto o outro gajo paga os do jogo que envia.
É claro que a maior parte dos jogos vão ser entregues em mão (num encontro de Lisboa ou no do Porto, que vai ser justamente na semana seguinte às trocas serem completadas)… e nesse caso pode ser um bocado chato alguém estar a pagar X euros em portes enquanto toda a gente entrega/recebe as coisas em mão e não pagam um tostão.
Que achas?
Ah, e é de reparar que as trocas são só dentro de Portugal. Eu ia abrir uma excepção para o Hugo, no Reino Unido, e oferecer-me para ajudar a custear o custo extra dos portes de quem enviar coisas para lá porque o rapaz bem merece e quer-se livrar da colecção quase toda; entretanto o Hugo passou-me à frente e começou a participar… se calhar chega entregarmos as coisas ao cunhado dele, o nosso amigo Carlos “Musashi”?
É claro que a situação é mesmo essa, o "tipo" livra-se das cenas eu dou-lhe com um pau na cabeça e voo para uma ilha tropical a jogar aquilo que não é meu...
Embora o gajo tenha jogos para me dar... humm
"Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida."
Tenho desde já que agradecer tanta generosidade!!!
Por mim, troca por troca, eu pago os portes daqui e vocês pagam daí.
Nada de dar os jogos ao “Muchachi” senão ele ainda mos vende na feira do relógio!!! Estou a brincar. Agora a sério, se quiserem poupar nos portes e se estiverem dispostos a esperar que eu vá a Portugal (pode ser daqui a um mês ou daqui a uns 15 anos), por mim tudo bem - passem os jogos ao “muchachi” mas dentro de pacotes armadilhados que é para ele não se sentir tentado…
Proponho que as sobras não desejadas da troca sejam doadas a um Free Game Day (dia onde se oferece jogos aos participantes como divulgação do hobby!). :)
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Quase 6 dias depois de termos lançado o réptil, já estamos em condições de apresentar os primeiros números. Obviamente que esperamos ainda muito mais adesão a esta iniciativa.
Mas para começar não vamos mal!!
Já atingimos as 60 entradas, subscritas por 13utilizadores diferentes. 42 Board Games e 19 Role Playing Games compõem o menú, que se apresenta variado e digno.
Ainda faltam 12 dias sensivelmente para terminar esta 1ª fase, por isso não hesitem, participem!!!
Com os ânimos a arrefecer, a lista de trocas não tem sofrido grandes alterações nestes últimos dias. Presumo com isso que já não há muitos mais interessados em participar. Ou então, à boa moda portuguesa, estão a deixar para os dias finais mais umas quantas surpresas.
Seja como fôr, venho aqui sugerir a todos os interessados a possibilidade de adiantar as datas e assim passaríamos a:
Inscrição de jogos para troca até 25/02/2007
Lista final de jogos a publicar até 27/02/2007
Envio das WantLists até 09/03/2007
Correr TradeGenie e Resultados até 11/03/2007
Gostava de saber as Vossas opiniões. Um bem haja a todos!
O que a malta quer é andamento. Acho que o pessoal está muito em cima do acontecimento para deixar passar as coisas sem resposta imediata.
Daí eu sugiro ainda mais antecipação:
Inscrição de jogos para troca até 24/02/2007 (Sábado inclusivé)
Lista final de jogos a publicar até 26/02/2007 (2a Feira)
Envio das WantLists até 03/03/2007 (Sábado inclusivé)
Correr TradeGenie e Resultados até 05/03/2007
Fazendo o alarido apropriado destas coisas, acho possível e altamente desejável. Até porque a maioria das pessoas já deve ter as suas wantlists elaboradas by now…