Interessante. Isto provoca-me curiosidade em saber o que achas do Modern Art.
“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”
Eu que gosto bastante do Modern Art (cá em casa é dos que se jogam mais entre familia), não fiquei muito impressionado pelo RA. Pode ser apenas impressão inicial, mas pareceu-me um jogo bem mais pretencioso que o Modern Art.
Enquanto o Modern Art se joga de forma descontraida, o Ra é muito tenso... pelo menos foi a impressão com que fiquei.
Contudo, o Ra tem umas mecanicas interessantes (o detalhe da troca das fichas de sol é engenhoso)
Bem, acho o Ra um pouco para o dry, sem dúvida. Só tenho curiosidade em saber como a malta compara o Ra ao Modern Art. Afinal, ambos têm, mais ou menos, a mesma mecânica base, leilões.
“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”
Me gosta do Ra. Não é o jogo da minha vida - até porque não têm aviões da segunda guerra mundial ou naves espaciais à batatada - mas gosto bastante. É uma arte saber o que valem aquelas peças no leilão, pois as circunstâncias são sempre diferentes. Muito fixe, e joga-se muito rápido. Mas pronto, obviamente que nas primeiras impressões um gajo fica sem entender muito bem o que está ali a fazer sentado em frente áquilo quanto podia estar a fazer (jogar!) outras coisas.
Não posso fazer comparações com o Modern Art, que esse nunca joguei; mas está há algum tempo no topo da wishlist e deste Natal não passa, quase de certeza.
No meio desses tipos, ninguém ia notar um gajo com metade da cara inchada como um balão e vermelha de ter derretido muitos packs de gelo. Ia sentir-me em casa!
E o não poder falar sempre tinha as suas vantagens; é sempre mais fácil fazer uma poker face silenciosa e enganar o pessoal nos leilões, eheh.
Havias de ver o meu grupo quando uma vez jogámos Advanced Civilization. Começámos as 16h, acabamos as 10h da manhã do dia seguinte. Se alguma vez houve undeads na terra, eramos nós nesse dia.
Acho que apesar de ambos terem leiloes, são jogos muito diferentes.
O Ra é mais light, não temos de nos matar a pensar e gera um ambiente de jogo mais descontraido, um jogo familiar. Visualmente é muito mais interessante e a qualidade dos componentes é muito melhor. No entanto é demasiado imprevisivel (depende demasiado da sorte). É engraçado o score basear-se em várias variaveis mas é mais chato de se fazer em relação ao Modern Art que é só contar dinheiro.
O Modern Art é mais profundo e a jogada do momento tem maior importancia para o futuro do jogo (e por isso é mais dificil um novato entrar neste jogo). Permite bluffs e tem maior interacção entre os jogadores (pode-se lixar o aparente lider). Às vezes poderá haver algum downtine quando um jogador crasha. Tem cinco tipos diferentes de leilão ao contrario do Ra que só tem 1.
Resumindo: gosto mais do modern art por ser mais profundo e ter maior interacção...
Devo confessar que joguei ambos pela primeira vez neste encontro. São sem dúviada jogos de leilão mas na minha opinião o Ra ofereçe um mais interessante modo de jogo.
O Modern Art tem sem dúvida a vantagem de ser muito facilmente explicável a nível de regras ao passo que o Ra para jogadores iniciantes é algo complicado, nada que não se resolva após o primeiro jogo. No entanto as más escolhas de jogadores iniciantes no inicio do jogo tornam a vitória praticamente impossivel.