2º Encontro de Roleplayers de Lisboa

Lá nos juntámos cinco, um pouco depois das 11h, para começarmos a jogar Warhammer 40K Deathwatch. Entretanto o Strilar e juntou-se à festa.

Acabámos por almoçar por lá as célebres sandes de salmão e rúcula!

Entretanto, e por volta das 15h, hora oficial do encontro, o Henrique substituiu o Strilar na mesa de Deathwatch e o Strilar jogou uma partida de Warlords com participante que apareceu entretanto.

Entretanto ainda deu para correr o Lady Blackbird (finalmente!) ao restante pessoal que apareceu entretanto e onde introduzimos uma completa novata ao RPG.

Desta vez acabámos por volta das 20h, sem completarmos a história.

Em jeito de resumo foi um dia caótico de divertimento e RPG, eh eh!

Obrigado a todos! Vemo-nos em Maio? :wink:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Fixe, que tal se prestou o Deathwatch a uma one-shot? E o Lady Blackbird é tão bom quanto parece?

Gostei muito do espaço... os meus parabens à associação

Apesar de só ter conseguido aparecer às 18h30, ainda deu para entrar no Lady Blackbird... gostei do jogo.

A ver se para o Mês que vem consigo aparecer mais cedo :)

Com o Deathwatch experimentámos algo diferente… começar uma campanha no encontro! Com a hipótese de qualquer pessoa se juntar nós, claro. :slight_smile:

Dada a estrutura de missões posso dizer que foi fácil.

O Lady Blackbird parece-me bom, sim. A situação inicial e os personagens pré-feitos garantem logo divertimento à partida! :slight_smile:

Sim, vê se apareces mais cedo. E não te preocupes, chegaste à hora certa para jogar. :wink:

Camaradas, só para dizer que gostei muito do encontro, gostei muito de ambos os jogos que joguei, e fiquei especialmente bem impressionado pelo Lady Blackbird, que realmente se presta a muito bom role-play de conversa e criatividade para resolver problemas em conjunto. Os personagens pre-gen são bastante engraçados e abertos q.b. para se lhes poder fazer a interpretação que se queira, trazendo estereótipos (ou não) engraçados e etc.

Já tinha dado uma olhada ao jogo antes mas fiquei um pouco de pé atrás na altura porque o jogo só apresenta as premissas básicas da história (embora o faça muitíssimo bem) e depois toda a história, cenários, situações ficam totalmente nas mãos do GM e dos players. Por um lado, claro, isso é muito bom, mas por outro requer grande capacidade de improvisação do GM. Claro mesmo com a minha experiência quase exclusiva de player eu percebo que esse tipo de improviso será o pão nosso de cada dia de um GM, mas pronto, foi o que achei na altura. :)

E o JoãoM foi um excelente GM nesse sentido; gostei muito da sessão e gostava de continuar essa sessão ou fazer outras.

E é isso. Grandes abraços e até ao próximo! :)

Henrique

Tambem gostei muito do espaco apesar de ter andado as aranhas para o encontrar hehe :D

Estou por aqui ruidito de inveja por nao ter chegado a tempo de exprimentar a campanha de 40K, um universo que gosto bastante. Por acaso nao estao a pensar fazer um blog com uns resumos das aventuras nao? Estou curioso :D

O firef... Lady blackbird e deveras um conceito engracado, ainda que na minha opiniao a ausencia de direccao mina um pouco o divertimento proveniente do desenrolar da historia. Por outro lado aumenta imenso a liberdade criativa de todo o grupo que pode vir a gerar historias verdadeiramente unicas :) A ver se a mumia aparece novamente no mes que vem :P

Ja agora gostava de sugerir que posso colocar uma pequena publicidade no IST onde trabalho correntemente para o proximo evento, talvez isso traga ainda mais "massa critica" ao evento?

Portanto parabens e obrigado!

Ainda bem que gostaste das duas experiências. :slight_smile:

Na minha opinião o Lady Blackbird dá o suficiente para levar a situação inicial a peripécias múltiplas e um fim interessante.

Eu por mim tentei cumprir ao máximo as directivas que o autor do jogo aponta “Ouve, questiona e reincorpora” e o “Diz que sim e identifica obstáculos”. O resto foi “lucro” pelo que parece. :slight_smile:

A ver se continuamos a do Lady Blackbird para a próxima. :wink:

A sério? Eu, através do Google Maps, consegui chegar lá sozinho (salvo seja, porque fui com mais duas pessoas que também não conheciam o sítio, por isso).

Não chegaste assim propriamente “atrasado” porque a tínhamos começado para aí às 11h30m da manhã. :stuck_out_tongue: Nós lembrámo-nos que dado que íamos começar a jogar uma campanha sempre podíamos começar a jogá-la no Encontro e permitir a quem quisesse juntar-se a nós, sem compromisso de continuar depois.

Mas se alinhares, também posso ver se levo a demo oficial de Deathwatch, a “Final Sanction” para o próximo encontro apesar de que suspeito que provavelmente também existe pessoal para o 3:16. :slight_smile:

Quanto ao Lady Blackbird quando dizes “ausência de direcção” estás a referir-te à natureza aberta do jogo-história ou à minha orientação como GM dado que demorou bastante tempo a “efectivamente” os protagonistas fugirem da prisão? :wink:

Eu posso sempre levar o Lady Blackbird nas próximas vezes bastando estarem todos para presentes. :smiley:

Por acaso tenho postado os anúncios dos Encontros no fórum do Grupo de Estratégia, Simulação e Táctica (GEST) da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) mas qualquer publicidade que possas fazer seria excelente!

Estou a referir-me a natureza aberta do jogo-historia, acho que nem todos os grupos de GM+jogadores criam algo interessante por muito orignal que seja. Ou seja, um pouco de "railroading" e "foresight" faz falta no modelo do jogo para que nem tudo esteja aberto. Mas again gosto pessoal =)

O que estava a pensar era uma folhita A4 na cantina ou assim na semana do encontro, deve ser mais que suficiente para angariar olhares. Se achares bem, coloca ai qq coisa numa folha A4 ate ao proximo encontro :)

Ah, mas estás a subestimar o potencial criativo, mas estruturado, dos jogadores de RPG! :stuck_out_tongue:

Mas pronto, eu posso-te dizer que o próprio documento de jogo continha um conjunto de exemplos de situações menores e exemplos de obstáculos descritos numa certa ordem que levavam a um esboço básico da história.

Ok. A ver se desencanto um “flyerzito” até ao próximo encontro. Obrigado pelo interesse!

Adorei ter lá estado. XD O Lady Blackbird é mutio interessante.Pena ter chegado tarde e não ter a oportunidade de jogar. E gosto do tipo de setting que tem. Quando é o proximo encontro? Amanhã ás 15:00 no mesmo sitio?

Vocês são bué porreiros!!!

Sou o Sagittarius (Fernando Pinheiro)

Eu gosto das duas maneiras. Seja tudo aberto ou não. Os RPGs são conhecidos pela liberdade que tem. Até os videojogos inspirados nos RPGs tentam também haver o máxido de liberdade na jogabilidade (por exemplo andar pelo mundo todo e poder voltar ás dungeons sempre que se queira.) Existe vários tipos de RPGs. Nem todos gostam de todos os tipos. Uns dizem que não é puro RPG. Cada um tem a sua opinião. Eu gosto de todos os tipos.

De qualquer maneira o João como GM foi excelente.Não tive ai desde do inicio.Mas pelo que vi, tá muito interessante.

Epá, amanhã não, que é só uma vez por mês! O próximo encontro, se tudo correr bem, será no dia 14 de Maio no mesmo local a partir das 14h/15h.

Foste tu que apareceste e ficaste a ler a BD de Legend of the Five Rings?

Sim sou eu. Fernando. Só por causa de ler a BD de Legend of Five Rings fiquei logo interessado na história. 8D Já vi há venda na FNAC o Legend of Five Rings como jogo.

Olá Fernando!

Antes de mais as minhas muito boas vindas ao Abreojogo. Thumbs Up

Fui eu que te mostrei a BD de Legends of the Five Rings (tb conhecido por "L5R") e terei todo o gosto em te mostrar mais se tiveres interessado.

Já à algum tempo que ando a tentar organizar um mega-projecto de roleplay de L5R que serias muito bem recebido se quiseres. Smile

Reparei no teu perfil que tambem gostas de jogos de cartas e tabuleiro, eu costumo jogar tambem o "card game" de L5R e levo sempre vários decks de demonstração para quem quiser experimentar, e tambem possuo alguns jogos de tabuleiro de aventuras (com semelhanças ou refências ao fabuloso mundo dos RPGs)

Se quiseres, estás à vontade para entrar em contacto comigo. :-) Podes ver o meu mail no meu perfil (clicando no meu nome aqui) ou adicionar-me ao MSN se quiseres (o mail é o mesmo).

Por fim, hoje, dia 16-04 vai decorrer o encontro mensal de boardgamers se estiveres interessado em aparecer e conhecer mais pessoal, poderiamos tambem falar mais sobre L5R. O local é à saida do metro de Roma e podes ver mais informações aqui:

[url=https://www.abreojogo.com/node/9332]LV Encontro de Boardgamers de Lisboa - Abril 2011[/url]

*bump*

Fernando, tentei-te contactar por email (contacto através do abreojogo) mas até agora não obtive resposta.

Por favor verifica se os emails do abreojogo não estão a ir parar à tua caixa de spam/lixo.

Ainda estás interessado no RPG de L5R? Esta semana vou tentar-me reunir com algumas pessoas a ver se este projecto anda para a frente. Se tiveres disponibilidade avisa-me para combinarmos quando é que te dá mais jeito para falarmos nisso.

Abraços e até breve.

Folgo em saber que correu tudo bem e que a adesão está a aumentar :)

Não irei falhar ao próximo encontro (em príncipio), por isso Mariano podes contar com o 3:16.

Oi. Desculpa só poder tido responder agora. Sim o messenger pensou que era spam.Queria mesmo ter ido.-.-'

Estou disponivel este sabado á tarde. Tipo a partir das 15:00 no dia 23.

Aqui está o meu e-mail [email protected]

Vou adicionar o teu e-mail.

É claro que ainda estou interessado XD