[quote=smascrns]É um bom jogo mas tem algumas limitações.[/quote]
Concordo contigo Sérgio, o jogo pode e deve ser melhorado e claro que quando se experimenta pela 1ª vez não se sabe bem o que resulta bem ou mal. Digo-te que a meu ver a experiencia foi bastante positiva, ao ponto de querer repetir, mas claro que também notei algumas limitações.
[quote=smascrns]A primeira dificuldade é precisamente saber quais são as variáveis chave, qual a métrica que permite saber quem ganha e quem perde. [/quote]
Como disse no 1º jogo decidi experimentar jogá-lo sem as pessoas saberem quais os objectivos uns dos outros para ver como a coisa corria (visto que é uma experiencia que só se pode fazer uma vês, depois de saberes como cada personagem "ganha" não se pode fazer a experiencia ao contrário. De qualquer forma o "saber quais são as variáveis chave" para mim acho que fazem PARTE do jogo e não devem ser logo de conhecimento publico.
Isto porquê? Porque cada personagem sabe em média como 2 outros personagens podem ganhar (tu como filho Bastardo por exemplo sabias como a Rainha ou o Archbishop poderiam ganhar, mas não como a Baronessa ou o Tesoureiro iam ganhar), outros personagens têm informações semelhantes. Portanto acho que descobrir o que cada personagem "quer" que deve fazer parte das negociações e interação durante o jogo. Interagindo com os outros jogadores ficas a saber se ele quer mais dinheiro, status, favor, ou se quer conspirar contra uma certa pessoa em especifico. Qualquer coisa que incentive a interacção dos jogadores uns com os outros parece-me uma boa ideia.
[quote=smascrns]A forma como é apresentado é pouco clara, devo dizer, e assim torna-se muito mais difícil compreender o que está a acontecer.[/quote]
A forma como é apresentada é um pouco "vaga" exactamente pelo motivo acima, na descrição de cada personagem diz "personagem X é teu inimigo, ou potencial aliado". Para tu saberes quem tem objectivos em conflito contigo ou quem têm objectivos de acordo com os teus. Podes não saber exactamente todos os detalhes, mas isso é igual para todos, em relação a saber o que está a acontecer isso tambem é uma coisa que acho "unica" no LLK, alguns podem achar bem outros podem achar mal, mas mesmo eu como GM não fazia ideia do que estava a acontecer com toda a gente, o facto de não saberes quem te envia um ladrão para te roubar o dinheiro ou quem é o favorito do Rei é que criam a intriga e a traição. Não estou a ver como esta parte poderia ser "melhorada".
[quote=smascrns]Depois, tem uma dose elevada de aleatoridade.[/quote]
É possivel que este seja o caso, mas eu pessoalmente não achei o jogo assim tão "aleatório". Há que tentar perceber a diferença entre uma coisa ser aleatória (ser completamente decidida pela sorte) e uma coisa ser fora do controlo de um jogador. Quanto um jogador X perde status ou favor sem perceber pq isso não é aleatório, podes não saber quem o fez ou conseguir evitá-lo, mas é algo que conspiraram contra ti. A saude do rei é revelada no inicio do turno e todos os jogadores têm conhecimento disso. As cartas de Status e Intriga podem ser dadas aleatóriamente, mas é na fase de diplomacia que se dá bom uso dessas cartas. Ex: tu podes querer baixar o favor ou status de outro personagem mas não te calhou nenhuma carta para isso, mas ALGUEM há de ter esse "poder", tens é que encontrar a pessoa certa e conseguir negociar para que ela a use a teu favor.
A unica coisa que é MESMO "aleatória" no jogo a meu ver são as cartas de Decisão do Rei, e ainda assim… há 10 cartas de decisão, em que uma é sempre a favor e outra é sempre contra, e ai sim, podem-se queixar de ter "azar" quando toda a gente vota a favor e o Rei decide contra, mas em 80% dos casos, os votos de cada um tem muito mais influencia no resultado do que a carta de decisão do rei. Chegaram-me a calhar cartas em que o rei dificilmente iria aceitar a petição, mas como todos votaram a favor mesmo assim a petição foi aprovada.
[quote=smascrns]E é demasiado demorado e longo.
Ou seja, não sei se volto a jogar pois 6h de jogo é excessivo - e só jogámos 5 rodas quando o jogo é para 7. Falta ali algo que limite o tempo de jogo, que acelere as coisas. Aqui vai um par de sugestões:
.[/quote]
Aqui estamos completamente de acordo, embora muitos roleplays possam durar 6h, tambem concordo que para o LLK é excessivo, tal como diz na caixa o jogo deve demorar cerca de 4 horas (30min por turno, 7*30 = 3h30 mais algum tempo para a explicação inicial e resultados finais), estive a ver online e parece que muita gente consegue acabar por volta das 4h, o que significa que a falha esteve na minha parte em não conseguir gerir e controlar melhor o tempo. Se uma sessão se arrasta demasiado, a responsabilidade é maioritáriamente do GM por não conseguir "controlar o passo". Irei tentar numa futura experiencia apressar mais as coisas e limitar mais o tempo, como me pareceu que o pessoal estava a curtir o roleplay durante as fases de diplomacia e conselho então não me preocupei tanto em tentar forçar as coisas a despachar. (Embora o tenha feito algumas vezes, principalmente perante os longos discursos do tesoureiro a fazer a sua petição.), Aparentemente cada turno durou cerca de 1 hora (o dobro do tempo).
De qualquer forma acho que a tua critica ao tempo de jogo e as tuas sugestões são muito válidas e algo certamente a ponderar de como melhorar. smiley
[quote=smascrns]
A fase de diplomacia ser reduzida para 10m. Isto quer dizer que pode haver quem não consiga falar com quem quer, mas… paciência. Aliás, torna as coisas mais interessantes e valoriza a questão das hierarquias (se eu tenho um status mais alto que duas personagens que querem falar uma com a outra, ponho-me a falar de nadas com uma dela e tramo-lhes a vida…).[/quote]
Concordo que a dase de diplomacia tenha que ser mais controlada, e com esse melhor controlo os personagens de maior Status têm mais liberdade com quem falar, nunca acabei nenhuma diplomacia antes dos 15 minutos e houve algumas que chegaram a arrastar-se até aos 20 min porque quando o tempo tava a acabar alguem vinha ter comigo jogar qualquer coisa e só depois é que olhava o tempo. Again, mea culpa… Talvez da próxima em vez de dar tolerância após os 10m. em passar dar apenas os tais10 minutos e permitir extender no máximo até aos 15.
[quote=smascrns]
A fase do Conselho passar a ter um tempo determinado. Se chegar ao fim e houver quem não tenha conseguido discutir a sua petição, azar, apresenta a petição e esta é votada sem discussão. Ou seja, quem tem status mais alto beneficia de apresentar a sua petição mais tarde, mas corre o risco de, se deixar passar muito tempo, não ter tempo para convencer os demais a votarem a mesma.[/quote]
Concordo que a fase de Conselho deva ter tempo limitado, salvo erro o manual recomenda 4 min para Audiencia, 15 para Diplomacia e 7 para Concelho. Pelo que vimos, 7 min parece-me impracticável (6 petições mais algum tempo extra para o Rei anunciar eventos desse turno e mostrar a saude do Rei do próximo turno), de notar que alguem com Status mais alto pode sempre falar 1º, o Status deve sim dar uma vantagem a nivel de jogo mas não deve ser "abusado" ao ponto de alguem com alto status gastar o tempo todo com um longo discurso e depois não dar tempo aos outros.
[quote=smascrns]
A questão é, como é que isto se faz? Aqui vai uma sugestão:
As discussões no Conselho duram 15m.
O MJ tem 10 cartas de Tempo de Petição com os seguintes valores: 3 * 2m; 4 * 3m; 3 * 4m.
O MJ baralha as cartas de Tempo de Petição que vai retirando uma a uma para cada petição sem mostrar aos membros do Conselho. A carta indica o tempo que o rei está disposto a ouvir a petição. Esgotado o tempo, o rei interrompe a discussão da petição e impõe o voto.
(Nota: 15m para as discussões de 6 petições, significa que em média há um membro do Conselho que não consegue ver a sua petição ser discutida…)
[/quote]
Acho que estar a arranjar 10 cartas de "tempo" que seria adicionar mais uma complexidade e aleatoriadade desnecessária, mas concordo que esta fase não deva demorar mais que 15min. Por mim sugeria simplesmente cada petição durar 2 min no máximo, as simple as that (cerca de 1 minuto para se apresentar a petição, e 1 minuto para as votações) * 6 petições = 12 minutos, sendo os restantes 3 minutos para o resto que for necessário.
[quote=smascrns]
A fase (como é que se chama?) em que o MJ faz o update do turno também tem que ser mais rápida. Deve ser mesmo só para dar as alterações dos valores e as cartas. Se os jogadores tiverem dúvidas, esclarecem-nas com o rei durante a fase de diplomacia.
[/quote]
Concordo tambem com a fase de Audiência, mais uma vez, eu é que não tive noção do tempo, queria ter a certeza que toda a gente estava a perceber bem as coisas para o jogo ser mais equilibrado e justo, Nos 1ºs turnos demorou-se mais tempo, para o fim, acho que já consegui despachar mais as coisas, pois era prácticamente só actualizar e dizer os valores de cada um, dar-lhes o dinheiro e as cartas de intriga e prontos.
[quote=smascrns]
A ideia é que cada turno dure cerca de 30m e não mais. Assim, um jogo decorre em 3,5 / 4h. Mais que isto parece-me um exagero.
Enfim, apenas algumas sugestões.
Sérgio[/quote]
Exacto!
Obrigado pelo feedback construtivo. Agora quero volta a fazer a mesma experiência com mais pessoal diferente para ver como corre (embora quem quiser repetir é sempre bem vindo claro), e ver se depois da 1ª experiencia se conseguimos tornar o jogo mais rápido pois é muito divertido, original, interactivo e com bastante potencial.