[quote=Mallgur]
Se calhar temos que recorrer ao BGG e OWLG para as próximas trades. A numeração dos items é automática lá e a estrutura das Geeklists está muito mais adequada ao objectivo de uma MathTrade.
[/quote]
Desde a semana passada que estou a trabalhar num modulo para o AoJ para gestão destas sem necessidade de recorrer a outros sites
Sim eu também só listo o que me pode interessar tentando ter em atenção o valor dos jogos (embora não leve ao extremo).
Também tenho ideia de diminuir a coleção e deve ser o caso de muita gente, por isso receber 5 jogos pode ser mau para quem pensa assim.
Cool.
Obrigado, Nuno.
_
O problema dos packs é que, mesmo quando os jogos são bons, é difícil encontrar alguém que goste deles todos. E o problema acentua-se quanto maior for o número de jogos no pack. Posso até achar um ou até dois jogos interessantes no pack. Mas a perspetiva de ter de levar com mais dois ou três que não me interessam pode ser desmotivante - sobretudo porque o espaço em casa é limitado.
No meu caso, entrei numa fase de estabilização na minha coleção. Para entrar um jogo, tem de sair outro - o que faz com que tenha muito interesse em math trades. Sou muito mais criterioso nas aquisições do que há 5 ou 6 anos atrás e passei a evitar jogos que, por muito bons que sejam, têm poucas probabilidades de serem jogados cá em casa (por precisarem de muitos jogadores, por serem muito dependentes da língua, longos e/ou complexos, por terem temas que a minha mulher ou os miúdos não gostam, etc.). Daí que, paradoxalmente, trocar um jogo por um pack de cinco seja pouco atrativo, pois é altamente improvável que os cinco justifiquem a entrada na coleção.
quote=costa essa insatisfação é para mim uma dor demasiado grande para suportar. Chega assim ao fim um caminho de mais de 10 anos de moderação de MathTrades que muito me orgulha… (…)[/quote]
Compreendo a tua posição, espero que a reconsideres, no entanto aceto e aplaudo qualquer conclusão dessa reconsideração. Eu próprio noutros meios e ambientes já tive situações semelhantes onde acabei por tomar, em alguns casos, a mesma decisão.
Como indiquei mais abaixo (e inclusive já tinha indicado-te por email) estou desde a semana passada a trabalhar numa solução de listas numeradas automáticamente, que foi a maior questão desta 27ª MT, mas que, se tudo correr bem terá as seguintes caracteristicas obrigatóriamente:
- Númeração automática após criação e imutável (não dependendo do input do utilizador)
- Titulo não alterável após a criação (a não ser pelos moderadores, em casos que seja demonstrada necessidade)
- Histórico de edições. Em qualquer item será possível verificar se houve edições e quais
- Ligação do(s) item(s) ao BGG, com possibilidade de indicar a(s) versão(ões)
- Marcar (e desmarcar) as entradas que interessam a um utilizador e poder fazer uma listagem das mesmas (todo este ponto apenas estará visível ao próprio)
- Se o ponto anterior foi efectivado ter um módulo que permita construir a wishlist a partir dos item marcados
- Outras funcionalidade que sejam sugeridas e que sejam exequiveis.
Nuno, aqui vão algumas sugestões, caso aches útil:
- Cada participante deve introduzir a sua entrada de forma standard. Esse standard deve ser definido nas regras (por exemplo, incluir nome do item, versão, língua, link do bgg). Se houvesse forma de introduzir através de um formulário e impor dados obrigatórios seria o ideal (tendo em conta que as ofertas em dinheiro seriam dispensadas de link do bgg, versão e língua :)).
- Para salvaguardar eventuais confusões com a numeração (caso haja alguma falha no sistema que estás a criar) cada entrada deve ser identificada com o alias e número relativo desse participante (p.e., tercix-1: ItemA, tercix-2: ItemB, tercix-3: ItemC, etc).
[quote=tercix]Nuno, aqui vão algumas sugestões, caso aches útil:
- Cada participante deve introduzir a sua entrada de forma standard. Esse standard deve ser definido nas regras (por exemplo, incluir nome do item, versão, língua, link do bgg). Se houvesse forma de introduzir através de um formulário e impor dados obrigatórios seria o ideal (tendo em conta que as ofertas em dinheiro seriam dispensadas de link do bgg, versão e língua :)).
- Para salvaguardar eventuais confusões com a numeração (caso haja alguma falha no sistema que estás a criar) cada entrada deve ser identificada com o alias e número relativo desse participante (p.e., tercix-1: ItemA, tercix-2: ItemB, tercix-3: ItemC, etc).
[/quote]
Obrigado pelas sugestões.
- O novo modulo não irá usar o sistema normal de posts e comentários, mas sim será um forumlário com campos para preencher. Logo será, por essa natureza, normalizado.
- O sistema actual já tem esse formato (como podes ver no cabeçalho deste tópico: e.g.: 406 - REIS DE PORTUGAL + COUNCIL OF VERONA 2ND ED. - TERCIX) que irá ser mantido
O Costa é um santo… eu deixei de participar nas mathtrades porque o trabalho que me dava a mim como utilizador era mais do que aquele que me apetecia ter…
Também me chateia participar em coisas deste tipo em que a malta deixa tudo para a última da hora… como é possível a introdução de 150 items nas últimas 4 horas?!?!? Ainda percebo nas entradas a dinheiro que os users tenham estado à espera de ver o que aparecia em termos de jogos para oferecerem dinheiro… de qq maneira já se podia ter feito grande parte dessas entradas antes…
Já não consigo perceber que se deixe a entrada de jogos para a última hora porque lá está, se alguém até tivesse interesse num desses jogos e não tenha nenhum jogo de igual valor para dar podia querer mesmo comprar e por dinheiro, mas como o item foi posto a 1 hora do fim do prazo e a pessoa tinha mais que fazer que estar aqui a ver o que era adicionado ou não perdeu a hipotese de fazer uma entrada em dinheiro para poder ter hipotese de ter o jogo…
Depois, pior que isto é a malta que para entregar as wantlists não só deixa para a última hora, como muitas vezes entrega depois do prazo… eu sei que todos temos as nossas vidas e temos muito que fazer, mas se se comprometeram a entrar nisto acho que principalmente na fase da entrega das Wantlists, seria do mais comum bom senso e boa educação, entregar as listas o mais cedo possível, mas não…
Todas estas coisas me mexem com os nervos e foi por isso que me retirei destas mathtrades!
Gabo a pachorra do Costa para ter o trabalho todo que tem a gerir isto!! É impressionante!!
Obrigado Costa pelo trabalho que desenvolveste ao longo do tempo nesta e nas anteriores Math Trade e no esclarecimento de duvidas. Eu comecei a entrar nestas Math Trades a partir da LeiriaCon2015, e acho que é um orgulho ver que a comunidade tem crescido de ano para ano, e não fico admirado que o proximo ano passamos dos 800 items.
Como mero utilizador senti dificuldades terminar wantlist, mesmo trabalhando durante a semana somente acabei no sabado, pelo simples facto de querer ser minucioso a verificar todos items dos quais estava interessado e ver reviews dos mesmos. Aguardar esclarecimentos sobre a versão dos items colocados por outros utilizadores.
Não percebo nada de codigo, mas estou disponivel para ajudar naquilo que posso nem que seja para lembrar aos utlizadores para indicar qual é versão do jogo, qual é idioma, se tem ou não dependência de linguagem, colocar o link para BGG, que foram algumas coisas fizeram perder mais tempo no meu caso para a elaboração da wantlist.
Historico das ultimas Math Trade da LeiriaCon
Ano 2015 - 264 Items com 107 Trocas
Ano 2016 - 349 Items com 147 Trocas
Ano 2017 - 445 Items com 219 Trocas
Ano 2018 - 693 Items com 322 Trocas
Desde já obrigado Costa pelo teu trabalho. Da forma que isto é feito, deve ser muito trabalhoso.
Também tive um engano mas assumi o erro… É a vida.
Mais do que as pessoas entregarem em cima do prazo, a mim parece-me é que são os próprios prazos (e o método) que ficaram desajustados face ao crescimento do número jogos propostos para troca.
Pelo menos com este método, não se pode exigir que lista de jogos fique disponível logo no dia a seguir ao encerramento do tópico ou que os resultados sejam divulgados logo no dia a seguir ao final do prazo para o envio das wantlists. Uma coisa era fazer isso com 70 jogos. Outra muito diferente é fazê-lo com 700. Nem quero imaginar o trabalho insano do costa a fazer copy + paste 100 e tal emails com wantlists ou do moderador a corrigir uma a uma numeração de 700 entradas num tópico de forum cada vez que alguém punha um número errado. Fazer isto tudo, naqueles prazos e sem erros? Não dá. Nem o costa nem ninguém.
Fico contente que a equipa de administração esteja a desenvolver uma forma mais simples de organizar e correr math trades, pois o conceito é divertido e dá animação ao site.
Após ler o que escreveste fui ver as wantlists e realmente os teus "packs" tiveram mesmo muito pouco procura!
Se precisares de alguma ajuda avisa.
Para além da questão das mathtrades, também seria interessante ter algo parecido com as geek lists…
Mais uma bela trade, com as alegrias e tristezas do costume…
Obrigado, Costa, por mais uma tarefa hercúlea. Apoio todas as alterações ao formato das MathTrades que te facilitem a vida!
E entretanto, estes resultados ainda são FINAIS PROVISÓRIOS ou já são FINAIS FINAIS?
Acabou a saga. Podem meter os jogos nos sacos e combinar as entregas.
Este ano foi violento. Passei grande parte do Fim de Semana agarrado a isto.
Fico contente de saber que vão haver ferramentas novas para auxiliar quem organiza e quem participa. Isso é excelente porque o actual modelo já era obsoleto quando peguei nele há mais de dez anos e só um velho teimoso e paciente dinossauro como eu é que tinha paciência para a gestão à unha de todo este processo.
Obrigado a todos pelas palavras simpáticas, mas está mesmo na hora de passar a pasta
Eu não me vou embora e vou continuar a colaborar e a ajudar a comunidade.
Mas preciso de mais tempo para a LeiriaCon, que também ela está a crescer desmesuradamente e precisa da minha atenção para que seja o evento que TODOS VOCÊS MERECEM!
Forte abraço!
É que só assim poderia começar a ser o evento que "Todos Vocês Merecem!"
Meninas para alguns é meninos para outros…
E as gajas pah?
Obrigada por te lembrares das jogadoras!
Ele disse para "outros"… não disse "outras"!..