41º Encontro Semanal 2010 - Boardgamers Porto

Tive saudades tuas, meu quadradinho. Kiss

A abelha tem tido pouco uso pró ferrão LOL

É a PDI

[quote=Firepigeon]

A abelha tem tido pouco uso pró ferrão LOL

[/quote]

ui ui flame war incoming... é que na minha terra uma boca dessas é motivo para agressão!! :p

[quote=Asur]

E sim, sei. O BSG "é uma experiência". A experiência do BSG é a mesma que tens no Saboteur e no Lobisomem. Só que estica-la durante horas enquanto fazes de conta que estás a jogar um jogo que no fim depende de um rolar de dados ou de uma carta. E enquanto no lobisomem és linchado "porque sim", encolhes os ombros, e vais fazer outra coisa qualquer, no BSG ou és relegado para o tédio que é ser um Cylon revelado ("ena, saiu-vos a carta X, sou o maior") ou pronto, calhou e não ganhámos nada com isto. A experiência até é interessante. Durante 2/3 horas, nem pensar (e passamos a maioria deste tempo a olhar para a parede...).

[/quote]

Já joguei saboteur, lobisomem e BSG e para aí a ùnica coisa que têm em comum é serem feitos de árvores (uns mais que outros). No lobisomem só és linchado "porque sim" porque hoje em dia não se vê ninguém com 2 palmos de testa a jogar o jogo. Tem um meta gaming muito interessante quando as pessoas se dedicam ao jogo.E bem jogado deixa lá que não demora menos de hora e meia, duas horas, o que já é muito para o tipo de jogo que é.

O saboteur quase nem conta como jogo com traidor escondido de tão óbvias que as jogadas do traidor têm de ser.

Por outro lado o BSG é um jogo muito bem pensado em que cada jogada é dual e tanto pode ajudar uma equipa ou outra e jogado com pés e cabeça é sempre bem renhido entre as duas equipas, daí o "decidir-se com um dado" ou "com uma carta".

O Monopólio nesse aspecto é bem melhor, aí duas horas antes de acabar o jogo já se percebeu quem vai ganhar, sim senhora que belo jogo esse :D

But hey, to each his own.

--

Hehe...

Estou a propô-lo porque me saiu na RuralCon. Já li as regras e parece-me ter algumas coisas interessantes. A parte dos dados é só para os combates e, pelo que li, não é com muita guerra que se ganha... E na caixa diz duas horas. Acho que a três, se forem jogadores minimamente experientes despacham isso mais rápido.

De qualquer modo, não costumo recusar jogos à partida... Há que experimentar antes de pôr de lado.

E tu ainda hás-de ver a luz do Tichu... Eu concordo que, se calhar, já se joga um pouco demais... mas a malta gosta e antes isso que sueca ou lerpa.

[quote=Tiago]

Já joguei saboteur, lobisomem e BSG e para aí a ùnica coisa que têm em comum é serem feitos de árvores (uns mais que outros).[/quote]

Espera aí, que arranjo-te a resposta aqui -> "O saboteur quase nem conta como jogo com traidor escondido"

[quote=Tiago]No lobisomem só és linchado "porque sim" porque hoje em dia não se vê ninguém com 2 palmos de testa a jogar o jogo. Tem um meta gaming muito interessante quando as pessoas se dedicam ao jogo.E bem jogado deixa lá que não demora menos de hora e meia, duas horas, o que já é muito para o tipo de jogo que é.[/quote]

Estás a dizer que não se tomam decisões no lobisomem baseadas em palpites? E quando o narrador tem de obrigar os participantes a escolher alguém? As decisões nesse jogo são sempre out-of-my-ass. Sejam acertadas ou não.

[quote=Tiago]O saboteur quase nem conta como jogo com traidor escondido de tão óbvias que as jogadas do traidor têm de ser.[/quote]

Mas conta para os exemplos que estava a dar.

[quote=Tiago]Por outro lado o BSG é um jogo muito bem pensado em que cada jogada é dual e tanto pode ajudar uma equipa ou outra e jogado com pés e cabeça é sempre bem renhido entre as duas equipas, daí o "decidir-se com um dado" ou "com uma carta"[/quote]

É renhido porque a progressão é simétrica. Se os humanos não forem extraordinariamente azelhas nas 3 decisões que fazem durante o jogo ou extraordinariamente azarados com as cartas vamos chegar sempre ao "final cheio de tensão". A tal parte de sacar a carta ou rolar o dado. Isto não me provoca tensão, aborrece-me.

É como dizes, to each his own

Olha que tu também saiste cá um incendiário... Manias de wargamer. Evilgrin


[quote=Asur]

Se os humanos não forem extraordinariamente azelhas nas 3 decisões que fazem durante o jogo ou extraordinariamente azarados com as cartas vamos chegar sempre ao "final cheio de tensão".

[/quote]

Vês? Vês o que digo? Dizer que o BSG tem poucas decisões é esquesitice. Mas já dizer isso do Dominion não, é acertado. Porque sou eu a dizer. Tongue out

E não tem sempre o "final cheio de tensão". Já joguei alguns que se decidiram bem antes. O que, aí sim, se torna aborrecido.

Já agora, o que é que se joga?

P.S.: Nada como animar um pouco a conversa. Assim até os maganos de outros grupos vêm dar aqui uma bicadinha. Laughing


[quote=Mallgur]

Hehe...

Estou a propô-lo porque me saiu na RuralCon. Já li as regras e parece-me ter algumas coisas interessantes. A parte dos dados é só para os combates e, pelo que li, não é com muita guerra que se ganha... E na caixa diz duas horas. Acho que a três, se forem jogadores minimamente experientes despacham isso mais rápido.

[/quote]

Só estava a lançar uma pequena flame. Não estava de modo algum a criticar a tua proposta em concreto. Mas olha que pelo que li, a sorte dos dados parece proteger os audazes... Smile

Tu sabes o que isso é, depois da experiênica no Claustrophobia, certo? Tongue out.

[quote=Mallgur]

De qualquer modo, não costumo recusar jogos à partida... Há que experimentar antes de pôr de lado.

[/quote]

Eu também não o faço, salvo rarissímas excepções. Mas se não se tiver com alguma vontade para experimentar o jogo em causa, mais vale ficar para outro dia. É que se pode acabar por ter um "frete" pela frente, o que não agradará aos companheiros de mesa.

Agora havendo outras opções, prefiro jogar algo em que já me sinta "peixe na água".

[quote=Mallgur]

E tu ainda hás-de ver a luz do Tichu... Eu concordo que, se calhar, já se joga um pouco demais... mas a malta gosta e antes isso que sueca ou lerpa.

[/quote]

Ó Pedro, não tenhas fé nisso. Acredita, é mesmo birra Sealed.

Acho o Tichu um jogo fantástico... para ser jogado pela malta, sem mim. É melhor assim. Não gosto de achar que tenho uma mão de cartas maravilhosa, dizer "Grande Tichu", e acabar por ser o último em jogo. É a humilhação em forma de jogo. Jogam-se muitos "Dia D" nesse jogo. O meu pobre coração já não aguenta...

Agora que o dito tem todos os ingredientes para resultar num grupo, isso é irrefutável. Joga-se relativamente rápido (30 a 45m), não se perde sozinho, dá para achincalhar a cabeça do nosso parceiro quando se perde e dos adversários quando se ganha, pode ser jogado em qualquer lugar, e dizer palavrões a jogá-lo é desculpável. Cool

O que importa é que a malta se divirta. Peace. Happy Meeple


E ainda nem sequer rolei dados!!!

Mas a tua questão prende-se afinal com a palavra 'tensão' ? Com ou sem 'n' ??

(Hei Crash, isto sim é que é começar uma flamewar!!! E logo por um Pigeon em Fire!!!)

Eu não sou o quarentão aqui. :P

Rolavas se tivesses vindo à InvictaCon caro Pombeiro.Evilgrin

Menos no Dominion que esse não tem dados.


[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

ainda não tem dados..

numa expansao de warfare ja não apostava nisso :p

Quem quiser aparecer: https://www.abreojogo.com/node/7891

Tichu (3)

Acho que não foi mais do que uma joga de Tichu que decorreu durante o encontro.

Infelizmente... Tongue out


[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Dugy&numitems=10&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

Ou que foi?

Também... mais partida menos partida de tichu... É como o tic-tac-toe.

Acho que foi mais do que uma. Sorry, foi um problema de multi tasking Laughing, baralha as ideias.

Também não é bem assim isso da contabilização. Qualquer dia vai lá o gajo do Guiness Book of Records e pode ser importante para o certificado "Mais Alto nível de dependência pelo Tichu num Grupo de Boardgamers". Evilgrin