Semanalmente o Grupo de Boardgamers do Porto, encontra-se para fazer umas partidas de Jogos de tabuleiro e conviver. Os encontros são abertos a todos os que se queiram juntar, sem necessidade de se sentir obrigado a trazer jogos, pois há sempre gente que leva.
É uma oportunidade de jogar jogos que não se tem, fazer novas amizades e passar um bom bocado.
Os encontros realizam-se todas as 5ªs-feiras, repartindo-se por dois locais distintos: numa semana realiza-se no Porto (Cristal Park - frente ao Museu Soares dos Reis) e Espinho (Acqua Bar - Galerias S. Pedro 1º andar). Começam por volta das 21:30 e terminam quando já não houver gente para jogar.
Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelo contacto: Mallgur (Moderador do Grupo) ou para mim JohnnyBeGood.
Pois é... estava a faltar semanalmente criar o evento dos encontros (copiei a ideia pelo Vch). Assim é mais fácil o pessoal saber a tempo e horas onde vai ser o encontro e até mesmo para novos visitantes se aperceberem dos encontros.
Para hoje (uma vez que só mesmo hoje tive oportunidade de criar o evento), vou mais uma vez ver se arranjo umas vitimas para testar uma das minhas ideias.. eheheh
"A Pirâmide de Tutankhamon"
Tutankhamon sobe ao trono do Egipto muito jovem, após a morte de seu pai que havia banido todo o Clero. O jovem Faraó rapidamente restitui o Clero e ordena aos seus arquitectos a construção da sua Pirâmide, mas esta deverá, além de ser o seu túmulo, prestar tributo a um Deus - Amun.
Os seus Arquitectos e Clero discordam da importância de Amun e sugerem outros nomes. O jovem Faraó ordena então que cada um dos Arquitectos preste Homenagem a um dos Deuses que propõem, marcando os Blocos de pedra da pirâmide com a imagem do Deus e ao mesmo tempo mostrando a sua devoção através de Oferendas no Templo.
A construção da Pirâmide é feita recorrendo a mão-de-obra escrava e ao ritmo do chicote, os Blocos transportados por barco das pedreiras até ao local de construção e puxados por rampas até ao seu local final.
Os escravos respondem a outro Deus, que poderá intervir, provocando 10 Pragas que muito poderão atrasar a construção, não mais do que as sabotagens que os arquitectos podem vir a fazer na ânsia de serem eles a finalmente dizer qual o Deus vencedor do Tributo.
Assim sendo, preciso de 3 voluntários (o jogo é para 3 a 5 jogadores)!
Coisa para uma hora e meia de jogo (está semi-testado a 2 e portou-se muito bem).
Tabuleiro
Fabrica de tijolos do Arquitecto que representa Osiris
Nem de propósito o spiff é professor de História e deu uma ajudar a corroborar os factos temáticos.
Mesmo com a jogatana a arrastar-se por muito tempo e ainda longe de construir-mos a pirâmide, não senti o tempo a passar pois estivémos sempre, de alguma forma, a desenvolver jogo (este é que se mostrou ingrato com alguns).
Se por um lado alguns se preocuparam com as oferendas aos Deuses, outros pura e simplesmente se borrifaram para o assunto, e rapidamente foram despoletadas as 10 Pragas do Egipto, e não chegando elas serem muito más, houve quem ainda ajudásse aplicando sabotagens.
O jogo promete bastante, mas isso sou eu a falar e sou suspeito, deixo as criticas para os beta-testers a quem agradeço o tempo dispendido e as sugestões.
Vou fazer a alteração das àreas de Obeliscos e ao scoring dos mesmos, bem como alterar o trasporte por barco dos blocos da pirâmide, de forma a eliminar o processo de deslocação e perda de tempo. A rampa para a pirâmide vai permanecer estática, ou seja, não vai haver incremento de distância de patamar para patamar.
Agora que não lhe falte carradas de testes, sugestões e melhoramentos, por isso não te posso deixar de sugerir(se ainda não viste) esta talk que o Matt Leacock deu no Google sobre o desenvolvimento do seu Pandemic, já que está carregadinha de dicas que te poderão ajudar a fazer deste projecto um jogo a sério.
Esta criação é duma complexidade tal que impressiona ainda mais por ter surgido num curto espaço de tempo. Este génio (JohnnyBeGood) emana ideias todas as semanas. Um espanto. Como o jogo em si.
Como feedback importa dizer que o tempo de jogo deveria ser reduzido e isso conseguirar-se-á com as alterações que o Johnny fez alusão, para além da redução dos patamares da pirâmide para 9-4-1 (na minha opinião). No que toca às sabotagens, penso que poderiamos começar com as 3 cartas (não descartando nenhuma na fase final de escolha), e que após "gastarmos" essas 3, poderiamos sacrificar escravos para conseguir mais. Nos restantes aspectos, nada a apontar.
Controlo de area, interação, medição de forças, gestão de recursos, desastres (pragas) que afectam todos, puzzle (faces da pirâmide) - tudo mecânicas que se podem encontrar no jogo. O que se há-de querer mais?
Brilhante JohnnyBeGood.
Mais uma estrela a brilhar (sim, porque já brilha)...
Aproveitei este tópico para apresentar "A Pirâmide de Tutankhamon" porque foi intenção apresentar o protótipo e fazer um play-test. Está apresentado e espero poder continuar a contar com os "crash-test dummies" cá do sitio para o afinar.
Para o efeito vou deixar "bloggado" o processo de evolução do protótipo em local apropriado, para que possam comentar no local certo.