Empreitada Egípcia`"à la Tuga"!
"A Pirâmide de Tutankhamon"
Tutankhamon sobe ao trono do Egipto muito jovem, após a morte de seu pai que havia banido todo o Clero. O jovem Faraó rapidamente restitui o Clero e ordena aos seus arquitectos a construção da sua Pirâmide, mas esta deverá, além de ser o seu túmulo, prestar tributo a um Deus - Amun.
Os seus Arquitectos e Clero discordam da importância de Amun e sugerem outros nomes. O jovem Faraó ordena então que cada um dos Arquitectos preste Homenagem a um dos Deuses que propõem, marcando os Blocos de pedra da pirâmide com a imagem do Deus e ao mesmo tempo mostrando a sua devoção através de Oferendas no Templo e construção de Obeliscos.
A construção da Pirâmide é feita recorrendo a mão-de-obra escrava e ao ritmo do chicote, os Blocos transportados por barco das pedreiras até ao local de construção e puxados por rampas até ao seu local final.
Os escravos respondem a outro Deus, que poderá intervir, provocando 10 Pragas que muito poderão atrasar a construção, não mais do que as sabotagens que os arquitectos podem vir a fazer na ânsia de serem eles a finalmente dizer qual o Deus vencedor do Tributo.
Tabuleiro de jogo
Àreas:
A - Casernas
Jogadores iniciam com 7 unidades de escravos e uma Caserna com Capacidade para 10. Requisito de 4 unidades de comida. É possível manter 6 unidades sem fornecimento de comida adicional.
B - Àreas de produção (Palha e Lama)
Pela ordem de resolução (jogador com mais unidades atribuídas para trabalho), os jogadores optam por uma das opções: 4/3, 3/3, 3/2, 2/2,2/1 (ex. Receber 3 de Palha e 2 de Lama ou vice-versa).
C- Mercado de escravos
Ao atribuir um Capataz, um jogador recebe 2 unidades de escravos para a sua força de trabalho. Se o Capataz for o Filho do Arquitecto, serão 3 unidades.
D - Rio Nilo
Cada jogador possuí um barco para efectuar o transporte dos Blocos (3 de cada vez). Num turno pode atribuir uma força de trabalho para carregar até 3 Blocos da Pedreira (em 5 disponíveis) e noutro turno, da mesma forma atribuir uma força de trabalho e descarregar 1 Bloco para o Cais de desembarque (este suporta até 3 Blocos).
E - Rampa
Os jogadores ao atribuirem força de trabalho na Rampa, podem deslocar os seus blocos desde o Cais até à Pirâmide, sendo que podem distribuir a sua força por vários Blocos.
F - Mercado
Imediatamente antes da resolução desta àrea, os jogadores podem realizar a Produção nas suas fábricas de tijolos. No mercado, pela ordem de resolução das forças atribuídas, o 1º jogador pode transaccionar até 8 unidades de comida e os seguintes 4. As unidades não transaccionadas pelos jogadores antecedentes, sobram para os jogadores seguintes (ex. 1º Troca 12 Uni. de tijolos por 6 de comida, sobrando 2, o jogador seguinte irá dispor de 4 unidades + 2 que sobraram do anterior).
Um jogador pode ainda fazer o Upgrade da sua caserna, pagando 15 unidades de Tijolos.
G- Templo
No início de cada ronda, os jogadores devem fazer Oferendas aos Deuses, ganhando pontos de Prestígio. Adicionalmente poderão reforçar as oferendas e construir um Obelisco numa das duas àreas de Obeliscos, consoante o valor da oferenda adicional.
Dependendo do número de jogadores, o Faraó instituiu um valor mínimo de oferendas (para 5 jog. 12 unidades de comida). Se esse valor não for cumprido, o Faraó irá sacrificar o mesmo nº de unidades de Escravos (presentes no Palácio do Faraó). Assim que não restem mais escravos para sacrificar, são despoletadas as 10 Pragas. Nos turnos seguintes, não sendo cumprido o requisito de oferendas, os jogadores que menos oferendas fizerem, perdem 1 unidade de escravos do Mercado de escravos.
Nota: Esta é a 2ª Rev. do layout, após 2 play-tests.
- Agrupadas as àreas de produção
- Remoção de escala de movimento no Rio, passando a 2 momentos/acções distintas
- Alteração da escala da Rampa de acesso à Pirâmide.
- Implementação de gráfico para visualização de Unidades de escravos nas respectivas casernas e requisitos de comida.
- Redução de limite máximo de unidades de escravos e ajustes das capacidades das casernas.
- Re-estruturação das àreas (ordem de resolução)
- Re-estruturação de àreas e scoring de Obeliscos bem como das oferendas relativamente à construção dos Obeliscos.
- Redução da Pirâmide para 15 Blocos: 1º patamar 4X4, 2º patamar 3X3 e 3º patamar 1 Bloco.
- Incremento das unidades de comida a serem transaccionadas no mercado, de 6 para 8 para o 1º jogador a transaccionar.
Material de jogo
2 peões grandes (1 Faraó e 1 Arquitecto)
35 Obeliscos (7 por cada jogador)
60 cubos de Matérias primas (30 Palha e 30 de Lama) - amarelo e castanho respectivamente
30 Cubos de Comida (Rosa)
12 Cubos (escravos do Faraó) - brancos
26 Cubos (Verde, Amarelo, Azul, Vermelho e preto) por jogador
4 discos (Verde, Amarelo, Azul, Vermelho e preto) por jogador
Função: Marcador de Caserna e de Prestigio, Barco e escolha de Matéria prima
3 Meeples (capatazes) 1 deles diferenciado - Filho do arquitecto
35 Blocos de Pirâmide (com os Simbolos dos Deuses nas 4 faces e indicação no topo, para rápida referência e avaliação)
Fábricas
Nas fábricas, os jogadores podem armazenar o seu stock de matérias-primas (Lama e Palha), Comida e Tijolos. Podem atribuir unidades de escravos para produzir tijolos.
Capatazes
Cada jogador possuí 3 capatazes, sendo um deles o Filho do Arquitecto.
Além de potenciar o trabalho escravo em mais 2 unidades (Filho do arquitecto: 3), os Capatazes têm prioridade na ordem de resolução das Àreas.
Exemplo:
Fábrica com 3 unidades de Palha e 2 de Lama, 2 unidades de escravos e um Capataz.
Cada conjunto: 1 Uni. Escravos + 1 Uni. Lama + 1 Uni. Palha = 3 Uni. Tijolos
Produção: 2 Uni. Escravos + 2 Uni. Lama + 2 Uni. Palha = 6 Uni. Tijolos
Com a presença do Capataz, além das 6 Uni. de Tijolos, são produzidas + 2 (caso fosse o Filho do Arquitecto +3).
- Obeliscos
Os Obeliscos podem ser construídos em duas àreas distintas no tabuleiro: Junto ao Templo e nas Margens do Rio Nilo.
Junto ao Templo, a construção de um Obelisco dá 7 pontos de Prestigio e potencia o valor dos Obeliscos construídos posteriormente nas Margens.
Os Obeliscos construídos nas margens dão em pontos 2X o número de obeliscos que se construiu junto ao Templo, sendo que esta àrea de obeliscos pontua no final 11 e 9 pontos para o jogador que tiver construido mais obeliscos e para que em 2ª lugar tenha mais Obeliscos.
O número total de obeliscos construídos nas duas àreas, potenciam o valor dos alinhamentos de faces de blocos na pirâmide, durante o jogo.
(continua...)
- Construindo a Pirâmide
- Scoring (durante e no final do jogo)
- Pragas
As 10 Pragas são despoletadas assim que, sucessivamente os jogadores não cumprem os requisitos de oferendas - impostos pelo Faraó - não são cumpridos e este sacrifica os escravos do seu palácio. Em cada uma das rondas seguintes e após distribuição de escravos pelas diversas àreas, é voltada uma carta de Praga e aplicado o seu efeito na àrea afectada (aquando da sua resolução).
-Sabotagens
Fim de jogo
O jogo termina quando a Pirâmide é construida ou quando um jogador constrói todos os seus Obeliscos (7).
Vence o jogo, aquele que conseguir mais pontos de prestigio para o Deus que representa.
Desempates: Jogador com mais Obeliscos, jogador com mais oferendas na última ronda.
- o blogue de JohnnyBeGood
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
- 133 leituras


OnFire
Estás Onfire :D
Keep it up!
I'M NOT LAZY. I'M JUST OUT OF ACTION POINTS!
Oblivion
falta qq coisa
pra isto ser à Tuga: tipo a quem é que se tem de besuntar as mãos pra ganhar o pior preço? Ou filho de quem?
ROTFLMAO
Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM
eheheh
Pois é, não há "besuntanços" de mão, mas há sacanice quanto baste (além das pragas, más p'a carapau!), sendo possível sabotar a acção de um jogador numa determinada àrea.
Como o jogo "encena" uma época onde a mão-de-obra era do mais barato, não faltam silvos de chicote para acelerar a obra.