[quote=jrmariano] Não sei bem como poderemos fazer de outra forma nos Encontros. Alguém quer organizar uma campanha regular nos Mensais? Uma de Legend of the Five Rings?[/quote]
Com todo o respeito Mariano, mas deves estar a brincar comigo... hà 2 anos que estou a dizer que quero organizar uma campanha regular de Legends of the Five Rings e até agora nada, sabes isso muito bem. Por mim não me importava de o fazer nos encontros Mensais mas aparentemente ninguem me dá a oportunidade de o fazer.
(Por muito que eu queira organizar uma capanha regular, sem jogadores não vamos lá.)
Em relação aos outros assuntos... sinceramente não sei como dar a volta à questão das one-shots, eu reconheço-lhes o mérito, e admito que gostei e me diverti com as sessões de Blackbird e de Byron Falls e tive todo o gosto em jogar com excelentes roleplayers e um excelente storyteller, mas eu gosto de me apegar às personagens e de continuar a evolui-las ou de pelo menos acabar a história delas (nem que morressem na final de uma one-shot, ao menos a história deles não ficava "a meio").
Não estou a dizer que não alinho mais em one-shots, apenas que me desmotiva um pouco que quando estou a gostar de algo que acaba de repente e depois torna-se dificil de continuar por diversos motivos.
Sei que é complicado gerir o tempo, nem toda a gente aparece a horas (mea culpa), às vezes à atrasos, interrupções, distrações, etc que fazem o roleplay alongar-se. Sessões de "continuamos para a próxima" tambem me parecem complicado pois nem toda a gente pode aparecer regularmente nos encontros mensais.
Sinceramente, para quem me conhece sabe que eu gosto de boardgames, cardgames, etc, etc, mas que a minha grande paixão é mesmo o roleplay (afinal de contas o mais importante é socializarmos, e divertirmo-nos juntos independentemente do que façamos).
Infelizmente nos dias de hoje complicado, as pessoas têm pouco tempo livre, nem sempre estão disponiveis no dia certo, ou estão cansadas, etc...e portanto parece-me ser a actividade mais dificil de realizar, um roleplay envolve mais tempo investido e é necessário haver regularidade nas sessões (e que os participantes não falhem) para manter a história interessante e continuar em frente para não cair no esquecimento ou perder-se o entusiasmo. Tenho constantemente tido conversas sobre este assunto com uma enorme variedade de pessoas e sinceramente ainda ninguem me conseguiu apresentar uma boa solução para este problema. Os unicos roleplays que se normalmente se mantêm são aqueles de grupos de amigos que se conhecem à muito tempo e que têm a possibilidade de se reunirem juntos regularmente. (normalmente indo a casa uns dos outros)
Por isso mesmo tentei adaptar-me aos "tempos modernos" do roleplay de hoje em dia, por isso desenvolvi o projecto de roleplay "Olhar Safira" (em homenagem aos jogadores de L5R em portugal) para resolver muitos desses problemas, infelizmente não consigo ter a oportunidade de arrancar com este projecto.
Se alguem tiver ideias de como se fazer roleplay em portugal estou aberto a sugestões, tenho inveja do pessoal do Porto que parecem ter uma comunidade de roleplayers muito mais unida e activa, é pena não haver muito disso por cá.