51º Encontro Mensal - Boardgamers Porto

Os encontros mensais são realizados todos os últimos Sábados de cada Mês com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. É um ambiente descontraído onde ganhar não é o mais importante.

O encontro é aberto à participação pública e gratuito, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda e não necessita saber as regras dos jogos pois haverá sempre alguém disponível para as explicar.

Os jogos disponíveis são trazidos voluntariamente por alguns dos participantes, mas também podes trazer jogos que queiras jogar, e existem para todos os gostos, pelo que poderás escolher e experimentar os jogos que serão mais do teu agrado.

O encontro começa por volta das 14:30 e termina quando já não houver gente para jogar. O espaço está aberto até às 06:00h e tem serviço de restauração permanente.

Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelos contactos: Mallgur / JohnnyBeGood / Asur.

O espaço onde nos encontramos é público e cedido para o efeito pelo respectivo proprietário, pelo que aqui ficam os nossos agradecimentos.

Mapa

O que se jogou:

Tichu (5)
Dixit (1)
Straw (1)
Wizard (1)

ontem ainda tentei falar que a malta para ver se alguem queria jogar quelquer coisa amanha.

estava a pensar em qualquer coisa demorada tipo um eclipse com 6 jogadores, mas nao me importo de jogar outra coisa qualquer

Boas,

Esta semana recebi um mail ( que vou manter anonimo ) de um utilizador que escreveu para mim , erradamente , percebi eu depois de comunicar com ele , que era relativo ao 50º Encontro Mensal - Boardgamers Porto , embora isso nao seja relevante , pois pode acontecer a qualquer um de nós "organizadores/incentivadores" de eventos ,e que penso que deve ser alvo de reflexão para todos nós que queremos incentivar os nossos hobbys favoritos:

Mensagem:

Olá,
esta mensagem é apenas para comentar a experiencia que tive no primeiro
encontro mensal que estive presente. É a minha opinião pessoal e não sei
se mais alguém partilha da mesma, no entanto acho que devia dar-vos o meu
feedback.

Como disse, no ultimo encontro que houve de board gamers, eu fui pela
primeira vez e tive a pior recepção possível. Cheguei sozinho, tentei
cumprimentar o pessoal que estava a jogar e de todos os grupos que jogavam
um ou outro respondeu um "boa tarde" entre os dentes. Ainda tentei meter
conversa com um grupo que estava a jogar, mas falar com eles eu com uma
parede foi a mesma coisa. Resposta nula.

Dei uma volta pelos vários grupos, tentei cumprimentar as pessoas e tal...
mas pronto.

Depois de me sentir completamente ignorado e sem ng me prestar a minima
atenção, desisti e fui embora.

É apenas um desabafo, posso ter aparecido num dia mau, mas depois do que
li , que podia aparecer, mesmo se não tivesse jogos ou mesmo que não
soubesse jogar, que o pessoal ajuda e faz isto e aquilo... O que verifiquei
foi o oposto.

Se calhar já aconteceu o mesmo com outras pessoas, que tiveram a mesma
recepção que eu tive e prontos, vieram embora e não colocaram lá mais
os pés.

Com os melhores Cumprimentos,

XXXXXX

Pela minha parte ja falei com ele e convidei a aparecer em futuros eventos , seja do que for , que de certo tera uma melhor experiencia , no entanto , e tendo em conta o que eu entendo ser uma das funções dos encontros mensais do diversos grupos , que é jogar , mas tambem cativar novos jogadores, todos nós temos que ter algum cuidado com quem apareça e esteja a começar, para que possam apreciar e voltar.

Apesar de eu achar que quem aparece de novo tambem possa ser mais "interventivo" na aboradagem , sei que é complicado ser o "forasteiro" , no meio da azafama habitual dos nossos encontros , onde a maior parte se conhece e rapidamente entra em conversas "privadas".

Enfim , como disse, algo para reflexão de todos nós,  so posto isto tambem , por ter sido o "alvo" da mensagem , porem gostei de receber o feedback e penso ser essencial o mesmo para melhorar/melhorarmos....

ABR

Obrigado pelo aviso.

No entanto, parece-me estranho que isso tenha ocorrido. Eu estive no mensal e costumo ter especial cuidado em prestar atenção a alguém que ande a espreitar as mesas ou manifeste interesse. Certamente que alguém que se dirigisse ao grupo onde eu estava a jogar e dissesse "boa tarde" não sairia dali sem, pelo menos, uma explicação do que era o grupo e do que se passava. O mais provável seria que interrompesse o meu jogo por algum tempo para tentar arranjar alguma mesa onde o incluir ou pedir-lhe para esperar um pouco até que pudesse ir jogar com ele. Por outro lado, é frequente que quando alguém chega e manifesta interesse, os outros elementos do grupo que não se sentem tão à vontade para acolher novos membros me indiquem como pessoa a quem falar.

Além disso, o ter entrado em contacto contigo e não com um dos três contactos disponibilizados nos tópicos dos encontros do grupo leva-me a pensar que talvez exista alguma confusão ou mal entendido.

Pode, no entanto, ter ocorrido de facto assim, num período menos propício ou numa altura em que eu não estivesse presente...

Enfim, não é importante o que se passou.

O que é importante é tentar que não se esteja a perder um potencial membro para o grupo.

Nesse sentido, gostaria de contactar a pessoa em causa no papel de um dos administradores do grupo, para estender um pedido de desculpa e um convite para que apareça de novo. Se preferires, podes dar antes o meu contacto e a indicação de que gostaria de falar.

Obrigado, mais uma vez, pela chamada de atenção.

É uma situação estranha e anormal que não é de todo regra.

Estive presente durante todo o período do encontro e também não me apercebi desta situação.

Mas como o Pedro já referiu, que não sirva como dissuasão para que a pessoa em causa não volte.

Se nos der uma segunda oportunidade, pode ser que consigamos apagar esta fraca recepção de boas vindas. smiley

Mas esperar que seja imediatamente reconhecido como "cara nova", e falar com UMA mesa e não lhe ligarem, desistir logo? Ok...

De qq forma, é sempre lamentável que isto aconteça.

Peço desde já desculpa por me estar a meter...

[quote=Asur]

Mas esperar que seja imediatamente reconhecido como "cara nova", e falar com UMA mesa e não lhe ligarem, desistir logo? Ok...

De qq forma, é sempre lamentável que isto aconteça.

[/quote]

Se eu fosse a tal pessoa "insatisfeita" e lesse este post iria considerá-lo ofensivo. "Agora ainda dizem que a culpa é minha? Que eu apenas disse "olá" numa mesa e que me fui embora?"

Antes de insinuares que a tal pessoa não se "esforçou" nem "tentou" lestes por completo o email dela?

[quote=Pessoa Insatisfeita]

Cheguei sozinho, tentei cumprimentar o pessoal que estava a jogar e de todos os grupos que jogavam
um ou outro respondeu um "boa tarde" entre os dentes. Ainda tentei meter
conversa com um grupo que estava a jogar
, mas falar com eles eu com uma
parede foi a mesma coisa. Resposta nula.

Dei uma volta pelos vários grupos, tentei cumprimentar as pessoas e tal...
mas pronto.

Depois de me sentir completamente ignorado e sem ng me prestar a minima
atenção, desisti e fui embora.

[/quote]

(Emphasis da minha parte)

Não me parece a mim que esta pessoa se tenha dirigido apenas a uma mesa e que não se tenha esforçado para fazer contacto.

Pelo menos esta pessoa a meu ver demonstra esforço e interesse, já vi situações em que apenas aparece alguem "estranho" que silenciosamente e "curiosamente"  fica ali apenas a olhar para os tabuleiros a ver se percebe o que estão a fazer ou se alguem repara neles, não me parece que tenha sido este o caso.

De qualquer forma eu conheço o grupo do Porto e sei que costumam sempre ser bem receptivos a pessoal novo e que quando vêm alguem "de pé" se voluntariam logo para tentar arranjar algum jogo para se jogar (como o Mallgur disse acima.)

Acredito que tenha sido apenas uma situação rara e esporádica, mas a meu ver posts como o acima não "incentivam" um novato a querer voltar.

Penso que não foi isso que o Asur quis dizer , mas realmente ficou essa impressao , e pelo que me apercebi a comunicar com o rapaz , e como a mensagem dele explicou , ele parece ter feito um esforço.

Seja como for ,  fui eu que postei a mensagem , pois ele nao o queria fazer , tendo escrito a quem ele pensava ser o organizador , porem eu postei-a pois penso que podera servir de "alerta" para todos nós organizadores , do Porto , Lisboa , Conchichina , RPGs , Boardgames ou whatever....pois apesar de não sermos "obrigados" a nada, também acho , que pelo amor que temos aos nossos hobbys , queremos que floresçam com novos jogadores ( isto agora ficou bonito smiley).

O importante é que ficou esclarecido , e neste caso , ele voltará a aparecer em futuros eventos.

Há gente para ficar ofendida com qualquer coisa, por isso não é por aí. A coisa é que o grupo já tem gente suficiente para não se conhecer toda as caras, situação que tu, sendo de Lisboa, entendes. Não é difícil estar-se concentrado num jogo e simplesmente não ver quem estar à volta. O que é "tentar cumprimentar as pessoas"? 

Repito, é pena que isto tenha acontecido, mas também não custa nada dizer "olá, sou novo. Orientem-me!", o que tenho a certeza absoluta que resolviria o problema. Acho que o nosso futuro gamer tb estaria "num dia mau", hipótese que ele próprio enuncia.

Disponho-me pessoalmente a integrar esta pessoa no mensal!

[quote=Asur]

Disponho-me pessoalmente a integrar esta pessoa no mensal!

[/quote]

Cuidado, não lhe dês já comboios Zé Mário. cylon

E se deres comboios pelo menos deixa que ele possa ficar como maquinista, não queiras ser sempre tu...

Olhem que há aí uns train games que serviam bem de gateway. :P

O que se joga?

Por exemplo, Eclipse.

Ou Ora et Labora, Trajan, Vanuatu, Brass, Upon a Salty Ocean, Belfort... you name it.

Tens cliente para Vanuatu e Belfort. E Eclipse é sempre bem.

Certo, levo esses 3 (Vanuatu, Belfort e Eclipse). E que tal estrearmos esse teu Urban Sprawl ? Ou um Dominant Species em alternativa.

Bem lembrado, levo então o Urban Sprawl para ver se é desta.

(Tal como disse o Strilar, se estou a meter o nariz onde não sou chamado peço desculpa)

Penso que o que aconteçeu aqui com este novo jogador também aconteçe no grupo de Lisboa ocasionalmente... Nem todas as pessoas têem "lata" para interromper pessoal a meio de um jogo e meter na conversa. Eu pessoalmente, apesar de frequentar estes encontros à pouco tempo já observei algumas situações de pessoal novo que apareçe e se sente um pouco a mais, especialmente quando apareçe a horas em que não há ninguém de fora para o "acolher".

Não sei se é o caso dos encontros mensais do Porto, mas no caso dos encontros de Lisboa como o local onde se realizam tem bastante tráfego de mirones que simplesmente passam e vêem só o que se joga, é normal que um possível interessado em jogar se confunda e não seja imediatamente óbvio para o resto dos jogadores que ele apareçeu de propósito no encontro.

Penso que a forma mais expedita de resolver esta questão (algo que já aconteçe nos mensais de rpg em Lisboa) será colocar uma folha ou algo do género junto de uma mesa onde esteja pessoal que não se incomode de interromper o jogo durante uns minutos para acolher novo pessoal.

[quote=João Lourenço]

Penso que a forma mais expedita de resolver esta questão (algo que já aconteçe nos mensais de rpg em Lisboa) será colocar uma folha ou algo do género junto de uma mesa onde esteja pessoal que não se incomode de interromper o jogo durante uns minutos para acolher novo pessoal.

[/quote]

Não estás a meter o nariz onde não és chamado, não.

O Abreojogo é uma comunidade e o espiríto que deve imperar é mesmo este: discutir os mais variados assuntos relativos a este nosso hobby de peito aberto, sem mesquinhices, desde que se respeite a opinião dos demais.

Posto isto, ressalvo do teu comentário a excelente ideia que apontas. Uma folha com algo do género "Por favor faça o favor de incomodar se pretende saber o que estamos aqui a fazer", ou mais simplista "Interrompa e saiba mais acerca de Boardgames" ou outra coisa qualquer que sugiram, pode "abrir" a porta a novatos receosos de não serem bem recebidos. Thumbs up para a tua sugestão João. yes

Vanuatu, Brass, Ora et Labora botemos.