7th Continent 2nd Edition Kickstartar

Boas pessoal,

Para os distraidos, e/ou os que (como eu) vieram atrazados para o hobbie ou que perderam o 1º KS, o 7th Continent acabou de lançar o segundo KS, com ainda mais expanções.

Segundo o FAQ: "

Will The 7th Continent be available in stores, não me parece que vá para as lojas tão cedo, se é que vai.
Por tanto, esta é uma oportunidade de investirem, isto é se gostarem das mecanicas obviamente. Para um maior esclarecimente aconcelho a verem a review do Rahdo, é longa mas acho que retrata bem o que é que o jogo é e não é.
Cump.

 

 


Este é um daqueles jogos que estão na minha wishlist. Não só porque me parece ser excelente para jogar sozinho, mas também porque o tema me parece interessante, exploração do virar do século que remete para livros do Jules Verne, HG Wells, Conan Doyle (ele escreveu outras coisas além do Holmes), etc.



O pessoal mais experiente nestas andaças, o que pensa do jogo? Vale a pena dispender mais de 100€ (com expansões) nele?

boas,



ainda só tenho 4 horas de jogo por isso tenha em conta que ainda sei muito pouco sobre o jogo.



Aquilo que posso dizer é que o preço depende da capacidade da carteira pois 100€ para um cidadão comum é muita pasta.

O que posso dizer sobre o jogo é que é único, não há nada igual no mercado que eu conheça e tive a sorte do 1º kickstarter acontecer numa altura mais folgada.



Se tiveres a possibilidade de fazer o pledge acho que é um bom investimento pois não há, para já, nada parecido.

O jogo é definitivamente do tipo solitário mas estou a jogar com outra pessoa e não é nos mecanismos que estamos focados mas sim nas histórias que estamos a criar.



Por isso e para já prefiro ter o 7th continent na minha coleção e menos 3 ou 4 jogos do que o inverso.

Obrigado pelo comentário. Parece interessante e fiquei entusiasmado na parte da criação da história.

Já agora uma pequena pergunta. Fiquei com a sensação de ter lido algures que uma pessoa pode começar um jogo sozinho e depois adicionar jogadores que podem entrar, sair e depois entrar novamente. Está correto?

Tendo em conta que ainda não tenho o jogo, tenho andado a seguir o seu desenvolvimento e os foruns no BGG.



Shot answer: Sim existe no jogo a previsão e regras para player drop out/drop in.



No entanto afaik, será mais estranho a continuidade com esses jogadores que não acompanham ojogo na sua plenitude,  já que em si, tem uma forte componente de exploração e descoberta, por tanto haverá aqueles jogadores que "cairam" no meio da aventura. Pensa  como se começasses a ver uma série de televisão ou filme a meio.

Obrigado pela dica! :slight_smile:

Desculpem, mas fica aqui mais uma pergunta. 



Estou a ponderar optar pelo Rookie Pledge, assim fico com o jogo original mais a expansão deste KS. No entanto aparecem compras opcionais com mais expansões(?), sleeves, dados, notebooks e promos.

Estas opões valem mesmo a pena para tornar o jogo mais interessante, ou são mesmo curiosidades sem grande efeito no jogo?

Eu fiz o pledge do 1.º KS com as 3 expansões (não fiz a que tem os furacões pq achei demasiado cara para o que é).



Cada jogo a pessoa ecolhe uma ou mais "curses" e tenta "levantá-la".

Ora, se as contas não me falham, na caixa base há 4, depois cada expansão traz mais uma (para além de acrescentar mais ao continente e por aí fora).



Esta nova "expansão" do "above and below" (lol) traz duas novas curses e locais diferentes (céus e cavernas).



A questão que te deves perguntar é "Quanto é que eu vou jogar a isto?".

Se não te quiseres focar muito no jogo e na "rejogabilidade", então as seis curses (que no fundo são histórias) são suficientes.



Não me parece que seja comparável aos casos do Time Stories, porque esses não têm rejogabilidade quase nenhuma.

Neste caso, não é certo que se consiga ganhar um jogo (uma curse) nas primeiras vezes e o que eu acho é que depois de jogadas as 6 curses, pode-se perfeitamente começar de novo, porque ninguém tem uma memória assim tão boa lol.



Ou seja, estás a fazer o pledge para 6 e podes aumentar para 9 ou 10 (com aquela das tempestades). Sinceramente não sei se valerá muito a pena, a menos que só jogues 7th Continent. Com 6 curses já tens imenso para jogar.

Acho que vale mais a pena esta nova expansão da caixa branca do que as três outras (se quiseres troco a tua caixa branca pelas minhas 3 expansões lol) por causa das mecânicas diferentes.

Que eu acho que isto é um bom jogo Solo, e uma péssima ideia para multijogador.



De facto tens o drop in/out de jogadores quando se quiser, mas parece-me pensado ou para aquele grupo de pessoas que querem jogar isto mesmo quando falta uma pessoa e querem acabar o último jogo (já que não há uma espécie de campanha tipo Gloomhaven), ou então para aquele gajo que vai a um clube e leva isto para demonstrar, começa a jogar com outra pessoa, e entretanto vai aparecendo mais gente (ou desaparecendo).



Em termos de "lógica", a meu ver faz mais sentido que as regras de "looting" do Gloomhaven (não vou entrar em modo rant, mas são uma idiotice, digam o que disserem. É a mecânica do jogo pela simples mecânica, o que me deixa furioso num RPG/dungeon crawler).

Ou seja, tu estás a andar pela ilha, de repente encontras alguém, um outro sobrevivente. Juntam-se, até determinado ponto em que, ou ele pura e simplesmente desaparece (perdeu-se) ou decidem separar caminhos, pensando que assim têm mais hipóteses de sucesso.



Não vejogrande problema com isso ao nível de tema.

Já quanto à mecânica, a meu ver não é coisa a ser usada muito.

Há vários tópicos nos foruns do BGG sobre isso mesmo.



https://boardgamegeek.com/thread/1862960/which-expansions-are-worth-it-back



https://boardgamegeek.com/thread/1843630/what-expansions-would-you-recommend/page/1



https://boardgamegeek.com/article/27130359#27130359




Obrigado.

A ideia que tenho para o jogo é utilizá-lo mais em casa e sozinho e ser algo como os jogos de computador de aventuras gráficas que existiam nos anos 90 (Indiana Jones and the Fate of Atlantis, Day of the Tentacle, Monkey Island, etc). Claro que neste caso o objectivo é que tenha alguma rejogabilidade, não digo para fazer vários jogos de seguida durante meses, mas para voltar ao jogo um ou dois anos depois e sentí-lo como uma aventura nova.



O que me fez lembrar de uma nova pergunta, quanto tempo dura um jogo em solo?

Ok, eu sei que a resposta não é simples já que depende de vários factores, mas concluir o jogo (levantar a tal maldição) deve ter uma duração estimada, certo?

Obrigado!

Já tive uma opinião acima que considero útil e vou juntar agora o que dizem no BGG.

[quote=Avaniar]



Em termos de "lógica", a meu ver faz mais sentido que as regras de "looting" do Gloomhaven (não vou entrar em modo rant, mas são uma idiotice, digam o que disserem. É a mecânica do jogo pela simples mecânica, o que me deixa furioso num RPG/dungeon crawler).

[/quote]



Ainda continuas com isso?!? Pelo amor de Deus pá… já te foi explicado o motivo e o jogo já não é muito difícil e tu ainda queres fazer com que tenhas uma fonte inesgotável de dinheiro sem que tu tenhas que te preocupar minimamente em apanha-lo?!? é só deixar no chão e no fim do cenário metade é magicamente apanhado! Se é assim qual a lógica de metade? Porque não tudo? É que se vais apanhar magicamente no fim do cenário, apesar de as regras dizerem que não o podes fazer, porque é que não apanhas tudo?

 

Ainda a semana passada voltamos a falar disso no fim do cenário que jogamos… sinceramente apanhar moedas que ficaram para trás só porque sim é estragar o jogo!

 

E cada vez que eu te vir a mandar vir com essa regra eu vou contrapor :stuck_out_tongue:

Salientando o facto de ainda não ter jogado nem ter o jogo, posso expor aquilo que tenho lido nos forum BGG:



A"1*" maldição (Voracious Godess ou VG) têm alegadamente uma duração que varia entre 15 a 50 h, dependendo do desenpenho e daacertividade com que tu te mantens no "caminho certo".

As restantes, de novo alegadamente, tem consederavelmente menos tempo devido a muitas das mecanicas já serem conhecidas.



Isto depois claro que depende de pessoa para pessoa, mas genéricamente acho que existe um concensus de que o fun factor é independente das horas de jogo q cada curse tem.

Leisure suit Larry cough cough

é a minha veia "hoarder" dos meus jogos de D&D…

oi?!

oi?!

Eu posso dizer que o meu primeiro jogo com a VG durou ±6 horas e eu não levantei a maldição.

Ou seja, as 15-50 horas não é cada jogo, mas sim até se conseguir levantar a maldição.



Cada "tentativa" deve rondar as 5-7 horas. Quantas tentativas fazes depende do avanço que consigas em cada jogo (sendo que normalmente precisas de 2 jogos para cada curse).

A resposta do Lopt é uma referência a uma série de jogos de aventuras gráficas similar aos que eu referi, mas com o detalhe de ser para um público adulto. :slight_smile: