8º Encontro de Roleplayers de Lisboa

No próximo dia 8 de Outubro, o grupo de Roleplayers do Lisboa vai encontrar-se para jogar e conviver. Estes encontros são abertos a todos os que se queiram juntar, sem necessidade de trazer qualquer jogo ou de ter qualquer experiência prévia com RPGs. Não há inscrições nem é preciso pagar nada, basta aparecer. Esta é uma oportunidade para jogar RPGs, fazer novas amizades e passar um bom bocado. O encontro começa a partir das 15:00) durando a tarde toda e podendo eventualmente estender-se até à noite. Se entretanto quiseres saber mais sobre o que são os Roleplaying Games, visita esta secção do AbreoJogo. Se tiveres qualquer dúvida ou problema em chegar até ao local (mapa do Google), não hesites em perguntar aqui ou enviar mensagem pelo contactos João Mariano, Diogo Curado ou Henrique Soares. O espaço onde estes eventos se realizam é privado e cedido para o efeito, pelo que desde já aqui ficam os nossos agradecimentos.

Vou levar os seguintes jogos preparados para correr:

Fiasco - 5 players (sem gamemaster)

Lady Blackbird - GM + 5 players

Dragon Age (Quickstart) - GM + 5 players

...sendo que o Fiasco acho que talvez consiga orientar os jogadores sem participar. Acho eu, não sei, ainda tou a pensar se é possível ou não, mas se sim, isso significa que haveria mais uma vaga na mesa.

De resto, alguma sugestão de jogos (ou outras) que queiram deixar?

Posto isto convido, claro está, todos os interessados a darem uma passada pelo encontro para uma tarde de jogatana, convívio, paródia, criatividade improvisada e collaborative storytelling! ;)

Vou fazer um esforço por aparecer.

E tb tentar levar mais uma caras novas, n sei ainda...

N sei quanto aos jogos mas o Fiasco parece-me um bom jogo. =)

Vou tentar aparecer. Já há algum tempo que não jogo e já anda a fazer falta...

Happy

Já agora, algum sítio onde se possa comprar dados avulso em Lisboa?

Até breve!

A Tema (no Colombo, junto aos cinemas) costumava ter... mas não tenho reparado...

À alguns anos que não vou à Devir... talvez lá...

Fui lá este ano e ainda tem dados a vulso.

70 cent. cada acho

Gostei imenso da descrição. Ainda há vaga para um? Não conheço o jogo mas jogo RPG há uns dias...

Wink

Uma newbie aguenta-se ao Fiasco?Embarassed

Sim, também confirmo com certezas que tanto a Tema no Colombo como a Devir Arena, na Rua dos Açores em Lisboa, têm dados avulso; tive em ambas recentemente. Podem não ter uma escolha assim muito grande mas têm qualquer coisita de certeza.

Também arriscava dizer que O Homem Azul, uma loja de wargames na Ajuda, deve quase de certeza ter.

[quote=Firestarter]

Uma newbie aguenta-se ao Fiasco?Embarassed

[/quote]

Completamente! :D

[quote=Jack]

Gostei imenso da descrição. Ainda há vaga para um?

Wink

[/quote]

Sim, sim, aliás, nem tinha pensado em marcarmos já quem entrará em que mesa de jogo, até porque em princípio não saberemos com antecedência quantas pessoas aparecem. Tinha pensado que seria melhor só ver isso no momento, mas de qualquer maneira ficam já reservados os lugares para um jogo de Fiasco. :)

De qualquer maneira, aproveito já para perguntar a quem tenciona ir ao encontro se pensa levar alguma coisa para correr já que me cheira que neste encontro teremos ainda mais caras novas do que da última vez a engrossar o número de participantes e, por causa da InvictaCon ser na mesma data, devemos estar um pouco mais fracos em termos do número de mestres-de-jogo.

Alguém tenciona correr alguma coisa?

Em relação aos jogos que digo acima que tenho preparados para correr, peço desculpa por ter feito o post um bocadinho à pressa e não ter dado mais descrições mas apoiei-me na esperança que os links ajudassem. :)

O Fiasco é um jogo colaborativo em que 3 a 5 jogadores inventam, improvisam, narram e role-playam uma história, em moldes cinematográficos, na qual pessoas com grandes planos e ambições mas fraco controlo de impulsos se metem em grandes encrencas. É em boa parte baseado nos filmes dos irmãos Cohen e tem poucas e bastante simples regras só para regular a sequência da criação da história.

Cada sessão de jogo (que são exclusivamente one-shots) pega num de imensos playsets disponíveis que estabelecem o local, época e contexto do "filme" e a primeira parte do jogo envolve os jogadores escolherem semi-aleatoriamente itens/dicas/pistas das listas do playset para estabelecerem as relações entre si e as premissas da história. Depois é improvisar a história, cena-a-cena tipo filme, com, se se quisier, flashbacks e flash-forwards e todos os truques que um filme normalmente tem.

Tirando este, não tenho muita experiência neste tipo de collaborative storytelling games, mas diria que o Fiasco é brutalmente bom e não posso deixar de o recomendar, especialmente para quem tem ou está com pica para inventar.

O Lady Blackbird é um role-playing game com mestre-de-jogo, num contexto steampunk com uma premissa inicial bastante simples (chapada na página do link) e cujas regras/mecânicas de jogo são tão simples que até diria que é possível começar a jogar sem as explicar. É um jogo de início rápido que começa logo no meio da acção! :)

O jogo prevê que o mestre-de-jogo não tenha praticamente nada planeado e incompore muito das ideias dos jogadores em tempo real. O jogo tem uma dúzia de páginas e se alguém tiver vontade de o correr -- até mesmo no momento -- eu diria que basta só dar uma lida rápida e está pronto para pegar. Eu levo uma cópia mas se quiserem posso tentar imprimir mais até lá. Dá para até 5 jogadores mais um mestre-de-jogo e tem os personagens pré-criados.

Há inclusivamente várias variantes deste jogo, incluindo de Star Wars, época dos piratas, etc.

O Dragon Age é um role-playing game bastante tradicional de dark fantasy baseado nos jogos de computador da Bioware e com regras razoavelmente simples.

A história que levo impressa do PDF de Quickstart é relativamente simples mas diversificada (é tipo uma demo), dá para até 5 jogadores mais um mestre-de-jogo e também tem os personagens pré-criados.

E é isto que tenho preparado embora só consiga correr um destes como mestre-de-jogo e eventualmente (muito eventualmente) orientar um jogo de Fiasco, mas de qualquer maneira acho que só no próprio dia é que conseguiremos perceber como coordenar as mesas.

Que me dizem sobre estas e outras Coisas da Vida? ;)

Abraços!

Henrique

Ou ainda a Myrdinns, nas piscinas do Belenenses, no Restelo.

[quote=henriquebsoares]Alguém tenciona correr alguma coisa?[/quote]

Já te tinha dito que sim ;)

Vou levar o Férias de Verão, e a ver se dou uma vista de olhos no Lady Blackbird

A minha (não fosses pensar que era para outra pessoa)

[quote=stormrover]

[quote=henriquebsoares]Alguém tenciona correr alguma coisa?[/quote]

Já te tinha dito que sim ;)

[/quote]

Bem sei, ainda me lembro, a minha senilidade ainda é ténue apesar de presente. Isto era mais um apelo à participação pública.

Bom, mas isto aos poucos compõe-se. :)

Okey, tamos nessa! :)

Vou tentar explicar uma mesa de Fiasco para começar e depois o Nuno também tem o Férias de Verão e depois logo se vê que mais mesas são necessárias.

Pois malta, a verdade é que vou ter de faltar 2 encontros seguidos por eventos da vida pessoal, é mesmo muito azar ter estas coisas a calhar todas ao mesmo tempo...

Por isso peço desculpa desde já por isto. No entanto pode ser que quando voltar daqui 2 meses ou assim possa mestrar um Dungeons and Dragons ou assim para compensar.

Desculpem lá, bom encontro, divirtão-se...

Epá, isso é que é uma pena, mas não tens que pedir desculpa porque a vida é mesmo assim. Quando puderes aparecer, lá estaremos e a tua participação será bem vinda!

Sobre trazeres Dungeons & Dragons para correr, parece-me muito boa ideia porque é um jogo bastante popular e há sempre muitos interessados.

Grande abraço e até quando nos virmos!

Henrique

Olá, camaradas, venho só dar uma nota rápida para dizer que entre Sábado 1 e Sexta 7 vou estar fora em trabalho e não devo ter possibilidade de vir aqui ver ou postar coisas. De qualquer maneira, ainda venho aqui na Sexta 7, véspera do Encontro, à noite, pelo menos.

Qualquer questão, postem aqui porque, se eu não conseguir responder atempadamente, de certeza algum dos restantes camaradas organizadores ou mestres-de-jogo conseguirá dar seguimento (e aos quais agradeço desde já).

Abraços e até breve!

Henrique

Boa! E o que trazes para correr desta vez? Algum projeto teu? :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Reforço a ideia do Henrique: será alguém poderia levar mais alguma coisa preparada (além dos que já se mostraram disponíveis para tal) para se correr neste Encontro Mensal? Não precisa de ser nada muito elaborado, complexo ou extenso. Basta ser entretenimento pronto a ser jogado, eh eh. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos