[quote=Jack]
Gostei imenso da descrição. Ainda há vaga para um?

[/quote]
Sim, sim, aliás, nem tinha pensado em marcarmos já quem entrará em que mesa de jogo, até porque em princípio não saberemos com antecedência quantas pessoas aparecem. Tinha pensado que seria melhor só ver isso no momento, mas de qualquer maneira ficam já reservados os lugares para um jogo de Fiasco. :)
De qualquer maneira, aproveito já para perguntar a quem tenciona ir ao encontro se pensa levar alguma coisa para correr já que me cheira que neste encontro teremos ainda mais caras novas do que da última vez a engrossar o número de participantes e, por causa da InvictaCon ser na mesma data, devemos estar um pouco mais fracos em termos do número de mestres-de-jogo.
Alguém tenciona correr alguma coisa?
Em relação aos jogos que digo acima que tenho preparados para correr, peço desculpa por ter feito o post um bocadinho à pressa e não ter dado mais descrições mas apoiei-me na esperança que os links ajudassem. :)
O Fiasco é um jogo colaborativo em que 3 a 5 jogadores inventam, improvisam, narram e role-playam uma história, em moldes cinematográficos, na qual pessoas com grandes planos e ambições mas fraco controlo de impulsos se metem em grandes encrencas. É em boa parte baseado nos filmes dos irmãos Cohen e tem poucas e bastante simples regras só para regular a sequência da criação da história.
Cada sessão de jogo (que são exclusivamente one-shots) pega num de imensos playsets disponíveis que estabelecem o local, época e contexto do "filme" e a primeira parte do jogo envolve os jogadores escolherem semi-aleatoriamente itens/dicas/pistas das listas do playset para estabelecerem as relações entre si e as premissas da história. Depois é improvisar a história, cena-a-cena tipo filme, com, se se quisier, flashbacks e flash-forwards e todos os truques que um filme normalmente tem.
Tirando este, não tenho muita experiência neste tipo de collaborative storytelling games, mas diria que o Fiasco é brutalmente bom e não posso deixar de o recomendar, especialmente para quem tem ou está com pica para inventar.
O Lady Blackbird é um role-playing game com mestre-de-jogo, num contexto steampunk com uma premissa inicial bastante simples (chapada na página do link) e cujas regras/mecânicas de jogo são tão simples que até diria que é possível começar a jogar sem as explicar. É um jogo de início rápido que começa logo no meio da acção! :)
O jogo prevê que o mestre-de-jogo não tenha praticamente nada planeado e incompore muito das ideias dos jogadores em tempo real. O jogo tem uma dúzia de páginas e se alguém tiver vontade de o correr -- até mesmo no momento -- eu diria que basta só dar uma lida rápida e está pronto para pegar. Eu levo uma cópia mas se quiserem posso tentar imprimir mais até lá. Dá para até 5 jogadores mais um mestre-de-jogo e tem os personagens pré-criados.
Há inclusivamente várias variantes deste jogo, incluindo de Star Wars, época dos piratas, etc.
O Dragon Age é um role-playing game bastante tradicional de dark fantasy baseado nos jogos de computador da Bioware e com regras razoavelmente simples.
A história que levo impressa do PDF de Quickstart é relativamente simples mas diversificada (é tipo uma demo), dá para até 5 jogadores mais um mestre-de-jogo e também tem os personagens pré-criados.
E é isto que tenho preparado embora só consiga correr um destes como mestre-de-jogo e eventualmente (muito eventualmente) orientar um jogo de Fiasco, mas de qualquer maneira acho que só no próprio dia é que conseguiremos perceber como coordenar as mesas.
Que me dizem sobre estas e outras Coisas da Vida? ;)
Abraços!
Henrique