A semana passada estive na Alemanha em viagem de negócios, mais concretamente em Munique.
Como tive a tarde livre aproveitei para ir ver umas lojas e claro ver que jogos de tabuleiro se vendiam (se existissem nas lojas) por lá. E com sorte comprar algum jogo.
Habituado ao panorama português, pensei que ia ter dificuldades em encontrar um joguito ou dois....
Bem, meus caros, fiquei pura e simplesmente pasmado com o que vi.
Numa loja tipo el Corte Inglês ou Continente (eles lá não têm hipermercados como nós nem grandes centros comerciais. É tudo como na Baixa de Lisboa), encontrei literalmente centenas de jogos à venda! E repito CENTENAS!!!
Tudo em ALEMÃO. Traduzidinho para a lingua deles. Também não é de admirar pois eles sabem mal e porcamente inglês, além de alguns criadores de jogos serem alemães....
E mais... E os PREÇOS??? Aí então até ia caindo para o lado. Tudo SUPER BARATO!!! Por exemplo todas as expansões do BOHNANZA custavam uns miseros 7€ cada uma ( e eram mais de 20 expansões.....)
(Por cá? O mesmo bohnanza custa... 16€ na Netsurf, Olha em Espanha só custa 8€... HUMMMM... Devem ser os custos de tradução... Ah! Não.. O jogo vem em inglês nos 2 sítios... Que estranho..... AH! Deve ser do IVA... Deixa cá ver 21% de 7 ora bem.... é pá... no máximo são 2€... ora bem 7 + 2 = 9€ ora 16 - 9 = 7€... Será que os portes para Portugal são assim tão caros???)
E não pensem que era só esta loja, havia uma outra com AINDA MAIS jogos (era uma loja de brinquedos com 2 pisos), e com os jogos AINDA MAIS BARATOS....
Ia dando em doido... Se não fosse tudo em alemão acho que me endividava todo....
E depois regressei ao nosso Portugal.
Passei do paraíso dos jogos, para a ... nem sei como dizer, Nulidade? dos jogos...
Pronto, Ok....
Somos um país pobre e etc. e tal, e isso pode desculpar muita coisa, mas não desculpa a falta de capacidade dos nossos comerciantes de jogos cá em Portugal em promover os jogos de tabuleiro e a os colocarem a PREÇO BAIXO e em PORTUGUÊS (nem que seja do Brasil) nos grandes centros de venda.
Já agora, não se esqueçam que existe um país com uns 200 milhões de habitantes que também pode jogar jogos de tabuleiro em Português (do Brasil).
Pronto, isto é mais um desabafo de revolta contra o estado da nação dos jogos de tabuleiro cá em Portugal. Se tivesse algum dinheiro disponível e contactos nas editoras de jogos estrangeiras dedicava-me a traduzir e a produzir os jogos para Português e a coloca-los no mercado a preço baixo.
Mas pronto....
Chamem-me revoltoso....
PS: (Já agora, se vissem os comboios em miniatura que eles também lá têm à venda, e o resto dos brinquedos género CENTENAS de LEGOS TECHNIK..... Aí aí..... Muito diferente da meia dúzia de coisas que tempos por cá....)