Sim, estou a acabar a tradução. Agora ando no Photoshop (não percebo muito do programa, mas estou a tentar).
Assim que acabar (talvez hoje com sorte....), peço permissão. Em princípio não haverá problema e lá estará a trabalhosa tradução Agricola. 
Sim, estou a acabar a tradução. Agora ando no Photoshop (não percebo muito do programa, mas estou a tentar).
Assim que acabar (talvez hoje com sorte....), peço permissão. Em princípio não haverá problema e lá estará a trabalhosa tradução Agricola. 
Já acabei a tradução do jogo, incluindo Photoshop a imagens.
Resta-me agora confirmar se está tudo bem, de acordo com o jogo, e uma vez que já tenho autorização das pessoas que fizeram o trabalho para inglês, irei fazer na próxima semana upload no BGG das coisas traduzidas para PT de PT Ibérico
Quando estiver manda aqui um aviso para a malta ir lá dar uns mais que merecidos thumbs.
Mete também aqui e na Rede.
from apple to earth
Subscrevo integralmente. Não acrescento nem retiro nada. Está tudo dito. O assunto já diz quase tudo: [quote=Zenão] Comparando o incomparável [/quote]
Nota: Temos de aparecer na televisão meus amigos.
Cumprimentos
Parabéns Pringi!
Este é o tema que por algum pudor nunca coloquei mas sempre desejei fazer, parabéns pela tua iniciativa.
Um dos meus receios ao não lançar esta discussão sobre preços e jogos em português é a sensação (mas não conhecimento) de que há uma máquina produtiva por detrás de uma "caixa" que me ultrapassa completamente.
Há tempo verifiquei que o formulário de encomenda de jogos na Rio Grande Games era absolutamente baixo e fiquei a pensar que custos estariam por detrás daqueles valores (para lá dos portes caríssimos) que faziam disparar os preços em Portugal.
Outra das questões que me assombram a consciência é a noção do dever e a evidência dos números, isto é, por muito que a minha vontade seja comprar em lojas portuguesas a evidência é que mesmo pagando portes de envio de 7,5€ de Espanha e 8€ de França, ainda fica mais barato comprar lá fora... e perdoem-me a "traição nacional"! Outra das evidências é que as lojas on-line em Portugal são francamente fracas e com pouca oferta; e eu sei - não temos massa crítica para os comprar!
Outra das razões que não nos ajuda é a fraca implementação do hobby no nosso país e a nulidade de eventos que o promovam (tirando os pouquíssimos encontros nacionais que são um oásis no marasmo nacional). Ainda à pouco tempo fiquei de boca aberta ao ver as 200 fotos do Festival de Toulose (Sul de França). Que maravilha e que prazer não seria poder participar com a minha família num destes eventos realizados em Portugal. É preciso convencer as Câmaras Municipais a realizarem este tipo de coisas!
Bem e paro por aqui para não correr o risco de dizer mais disparates!
PS - Nós vamos dando o nosso contributo para promover os jogos de tabuleiro com o nosso blog (JogoEu). Agradecemos a todos aqueles que acreditam em nós e nos visitam com regularidade!
https://jogoeu.blogspot.com
“Há tempo verifiquei que o formulário de encomenda de jogos na Rio Grande Games era absolutamente baixo e fiquei a pensar que custos estariam por detrás daqueles valores (para lá dos portes caríssimos) que faziam disparar os preços em Portugal.”
Que formulários?
Aliás, para que não haja dúvidas relativamente ao nosso compromisso com manter os preços no limiar recomendado pelo próprio fabricante: vai ao site da Rio Grande, vê o preço recomendado para o Puerto Rico: 44,95$; nosso preço: 39,95€ + oferta expansão; Alhambra na Rio Grande: 39,95$; nosso preço: 30€. Penso que isto diz tudo.
Cpts,
Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa
[quote=Abruk]
Ainda à pouco tempo fiquei de boca aberta ao ver as 200 fotos do Festival de Toulose (Sul de França). Que maravilha e que prazer não seria poder participar com a minha família num destes eventos realizados em Portugal.[/quote]
Agora fiquei deprimido. Estive lá de erasmus durante o semestre passado… Ainda não tinha descoberto os board games na altura. =(
Mas sim, França é a geeklândia, comparativamente a Portugal. Numa cidade mais pequena que o Porto, visitei no centro pelo menos 5 (duas delas enormes) lojas de Bd’s, boardgames, CCG’s, etc… Têm lojas especializadas em bonecos de acção daqueles que se vendem na FNAC. Têm uma loja oficial da Games Workshop num beco, no centro. A faculdade em que eu estava, tinha umas dezenas largas de clubes de alunos, entre os quais um de boardgames e outro de RPG’s. Haviam de ter visto o tamanho da colecção de jogos deles… Um clubezinho de alunos…
C’est la vie.
Já sei que me vão bater novamente, mas o Alhambra, em Espanhol só custa 21,95€. É da editora QUEEN.
Se for em Inglês bem nos USA custam uns 25$ o que em euros dá ora bem.... menos de 16€ .....
Sim se os jogos aparecerem na TV, e mais ainda uma personalidade famosa os promover, vai haver um boom de jogadores :-)
Quanto ao meu discurso parecer de alguém que vive numa aldeia remota... É verdade vivo numa aldeia remota chamada PORTUGAL....
Onde o marasmo impera, tal como os preços altos....
Embora não seja uma aldeia, as pessoas têm mentalidade de aldeia... Tudo fechado sobre si mesmas. Mas quando vão ao "Exterior" são muito empreendedoras e têm muito sucesso....
Neste preciso momento é fácil falar nessa diferença, mas quando o Dólar estava nivelado com o Euro, a conversa era diferente, já para não falar nos custos de portes absurdos.
Vá... mas deixem lá a diferença de preços nos jogos (deste lado para o lado Espanhol) e falemos de algo que mexe mais na carteira: O Crude pessoal, o CRUDE, já viram o preço da gota? Ops, não é neste fórum! Aonde é que eu posso barafustar por causa do preço da gota????
Bem...
A diferença entre os preços de gasolina entre Portugal e Alemanha é practicamente nenhuma.... Em relação a espanha tem a ver com o IVA.
Já agora que falaste nisso, não sei se conhecem, mas existe este site com comparador de preços cá em Portugal.
https://www.maisgasolina.com/
“O que é que já fizeste 'hoje’para mudar isso?” ![]()
P.S.: Nope, ser o Velho do Restelo não conta… ![]()
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
[em resposta ao pringi sobre os Alhambras]
Pois… olha, dá-te ao trabalho (se quiseres) de comparar esses preços com a outra oferta nacional.
Além disso, lamento, mas o preço que fazemos é mesmo o aconselhado.
Tocaste no ponto fulcral: a TRADUÇÃO do Alhambra em Espanhol, e não a versão inglesa. Compara lá isso também.
Nem te digo quantas vezes uma edição inglesa passeia pelo mundo antes de chegar ao cliente final, nem quantas pessoas/ empresas/ margens estão envolvidas neste processo.
A sério. Vale a pena comparar.
Cpts,
1700-227 Lisboa
Gostei dessa do Velho do Restelo 
O que é que eu sei?
O que eu sei é que vou ao Ebay e encontro lá jogos ORIGINAIS, a preços descumunalmente baratos, se comparados com os preços das mesmas versões cá em Portugal. Ora então é tudo uma questão de eliminar intermediários....
O que eu sei é que é injusto para os consumidores de jogos de tabuleiro portugueses "inocentes" que nem sabem que podem mandar jogos de fora a preços muitíssimo mais baixos que nas lojas nacionais.
O que eu sei é que por exemplo se for ao site da GMT Games vejos jogos mais caros do que no Ebay. E não me venham dizer que são jogos gamados ou contrafeitos. Ora isto significa que é possível contactar o fornecedor de jogos e praticar preços mais baixos do que aqueles que eles têm no site.
Também sei que o mercado em Portugal é pequeno. Também já percebi que os jogos mesmo a preço da chuva não são bem escoados. Por outro lado vejo um esforço de alguns por produzirem jogos em Português.
Sim, também sei que EU não tenho feito nada para baixar os preços em Portugal, nem feito nada de realmente relevante para mudar o estado das coisas.
Contudo, o meu maior ponto de vista é pura e simplesmente este:
O que eu sei é que vocês que têm lojas devem estar a perder milhares de euros com as encomendas que nós cá em Portugal fazemos lá fora. E não vale a pena tapar o sol com a peneira. Vocês perdem mesmo muito dinheiro, e acho que têm consiência disso. Eu tenho poucos jogos, mas dos poucos que possuo, só um, e repito um, foi comprado cá em Portugal ao DOBRO do preço se tivesse mandado vir lá de fora (portes incluídos). Obviamente que depois disto abri os olhos, fiz umas pesquisas nesse grande mercado que é a Internet e pronto, uma lojita em Espanha (sim, com o IVA a 16%), com preços mais baratos que cá incluindo os portes. E mais, com uma variedade brutal de jogos. E isto aqui ao lado.
Também sei que vocês, Runadrake, fazem um bom esforço por promover encontros e divulgar jogos. Mas isso também é do vosso próprio interesse, uma vez que mais clientela aumenta as possibilidades de negócio. Seja como fôr é de salutar o vosso esforço.
Já houve não sei quantos comentários a bater no meu comentário inicial e subsequentes. Contudo os factos são estes:
A questão Ebay parece-se um pau de dois bicos.... realmente se olhar-mos o valor corrente do Bid, é mais baixo, mas é preciso ver atentamente.
Dei um salto rapidamente ao Ebay e procurei Puerto Rico e encontrei 8 leilões, todos numa média de 26 USD com 14USD de portes (só para EUA), sendo que um dos leilões levava 6 dias e o mais recente 2 dias.
Não me parece que as pessoas que os estão a leiloar, o vão fazer por tuta-e-meia, querendo vendeer pelo melhor valor possível, o que pode ser um bom negócio para quem compra.
A FemmeFatale ofereceu-me o San Marco, comprado a um alemão (novinho em folha, por abrir) por 27 EUR (portes incluídos) quando o jogo já nem se encontrava à venda. Mas isto foi realmente uma excepção, off-market!
Se deixar-mos a discussão pelos mercados tradicionais e lojas net, tudo o que tem sido dito, mostra a realidade portuguesa, não só com os jogos mas com muita coisa infelizmente.
Acho que antes de realmente criticar e "bater" na política de preços dos lojistas portugueses, seria bom fazerem as contas a, portes, custos de tradução e produção gráfica (no caso de re-edição), rendas de loja, salários de funcionários, taxas (IVA, IRC, etc...). Não esquecer que a vida dos empresários portugueses não é tão fácil quanto a dos países da Europa do Norte e Centro.
Não estou a ver os empresários (pequenas lojas) portugueses a enriquecer a vender jogos de Tabuleiro (com muita ou pouca margem), daí ver o esforço deles para colocar os jogos nas grandes superficies (e lá vai mais uma margenzita).
Talvez quando realmente existir um mercado que valha a pena, seja possível comprar jogos em Portugal mais baratinhos, mas até lá, vamos ter que promover bem mais os Jogos de Tabuleiro!
De qualquer forma é sempre bom barafustar, ao estilo de "Velho do Restelo" (onde é que já li isto!!!), fazer barulho - pode ser que faça eco fora da comunidade.
IMO
Errado!! Não é questão de perderem dinheiro porque os 200 (epá vou exagerar mesmo aqui e vou dizer que são 500 caramelos), que estão conscientes dos preços que se praticam lá fora, não compram nas lojas nacionais (e se calhar estamos para aqui a falar duns 100 que compram via Net). É sim questão que fora este 500 caramelos não existe massa critica a nivel do consumidor médio que compre nas lojas nacionais, não se justificando o que já por aqui se falou de traduções (principalmente quando são mal feitas - vejam a parte de trás das caixas da Wave II de miniaturas de WoW e riam-se!!), etc.
Porque o que vendem fora destes 500 caramelos paga-lhes o que importam e ponto. Mas se existisse um mercado potencial de 10.000 ou 15.000 consumidores ai sim estariamos a falar de outra maneira, em que não seriam só 2 ou 3 lojas a importar mas andariam a matar-se uns aos outros pra vender mais, compensando a baixa de preços com a quantidade. Mas simplesmente não existe porque, quanto a mim, não há exposição!!
Haja exposição que as pessoas acabam por comprar, veja-se o que se está a passar na FNAC, aquilo no Natal praticamente desapareceu a prateleira de jogos, e provavelmente ainda mais se os tivessem. Isto porque estando visivel (esquece os preços que o consumidor comum não faz a minima idéia que tá a pagar o dobro) é vendável!!
Conheço pelo menos duas tabacarias/papelarias, que passam o ano todo sem nada, que na altura do Natal colocaram uma montra cheia de boardgames e na véspera do Natal sobravam meia dúzia de caixas, o resto tinha ‘voado’ tudo. E tu nem tás bem a ver os preços que praticavam, na base do impossivelmente e estupidamente caro!!
IMMV
Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM
pringi:
Desculpa. O que o resto de Portugal faz, não é da nossa conta. Nós sabemos bem que os nossos preços são adequados e justos. Dá-te ao trabalho de estar atento às promoções que fazemos e comparar preços NACIONAIS antes de continuares a julgar factores que desconheces.
Cpts,
1700-227 Lisboa