Pombeiro,
Estás a falar do “Portoguese”? Ou do texto em geral? O que estiver mal pode ser corrigido na próxima vaga de produção.
Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa
Pombeiro,
Estás a falar do “Portoguese”? Ou do texto em geral? O que estiver mal pode ser corrigido na próxima vaga de produção.
Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa
Eu para ser franco, estou-me pura e simplesmente a borrifar se o mercado de jogadores aumenta muito ou pouco. Ou se os preços estão altos ou não. Compro quase tudo na Alemanha e os jogadores que são do meu grupo também. Acho que é impossível um jogo chegar a preços decentes a uma loja em Portugal quando existem para aí 900 intermediários.
Seja como for, qualquer pessoa que veja uma caixa dum boardgame numa loja e queira saber mais sobre o jogo, basta escrever jogo de tabuleiro ou o nome do título no Google que encontrará certamente dezenas de páginas sobre as regras e como o jogo é. É muito provável que encontro muita coisa em Português.
Mesmo assim, acho que todos os anos o numero de jogadores cresce para aí 200%. Cada vez existem mais blogs sobre jogos, mais criticas, mais encontros mais unidades vendidas e portanto acho que mais cedo ou mais tarde vai haver muita pouca gente na casa dos 30 que não tenha jogado Ticket to Ride ou Catan.
Na minha experiência enquanto jogador, 3 anos depois da minha primeira sessão, facilmente arranjo jogadores num instante para uma joga. Há 3 anos atrás via-me literalmente à rasca.
Por outro lado, dei a conhecer a muita gente o que era jogar um boardgame da “nova geração”. E a coisa correu bem. Todas as casas a que vou de meus amigos, têm pelo menos um ou dois jogos. Acontece-me muitas vezes estar a jogar pela primeira vez com alguém e mal a partida termina pedem-me para mandar vir o jogo para eles da próxima encomenda.
Agora, acho que a maior ou menor velocidade com que o “vício” se pega deve depender mais dos interessados. As lojas. E é aqui que as coisas ficam empenadas. Se repararem os encontros nacionais que cada vez têm mais sucesso são organizados pelos jogadores. A maior parte das iniciativas referentes aos hobbys partem deles. A Runadrake pelo menos ainda se faz representar nesses encontros e também faz algumas demonstrações na Fnac e tem um espaço disponível a quem lá quer ir. Quanto é mim é pouco. Acho que têm um potencial enorme com o jogo que decidiram traduzir se o difundirem nas escolas da mesma forma que o fazem na Fnac. Ainda por cima o Wings of War é fácil de ensinar e um gajo fica logo viciado naquilo. Isso faria crescer o número de jogadores. Mas a Runadrake ainda faz alguma coisa, agora as outras lojas não fazem rigorosamente nada para difundir o produto que vendem. Eu acho isso incrível. Então se consultarmos os sites deles não conseguimos encontrar absolutamente nenhuma informação sobre os produtos que vendem. O tipo de jogo, o numero de jogadores, de que se trata…
Se não fossem os blogs e os sites de referência então ainda jogávamos todos à sueca.
Eu admiro bastante a paciencia do pringi em traduzir as regras dos jogos etc. Mas não acham que deveriam ser as lojas a traduzirem as regras dos jogos que vendem? Afinal de contas a tua tradução vai beneficiar quem? Quem vai ganhar dinheiro com o teu trabalho?
Bem, eu estou a traduzir o jogo porque preciso mesmo. Afinal de contas tenho o jogo em Alemão e ter aquilo em inglês não tem muita piada. É tanto texto... Acreditem, que até agora ainda não joguei o Agricola. Mas ver o texto traduzido em português, com termos da nossa terra dá só por si uma piada enorme ao jogo mesmo sem o ter jogado. Falta-me agora colar as cenas em PT nas cartas em Alemão e no tabuleiro. Vamos ver como vai correr.
Seja como fôr acho que é importante traduzir as cenas para português. Mesmo que isso vá beneficiar as lojas. Afinal, se isso representar mais jogadores, ficamos todos a ganhar
. Prefiro que um camarada a nível pessoal seja beneficiado pelo meu trabalho, mesmo que as lojas em PT ganham muito dinheiro com a tradução feita, do que um camarada não ter a tradução e desistir do jogo por não a ter.
Seja como fôr em relação ao Agricola, pedi já autorização para colocar o material resultante da tradução, e todos os camaradas que colocaram lá as traduções em inglês disseram que não se importam de eu colocar a versão portuguesa. Contudo, seguindo a recomendação de um deles, estou à espera que o Hanno Girke me dê a autorização final, mas ele ainda não disse nada.
Também tenho uma experiência mais ou menos semelhante à tua. Comecei com os Conquistadores de Catan (lá está traduzido para português). Confesso que antes de jogar pela primeira vez não acehi muita piada. O meu grupo com que costume jogar também não jogava jogos deste tipo. Felizmente alguém ofereceu como prenda de casamento o jogo. E a partir daí o nº de jogadores do grupo e de jogos foi aumentando. Entretanto fui descobrindo outros colegas com o mesmo gosto por estes jogos, e fui tenho também tentado aliciar novos jogadores. Posso dizer que muitas pessoas dizem que nunca tinham ouvido falar de tais jogos. Só conhecem os tradicionais Pictonaries, Trivial Pursuit, e afins. E depois da primeira experiência num verdadeiro JDT querem comprar e experimentar.
Já agora o meu próximo passo é traduzir o jogo Here I Stand. As regras já vão a meio caminho. Mais uma vez depois da GMT Games dar autorização lá estará o material disponível.
Pode não ser da tua conta, mas é da conta de todos os que compram jogos. Até parece que eu só estou a cascar em vocês... Mais uma vez te digo, melhorem o site e tornem-no mais funcional. E já agora mais claro também. Aí sim, podes crer que estarei lá mais vezes a ver as vossas promoções.
Vocês vendem coisas em inglês como em Espanha ou no Ebay. Por isso comparo o mercado PT com o mercado global. E mesmo que vendam coisas em traduzidas para PT, aí vou comparar com as traduzidas para Espanhol, Francês, Sueco, Italiano, PT do Brasil, etc.... Ou para ser mais justo, traduzidas em Holandês que tem mais ou menos o mesmo número de habitantes.
Acho que todos os que já falaram aqui têm uma beca de razão. Como disseram já aqui, têm sido os jogadores aqueles que mais se têm esforçado para promover o hobby, mas ainda não chegaram às massas. Eu acredito que nos próximos 2, 3 anos vamos ter grandes novidades a este respeito. Existe por aqui muita malta com vontade e ideias e acho que vamos conseguir chegar a um público cada vez mais maior. Claro que falta aqui a preciosa ajuda das lojas, das editoras e das distribuidoras. Como disse o Pombeiro, um mercado de 500 gatos pingados não interessa à DoW, mas se houver potencial para crescermos? Aí as coisas mudam de figura. Nós precisamos que quem vende e contacta com os profissionais do hobby se chegue à frente e nos ajude a organizar eventos variados. Não chega só aparecer e cumprimentar o pessoal.
Nós jogadores também temos de saber pedir ajuda e todos juntos, em harmonia, havemos de conseguir chegar lá.
Eu sou da opinião, que neste momento é preciso apontar baterias a dois alvos: Escolas e Media, o mesmo será dizer apostar no futuro e na divulgação.
Aquele abraço,
costa
[quote=fs1973]
dois alvos: Escolas e Media, o mesmo será dizer apostar no futuro e na divulgação.
[/quote]
Eu não diria melhor. Escolas (das primárias às universidades) e Media (criação de uma revista, por exemplo; programas em canais por cabo de referência - Sic Radical, RTPN).
Esta combinação leva a uma prova de fogo: um evento a nível nacional com o apoio de algumas entidades com responsabilidades neste país (como são as câmaras municipais, universidades, algumas marcas de renome) por forma a espantar os mais cépticos, catapultando o nosso hobbie para uma "moda".
Temos de fazer do nosso hobbie uma "moda".
Cumprimentos,
Dugy
https://www.youtube.com/watch?v=iHsYhORsQPo
(acho que ia ser um sucesso, mas muito pouco saudavel....)
A Internet é um bom ponto de partida 
Vejam este exemplo
https://www.youtube.com/watch?v=JPi_uNWUJy0
É demasiado extenso para o meu gosto e falta-lhe algo como mostrar o conteúdo das caixas para despertar mais atenção. Mas é um ponto de partida.
Esse é o primeiro episódio de uma longa lista de reviews feitas por esse senhor.
Vejam o site (para quem não conhece) https://www.boardgameswithscott.com/ .
E aí encontrarão a descrição detalhada de alguns jogos bem conhecidos (conteúdo das caixas incluído). Este é um exemplo perfeito de um programa que poderia passar num dos canais por cabo (30min de demonstração de um jogo).
[quote=fs1973]
Eu sou da opinião, que neste momento é preciso apontar baterias a dois alvos: Escolas e Media, o mesmo será dizer apostar no futuro e na divulgação.[/quote]
Eu já faço a minha parte, uma vez por mês jogo umas coisitas com os meus catráios do 1º ano - Pitch Car, Pickominó e Galloping Pigs! Agora estou a ganhar coragem para lhe apresentar o Ave Caesar! Os miúdos são como uma esponja no que toca a jogar… no fundo isso é brincar! Acho que poderei chegar à conclusão que em qualquer boardgamer há um pouco de criança ainda activa!
Concordo, com quase tudo o que foi dito aqui sobre o assunto. Compreendo e concordo, com as opiniões aqui expressas, tanto do ponto de vista de jogadores/clientes, como do ponto de vista de lojas/divulgadores.
Na minha opinião de "rookie" que sou, (portanto vale o que vale), acho que um grande passo para impulsionar a divulgação deste hobbie em Portugal, passaria pela organização de uma Feira Nacional de Board Games, a exemplo do que é feito noutros países. A organização da mesma, teria que estar a cargo de lojas da especialidade existentes em Portugal, pois não sei quem mais estaria interessado e habilitado a fazê-lo. Falo por exemplo da Runadrake, Homem-Azul, ou outras que existam (existem?). Podiam talvez em conjunto, conseguir algo.
Confesso no entanto, que não faço a mínima ideia do que seria necessário para concretizar esta ideia, (nem se já foi feito ou tentado), mas parece-me que a ser possível, pelo menos a tal divulgação nos media, seria quase uma certeza.
Para além disso, tambem de certeza, que entre os Jogadores habituais das reuniões semanais (ainda não fui por motivos de força maior, mas irei de certeza quando possivel), se arranjariam alguns voluntários para a Organização.
Mais uma ideia seria, aí divulgar o ou os jogos Made in Portugal, como os idealizados pelo Johnny. Mais ideias surgiriam, de certeza.
Penso que, este seria de facto, um pontapé de saída, na tentativa de mudança, do panorama actual dos BGs em Portugal.
Que acham pessoal?
Grande discussão esta.
Não sei se se lembram de como os jogos de cartas coleccionáveis (MtG em particular) foram promovidos por cá há uns bons anos. Mesmo no centro da capital (lembro-me de ter visto pela primeira vez pessoal a jogar no Fórum Picoas), eram realizados 'torneios' que eram mais showcases e feiras de venda que outra coisa.
Há duas coisas que eu gostava imenso que pudessem acontecer nos próximos anos:
Ainda sobre a produção nacional… Uma boa ideia era incluir temáticas relacionadas com a história de Portugal… Imagino que as escolas fossem apreciar imenso a ideia. Lembro-me que tentaram fazer isso com um jogo chamado Mar Largo (descobrimentos)… mas o jogo era fraquinho.
... falares do assunto, pois ainda no Sábado falava do mesmo com o Dugy.
Na realidade a nossa História é rica de passagens e personagens que poderiam dar grandes temas para jogos... lembro-me assim de repente do descobrimentos da passagem para a Índia e do famoso "Adamastor"....
A ideia já está presente e muito se fala por aqui (Boardgamers Porto) de algumas temáticas interessantes.
Já em tempos falei de se fazer um "Brainstorming" à volta de um jogo a ser criado e que pudésse ser apresentado como estandarte dos Boardgamers nacionais.
Ainda bem que começam a surgir comentários e gente a apresentar ideias para se fazer algo, só espero não cair no esquecimento.
Podes aproveitar a limpesa de Primavera: https://www.abreojogo.com/forum/lojas/2008/05/limpeza_de_primavera_30_em_board_games
Atenção que não só as coisas antigas mas sim TODOS os jogos em stock e não só
[IMG]https://i226.photobucket.com/albums/dd287/HOMEM-AZUL/assinatura.jpg[/IMG]
...o que se precisa. Divulgação, meus caros, divulgação.
https://clix.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/320331
Quando fizerem os encontros mensais ou anuais ou quaçquer espécie de encontro , experimentem enviar para os jornais, rádios, televisões para as respectivas redacções o anuncio dos mesmos. Pode ser que comecemos a despertar a atenção deles.
Tudo já disponível no BGG e na Rede de jogos.
Usem e abusem