Ajuda a escolher jogos para Clube de Escola

Ola!

Voltei de novo a ter um Clube de Jogos na Escola, para jovens entre os 13 e os 18 anos. Resolvi remodelar o projecto, separar o Dugeons&Dragons dos restantes jogos (que são maioritariamente de tabuleiro) e necessito de ajuda para escolher mais jogos de tabuleiro para trabalhar com os alunos.

Eu estudo cada jogo que tenho e procuro definir que "conteúdos pedagógicos" posso desenvolver com cada um deles. Os que tenho actualmente foram comprados por mim. Estou a procura de uma forma de patrocínio ou forma de sustento, porque a Escola não tem dinheiro para absolutamente nada, e com o plano de contigência da Gripe A, as verbas tornaram-se ainda mais ridículas.

Os jogos que uso têm como principal característica não podem demorar mais que 30 a 40 minutos a jogar, que é o tempo normal de que disponho, por sessão.

O jogo que mais sucesso faz é o Saboteur, pela interacção "social" que involve, com que eles deliram!!! Também se joga bem Carcassonne e Coloretto. Tenho o Settlers (2 versões), o das Galinhas e Minhocas (não me lembro do nome :P)

Assim sendo, gostava que me dissessem que jogos acham bons para o meu Clube, atendendo a que não devem demorar mais de 30 a 40 minutos. O Carcassone por exemplo demora sempre mais que isso, mas serve perfeitamente porque estipulo uma hora de terminus e, quando toca o despertador, termina e contam-se os pontos como se tivessem acabado as peças.

OBRIGADO a todos,

Um abraço,

Renato Dias.

Olá Renato,

provavelmente ajudará se colocares aqui as idades dos alunos, para conhecermos o "target". Happy Meeple

Analisa o potencial do "Diamantes". É bom para fazer contas de dividir Smile, é rapido, dá até 8 jogadores e podes pedir o patrocínio da "Devir" que o edita em Português.

O "Dixit" da "Morapiaf" tb tem um grande potencial.

Se não os conheceres e quiseres aparecer uma quarta-feira em Lisboa, eu levo-os.

Abraço

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Arrebimbomalho&numitems=8&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

Bem, o Pow wow é simples e dá para grupos grandes (até 8) é mais tipo party game. Nesse espaço de tempo o Mr Jack também é bastante bom (é só para 2 jogadores) e há o Dominion (até 4, 6 com a expansão que pessoalmente não recomendo) que diria que é o jogo por excelência para 30 mins e costuma ser um sucesso com o pessoal que joga ou já jogou Magic. Um pouco mais complexo mas também muito bom para partidas curtas é o Race for the Galaxy (até 4, 5 com a 1ª expansão).

P.S. Não sei as idades dos alunos, mas se falaste em Dungeons & Dragons presumo que sejam jovens adolescentes (tipo 12 para cima ou assim), não recomendo o Dominion nem o Race para alguém abaixo dos 12 (até porque contêm texto em inglês).

--

What you have to do is die before getting killed

Também sou professor e já cheguei a usar alguns RPGs e jogos de tabuleiro na sala de aula e no espaço da escola na vertente mais pedagógica e não só. Não gostava de escreveres um post sobre as tuas experiências com o RPG na Escola, fora e dentro do contexto desse Clube que referiste? Seria interessante. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=Arrebimbomalho]Analisa o potencial do "Diamantes". É bom para fazer contas de dividir Smile, é rapido, dá até 8 jogadores e podes pedir o patrocínio da "Devir" que o edita em Português.

O "Dixit" da "Morapiaf" tb tem um grande potencial.[/quote]Sim, os jogos tipo "Exploradores" ou "Pinguins&Cia" que estão publicados por empresas portuguesas são a melhor hipótese pois, para esse contexto, certamente que te arranjam exemplares de borla.

Wow, visto que começei com o Dungeons & Dragons na Escola, logo no primeiro ano que dei aulas, e já lá vão 14 anos, tens que me dar tempo para escrever... Tenho realmente imensas experiências muito interessantes e que me fizeram apostar no Dungeons&Dragons todos os anos, nas Escolas por onde passo.

E entenda-se que a maioria destes Clubes são realizados com tempo tirado do meu tempo livre :D mas sendo sempre possível conseguir até 2 horas de redução no serviço não lectivo para este tipo de iniciativas.

Obrigado por mostrares interesse,

Se me esquecer manda-me um brutal FLAME.

Abraço!

Wow! Muito obrigado pelos comentários até agora!

Adicionei as idades do público alvo, que são entre os 13 e os 18 anos.

Mais uma vez obrigado,

Mais comentarios e ideias please :D

Qual é o segredo para se conseguir organizar um clube onde o professor joga o seu hobby favorito e ainda tem redução no serviço não-lectivo? :slight_smile:

Já estás a demorar em abrires uma thread à parte só sobre as tuas experiências na escola, mas não te sintas pressionado.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Aljubarrota - 3 a 6 jogadores, +/- 60min, Majora, jogo cooperativo com forte teor histórico.
Bohnanza - 2 a 7 jogadores, +/- 45min, Rio Grande Games, forte componente de negociação.
Dixit - 3 a 6 jogadores, +/- 40 minutos, Morapiaf, forte componente de narração e dedução.
Fits - 1 a 4 jogadores, +/- 40 minutos, Ravensburger, destreza visual e raciocinio logico.
For Sale - 3 a 6 jogadores, +/- 20min, Uberplay, forte componente de leilão.
Formula D - 2 a 10 jogadores, +/- 60min, Asmodée, jogo de corridas de formula 1.
Hoity Toity - 2 a 6 jogadores, +/- 45min, Uberplay, forte componente de dedução e antecipação.
Ingenious - 1 a 4 jogadores, +/- 45min, Devir, destreza visual e raciocínio lógico.
Jenga - 2 a 8 jogadores, +/- 20min, Hasbro, destreza.
Os Lobisomens d'Aldeia Velha - 8 a 18 jogadores, +/- 40min, Morapiaf, Narração e Role Play.
Pandemic - 1 a 4 jogadores, +/- 40min, Z-Man, Cooperativo.

Podia dar-te muitos mais nomes de jogos e todos tão bons quanto estes. Mas acho que se começares por aqui, vais seguramente ter sucesso neste teu projecto.

Parabéns pela iniciativa e boa sorte.
Se precisares de alguma ajuda é só dizer :)

Alguns são para esquecer pois ultrapassam largamente os 60 minutos indicados (com setup e arrumar):

Aljubarrota - 3 a 6 jogadores, +/- 60min, Majora, jogo cooperativo com forte teor histórico.

Formula D - 2 a 10 jogadores, +/- 60min, Asmodée, jogo de corridas de formula 1.


[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]

powerboats - um jogo de corrida de 45 minutos para 6 jogadores. Tem decisões e o vencedor precisa de um bocado mais do que sorte. Visualmente é mto estimulante e simula bem uma corrida desse tipo. Pode-se fazer campeonatos o que “obriga os clientes a voltar” :slight_smile: Podem jogar os mais miudos com os mais graudos.

Chinatown: joga-se em 60 minutos e tudo gira à volta de negociações. Pode ser interessante porque tem uma grande interacção e toda a gente tem de negociar com toda a gente.

Wings Of War: É baratinho e podem jogar muitos. Por outro lado é uma forma de apresentar os conflitos militares da 1ª e 2ª guerra. No meu tempo a malta fazia colecções de cromos com aviões que saiam nas pastilhas gorila. Podem jogar os mais miudos com os mais graudos.

Memoir 44: 2ª guerra,2 jogadores, 45 minutos. O numero de jogadores pode ser maior caso haja mais uma cópia. Os machos gostam de batatada. Se é disso que gostam,pelo menos que seja em grande estilo.

Street Soccer: porque não?

Mais uma vez Powerboats não cabe dentro da limitaçãode 60 minutos entre setup e arrumar.

Coisas rápidas e fáceis de por a jogar dentro das limitações:

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/9674]Ingenious[/url] - excelente de 2 a 4 jogadores

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/2453]Blokus[/url] - outro que se presta bem - Tetris em esteróides

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/9209]Ticket to Ride[/url] - um clássico de 2 a 5 jogadores

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/14996]Ticket to Ride: Europe[/url] - sim ainda é melhor que o anterior

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/31627]Ticket to Ride: Nordic Countries[/url] - o melhor para quando só se tem 3 jogadores

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/3955]Bang![/url] - ate n jogadores - o tema dos cowboys é um seller automático e fácilmente consegues colocar os miúdos a jogar isto

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/18985]Batleground Fantasy Warfare[/url] - o wargame de mesa dentro de um baralho de cartas - é excelente

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/9446]Blue Moon[/url] - a 2 é do melhor que há por aí

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/19237]Ca$h'n Guns[/url] - o bluff por excelencia

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/815]Chrononauts![/url] - não há nada como aprender história

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/112]Condottiere[/url] - o conflito na Italia renascetista

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/36218]Dominion[/url] - simplesmente o melhor jogo do momento - é necessário que os rapazes saibam usar o inglês que andam a aprender

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/5576]Dungeoneer: Tomb of the Lich Lord[/url] - nada como atravessar uma masmorra, matar os mortos-vivos e sair de lá triunfante com o tesouro de um rei

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/2655]Hive[/url] - os insectos estratégicos - um dos bons jogos para 2 jogadores

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/12002]Jambo[/url] - comércio em África - excelente a 2 jogadores

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/28185]The Kaiser's Pirates[/url] - um light wargame controlado pelas cartas

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/559]Metro[/url] - Multiplayer Tsuro com pontuação - muito bom com grupos grandes

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/256]Mississippi Queen[/url] - corrida rio abaixo

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/40398]Monopoly Deal Card Game[/url] - uma pequena surpresa de 5€ à venda no Continente

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/30549]Pandemic[/url] - nada como mudar radicalmente e fazer os jogadores cooperarem todos para ganharem ou perderem em conjunto

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/10653]Pirates of the Spanish Main[/url] - meia dúzia de boosters e transforma-se qualquer tampo de mesa num mar de batalhas - foge da parte coleccionável

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/2165]Pokemon Trading Card Game[/url] - os decks pre-construidos são excelentes - foge da parte coleccionável

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/27940]Rattlesnake[/url] - dos 8 aos 80 anos

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/37380]Roll Through the Ages[/url] - basta ires ao BGG e imprimires

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/2375]Sequence[/url] - basta ires ao BGG e imprimires

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/23329]Skybridge[/url] - 3D

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/19464]Soccer Tactics[/url] - o melhor jogo de futebol no universo dos jogos de tabuleiro - um vencedor imediato de fans

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/2229]Das Spiel[/url] - 3D com dados - excelente

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/23604]The World Cup Game[/url] - o melhor jogo de simulação dos campeonaos do mundo de Futebol - podem jogar até mais de 8 jogadores

[url=https://www.boardgamegeek.com/boardgame/22864]Zeus on the Loose[/url] - o melhor card game que anda por aí


[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]

Muito obrigado! Devagarinho hei-de chegar lá :D

Já agora só os 2 ou 3 melhores jogos para crianças entre os 9 e os 11 anos, na mesma 30 min de duração máxima... Alguem se atreve?

OBRIGADO!

Emerald - Entrar numa caverna para recolher ouro e jóias tentando escapar de uma "Dragoa" furiosa? Claro!

Mamma Mia! - Memória, algum planeamento e Pizza! O que pode ser melhor?

Lost Cities - Só para dois, mas não há nada errado em ter várias cópias para o clube.

Eu também sou professor de gente bem mais nova por isso não posso falar-te da minha experiência com os meus "diabretes", mas do meu projecto de férias grandes: "Oficina de Jogos ATL Tour 2009".

Desenvolvi estas oficinas de jogos com adolescentes dos 10 aos 13 e eles gostaram muito de:

Genial

Blokus

Reversi

Balloon Cup

Tasso

Sahne

Keltis

Make'n'Break

Hick Hack

Pickomino

Zack & Pack

Algumas fotos do meu blog AQUI

Bom trabalho!

https://jogoeu.wordpress.com

Eu falo pelos cotovelos... Preciso de férias para escrever esse artigo :D

Estás interessado nas cusquices ou nas questões técnicas como projecto e normas de organização?

É algo que me vai dar muito gozo escrever... Mas sim... Ou me esqueço e dou prioridade a outras coisas, por isso, da-me na cabeça se eu me for esquecendo de o escrever...

O Carcassone está a perder adeptos... Não sei que se passa... Os catraios dizem que, comparado com os outros, é muito estático, tem pouca acção... Era o que antigamente mais gostavam...

Curiosamente estão-se a virar para jogos pelo quais eu não dava muito, tais como Rat-a-tat Cat e Pikominó...

Fiquei muito interessado em usar o Dominion mas... morri quando vi o preço: quase 50 euros??? wow!

Muito obrigado pelas listas até agora. Fiquei com uma excelente ideia do que adquirir

Quando for fazer uma aquisição, aviso :D

Tenho um colega de História que, depois de ver alguns jogos lá do Clube, está interessado em experimentar jogos com conotações históricas, como o Carcassone (este eu tenho) e outros. Estou a pensar levá-lo a algum encontro, uma Quarta Feira. Sugestões?

Obrigado e um abraço

Se não fores em chulices, até arranjas a preços mais agradáveis:

https://loot.pt/P/produto_view.cgi?produto_id=398

https://www.diver.pt/loja/product_info.php?products_id=146751

Isso de comprar jogos em lojas de rua ou só quando há promoções fenomenais ou quando se acha que a carteira tem peso a mais.

--

Nas duas mesmo… Não recebeste o mail directo aqui pelo Abre o Jogo que te mandei? :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Ohhhhh! Não recebi nada! Manda-me mensagem por aqui!!! ABRAÇO!